terça-feira, 23 de novembro de 2010

EQUILÍBRIO ESPIRITUAL

 É fundamental a busca pelo equilíbrio espiritual, principalmente na consolidação dos valores morais.
A perseguição obstinada em impedir os prejuízos provocados pelos hábitos nocivos ao próprio indivíduo e à sociedade em que vive é importante, e somente alcançável pela transformação moral.
Tal meta, porém, não deve promover a alienação social do indivíduo, nem tampouco sua recusa em aprender o que só a vida na matéria proporciona.
Sua ignorância ao espiritual, que deve levá-lo à educação específica, não deve ser a única a ser resolvida.
Há também uma ignorância a respeito da vida na matéria, razão pela qual repete lições, muitas vezes através de expiações.
O sentido da vida não é algo futuro ou a ser alcançado além de si mesmo. É algo que acontece dentro do indivíduo, hoje e amanhã, aqui e alhures. Contempla o passado, o presente e o futuro, incluindo a vida na matéria e a no Além.

Será que você encontrou mesmo um sentido para sua vida?

Creio que a grande maioria das pessoas não encontrou.
Quando muito, têm objetivos, a médio e longo prazo, que são confundidos com um sentido para a vida.
O sentido é mais do que esses objetivos, pois se trata da construção interior, da realização do melhor de si mesmo, aliado à realização do Self.
Por mais que se busque o sentido da vida nas experiências meditativas, em leituras superficiais ou nos prazeres, descobrir-se-á que seu significado se encontra na vivência nua e crua e na simples realização do amor.
Considero que viver é possível e obrigatório a todos, pois não existe o não viver. Vive-se sem sentido, porém não se pode alcançar o divino sem um significado pessoal para a vida.
Buscar esse significado é essencial ao espírito.
Seu caminho é o do coração.
A caminhada é longa, tortuosa, mas acessível a todos.

Mito Pessoal e Destino Humano
Adenáuer Novaes

Nenhum comentário: