segunda-feira, 11 de abril de 2011

BOM DIA AMIGOS

                                   
Apenas o Amor é capaz de mudar o mundo.

Espalhe a essência do qual Deus dotou a todos os seus seres.
Fomos feitos por amor, de amor e para o amor!
Não negue o Pai que te abençoou com a parte essencial da vida.
Aqueles que bloqueiam a fonte de Deus posta no coração, não encontram a felicidade que é amar e ser amado.
A mundo precisa de Amor, precisa de Deus.
Muitos irmãos ainda não O encontraram, se você O conheceu apresente-O a outros que tanto precisam também senti-LO.
Você é veículo para que Deus possa chegar no coração desses irmãos.

Pratique o Amor, transforme-o em Ação!

Angel

F = PN + CT + FF

O que o leitor visualiza como título do presente artigo está expresso numa fórmula matemática. E realmente o é. E como a matemática é algo genial, usada em todos os setores e circunstâncias da vida humana, localizamos a expectativa da espécie humana numa simples fórmula.
Na verdade pode ser considerada até como um perfeito roteiro de vida. Nem sempre conseguimos vivê-lo, mas o significado que o leitor vai conhecer a seguir expressa a pura realidade do que mais queremos e precisamos.

A matemática está presente em tudo.
Na engenharia, na grandeza do universo, nas finanças, em nosso orçamento doméstico, nas grandes ou pequenas questões nacionais, enfim, nem é preciso continuar, porque até nesse artigo somos obrigados a usá-la para limitar o tamanho do presente trabalho...
Que tal, pois, visualizarmos bem a fórmula acima e talvez até a decorarmos para uso diário. Talvez seja útil mesmo colar pequeno papel na porta da geladeira, no volante do carro, no espelho do banheiro, para pensar mais sobre ela e a utilizarmos como roteiro de vida.É simples, mas genial. O leitor deve estar curioso. Por isso, não nos alonguemos mais:

F = PN + CT + FF ?

O F podemos identificar como Felicidade.
Ora, todos querem a felicidade, seja na forma de paz interior, seja na forma de ausência de preocupações ou mesmo realização pessoal, em qualquer área. Consideramos, no entanto, que é impossível a felicidade total sobre um planeta ainda tão cheio de dificuldades. No entanto, é possível sim uma felicidade relativa, que nos permite viver com alegria.
Pois é, a construção diária da felicidade, ainda que relativa e possível neste mundo, é igual a PN + CT + FF.

PN é posse do necessário.
A posse do necessário livra-nos de tolas ansiedades, ambições, torturas outras tais como inveja, ciúme e permite-nos viver com relativa tranquilidade. Considere-se a grande quantidade de pessoas que não possuem nem o necessário, e muitas vezes ficamos nos debatendo com coisas e coisas que extrapolam o necessário, tornam-se supérfluas e motivos de preocupações e até enfermidades.

CT significa consciência tranquila.
Aqui o leitor pode concluir por si mesmo: quem tem a consciência tranquila vive feliz, dorme sem pesar-lhe a consciência e desfruta dessa felicidade possível. Ela significa não causar prejuízos ou dores a quem quer que seja.

FF é a fé no futuro.
Sim, fé no futuro. Quem tem fé, sabe que as situações e circunstâncias contraditórias, tumultuadas, aparentemente injustas, que causam sofrimento e grandes aflições são todas transitórias, vão passar. Apegando-se à realidade de um futuro concreto para todos e feliz, desde que tenhamos consciência tranquila e não nos desgastemos tanto com a posse de bens que extrapolam o necessário, estaremos usando a fé no futuro (que está sendo construído com o comportamento reto e idôneo do presente) como ponto de apoio para superar os desafios que a vida apresenta.
Considere-se que o apego aos bens materiais é elemento determinante de grandes torturas no futuro, por isso nota-se que as três situações estão inteiramente ligadas entre si e a consciência reta, honesta, impede que prejudiquemos terceiros para a conquista desses bens transitórios, embora não estejamos proibidos de adquirir bens.
Portanto, somemos as três situações:
  • Posse do necessário (desprendimento);
  • Consciência tranquila (não causar prejuízos a si mesmo e a terceiros); 
  • Fé no futuro (calma, prudência, tolerância, confiança na vida, determinação dos objetivos);
Concluiremos
Que elas reúnem as condições da felicidade relativa que se pode alcançar nesta vida. E passamos entender que nós mesmos a podemos construir...
E, tudo isso, a própria fórmula, está didaticamente em O Livro dos Espíritos na questão 922. Como sempre, genial! Está lá.
Basta que descubramos para pensar e refletir!

Airton Pereira, palestra proferida em Matão.
Orson Peter Carrara

MENSAGEM DOS ESPÍRITOS

Até quando criaras justificativas para viver no seu próprio mundo, esquecendo que existe lá fora criaturas sofredoras? seus irmãos que clamar o amparo o auxílio para suas dores, o qual você muitas vezes possui o lenitivo necessário para acalmar a dor de muitos mas faz questão de não se envolver!
Aqueles que já conhecem o caminho da verdade e da vida, não podem estacionar sem o trabalho no amor. Este mundo não mudará. Jesus nos mostrou o caminho; porque ainda insistem em ficar na glória do senhor, isolados dentro do templo só para louvá-lo? acham que isso é o melhor que podem fazer?
As obras meus irmãos! essas é que tem louvor e méritos perante o senhor.
Não creias na conquista do Reino de Deus apenas na aclamação de Seu Nome!
O Reino de Deus é o mundo!
O que tem feito para transformá-lo num Reino de Paz?
Quer entrar num Reino fictício criado apenas no interior da mente egoística e mesquinha?
Não é assim! e muita frustração se depararão aqueles que morrerem para a gloria da salvação; chocados irão ficar, quando se depararem com a realidade espiritual; que nada fizeram para edificar o Reino de Deus em seus próprios corações!
Verão o quanto puderam e o quão pouco fizeram para tal objetivo; idealizado no coraçao mas pouco transformado em ação!
Pratiqueis a caridade, sem ela não existe salvação!
O amor salva e o egoismo mata!
Não importa sua crença, Deus não tem religião!

Um padre que vos fala, depois de perceber que toda minha vida, preguei o nome de Deus em vão, por não vivenciar seus ensinamentos. Espero uma nova oportunidade, de reparar o mal do bem que deixei de fazer!

Mensagem recebida.
médium: Francine
11/04/2011

REFLEXÃO

Ela era uma garota que vivia a se queixar da vida. Tudo lhe parecia difícil e se dizia cansada de lutar e combater.
Seu pai, que era um excelente cozinheiro, a convidou, certo dia, para uma experiência na cozinha.
Tomou três panelas, encheu-as com água e colocou cenouras em uma, ovos em outra e pó de café na terceira.
Deixou que tudo fervesse, sem nada dizer. A moça suspirou longamente, imaginando o que é que seu pai estava fazendo com toda aquela encenação.
Depois de tudo fervido, o pai colocou as cenouras e os ovos em uma tigela e o café em outra.
O que você está vendo?, perguntou.
Cenouras, ovos e café, respondeu ela.
Ele a trouxe mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela notou como as cenouras estavam macias.
Tomando um dos ovos, quebrou a casca e percebeu que estava duro. Provando um gole de café, a garota sentiu o sabor delicioso. Voltou-se para o pai, sorriu e indagou: O que significa tudo isto, papai?
É simples, minha filha. As cenouras, os ovos e o café ao enfrentarem a mesma adversidade, a água fervendo, reagiram de formas diferentes.
A cenoura entrou na água firme e inflexível. Ao ser submetida à fervura, amoleceu e se tornou frágil. O ovo era frágil. A casca fina protegia o líquido interior. Com a água fervendo, se tornou duro. O pó de café, por sua vez, é incomparável. Colocado na água fervente, ele mudou a água.
Voltando-se para a filha, perguntou o homem experiente:
Como é você, minha filha? Quando a adversidade bate à sua porta, você reage como a cenoura, o ovo ou o café?
Você é uma pessoa forte e decidida que, com a dor e as dificuldades se torna frágil, vulnerável, sem forças? Ou você é como o ovo? Delicada, maleável, casca fina, que, com facilidade se rompe. Ao receber as notícias do desemprego, de uma falência, da morte de um ser querido, do divórcio, se torna dura, inflexível?
Quanto mais sofre, mais obstinada fica, mais amarga se torna, encerrada em si mesma? Ou você é como o café, que muda a água fervente, motivo da dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a cem graus centígrados?
Quanto mais quente a água mais gostoso se torna o café, deliciando as pessoas com o seu aroma e sabor.
Se você é como o pó de café, quando as coisas vão ficando piores, você se torna melhor e faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores.
A dor, em você, tem o condão de a tornar mais doce, gentil, com mais capacidade de entender a dor alheia.
Afinal de contas, minha filha, como é que você enfrenta a adversidade?
                                             ***
A dor pode ser comparada ao instrumental de um hábil escultor.
Com destreza e precisão técnica, ele toma de uma pedra dura como o mármore, por exemplo, e pacientemente a transforma em uma obra de arte, para encanto das criaturas.
A beleza da pedra só aparecerá aos golpes duros do cinzel, na monotonia das horas intermináveis de esforço e trabalho.
Assim como a pedra se submete à lapidação das formas para se tornar digna de admiração, somente os corações que permitem à dor esculpir sua intimidade, adquirem o fulgor das estrelas e o brilho sereno da lua.


A partir de texto que circula pela Internet, sem menção a autor.

EDUCAÇÃO

O Maior de Todos os Presentes que Podemos Dar aos Nossos Filhos

A essência da educação é a imitação. Aprendemos repetindo as ações daqueles que temos como referenciais.
A maioria dos pais é muito preocupada em dizer ao filho como agir ou não agir, permitir ou não permitir - o que faz parte da sua função, mas está longe de ser o principal.
Já ao falar, precisamos refletir sobre o peso do que estamos dizendo, no significado daquelas palavras para a criatura encarnada como nosso filho ou filha, em como isto vai repercutir dentro de seu ser, agora e no porvir. E pouco ou nada vai significar o que dissermos sem haver experimentado, vivenciado, todas as palavras que não vierem da nossa mais profunda verdade interior.

Mas quando Allan Kardec diz que Jesus é o modelo de perfeição para os seres humanos encarnados na Terra (O Livro dos Espíritos, questão 625), o princípio da imitação está sendo reafirmado.
E o que vem a ser um modelo?... Quando um artista toma uma cesta de flores como modelo para sua pintura, seu objetivo é reproduzir na tela a imagem da cesta, o mais fielmente possível. Quando tomamos Jesus como modelo para nossas ações, nosso intuito é reproduzir em nossas vidas os ensinamentos e exemplos do Mestre, da melhor maneira que pudermos.

Ensinar é ser.
Não podemos realmente educar quando não vivemos as lições. Equivocadamente, valorizamos deveras o saber verbal, pensamos em oferecer conselhos e orientações aos nossos filhos, em lugar de exemplos, e cremos que este é o papel do pai e da mãe. Ao mesmo tempo, se damos exemplos em que eles constatam que nós mesmos não seguimos nossos conselhos e orientações... que espécie de educador estamos sendo?
Desde bebês, os filhos são observadores atentos dos pais. Quando crescem, lembram-se de coisas que fizemos, das quais nós mesmos nos esquecemos.
Se passamos tempo de qualidade com eles, se oferecemos atenção sincera e carinho, se saímos a passear e fazemos coisas juntos, tudo isto permanecerá com eles para sempre, e esta é nossa maior herança.
E também o modo como encaramos a família e a vida profissional, o jeito como tratamos as pessoas, nossa relação com os estudos e a leitura, nossa atitude perante a Natureza e as pessoas que nos procuram precisando de ajuda.

Imaginamos que herança é dinheiro, bens materiais.
O que é compreensível. Mas nosso legado material pode fazer ou não parte do compromisso reencarnatório deles, além do que, não é garantia de saúde e felicidade. O verdadeiro presente que deixamos para nossos filhos, de bens imortais e incorruptíveis, é aquilo que somos. Vai estar sempre em suas memórias, em seus gestos, em suas atitudes. Oferecemos aquilo que somos, o que nos coloca diante de novas questões:
Será que conseguimos servir de inspiração para os nossos filhos? Será que eles têm vontade de ser como nós? Será que nós gostamos verdadeiramente daquilo que nos tornamos?

*Em Idéias Fortalecedoras, Ed. GIL
05/02/2002
Rita Foelker