"FÉ INABALÁVEL É SOMENTE AQUELA QUE PODE ENCARAR A RAZÃO, FACE A FACE EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE" ALLAN KARDEC
sábado, 20 de março de 2010
ESCRAVO DO MAL
INICIAÇAO AO ESTUDO DA DOUTRINA
GOZOS DOS BENS DA TERRA
- Esse direito é a conseqüência da necessidade de viver. Deus não pode impor um dever sem conceder os meios de ser cumprido
712_Com que fim Deus fez atrativos os gozos dos bens materiais?
- Para instigar o homem ao cumprimento da sua missão e também para o provar na tentação.
712 – a) Qual o objetivo dessa tentação?
- Desenvolver a razão que deve preservá-lo dos excessos.
Comentário de Kardec: Se o homem não fosse instigado ao uso dos bens da Terra senão em vista de sua utilidade, sua indiferença poderia ter comprometido a harmonia do Universo. Deus lhe dá o atrativo do prazer que o solicita a realização dos desígnios da Providência. Mas, por meio desse mesmo atrativo, Deus quis prová-lo também pela tentação, que o arrasta ao abuso, do qual a sua razão deve livrá-lo
713. Os gozos têm limites traçados pela Natureza?
- Sim, para vos mostrar o termo do necessário; mas pelos vossos excessos chegais até o aborrecimento e com isso vos punis a vós mesmos.
714.Que pensar do homem que procura nos excessos de toda espécie um refinamento dos seus gozos?
— Pobre criatura que devemos lastimar e não invejar, porque está bem próxima da morte!
714 – a) É da morte física ou da morte moral que ele se aproxima?
— De uma e de outra.
Comentário de Kardec: O homem que procura, nos excessos de toda espécie um refinamento dos gozos colocá-se abaixo dos animais, porque estes sabem limitar-se à satisfação de suas necessidades. Ele abdica da razão que Deus lhe deu para guia e quanto maiores forem os seus excessos maior é o império que concedeu a sua natureza animal sobre a espiritual. As doenças, a decadência, a própria morte, que são a conseqüência do abuso, são também a punição da transgressão da lei de Deus.
PRAZER NA VIDA
- Um jogador de futebol, por exemplo, dirá que procura o prazer no ato de marcar um gol.
- Um religioso dirá que tem prazer em servir a Deus.
- Um alcoólatra certamente conmentará que precisa da bebida para ter um pouco de prazer.
- Outros só encontram prazer no trabalho.
Enfim, cada um busca uma forma de prazer. E o que é prazer para uns, pode ser desprazer para outros.
Afinal de contas, onde então estaria o prazer? Difícil seria estabelecer um padrão de prazer, porque as pessoas são diferentes entre si, cada uma está numa faixa evolutiva diversa, com gostos e tendências diferentes.
Interessante notar que o prazer de hoje poderá ser o desprazer de amanhã;
Quem se entrega ao prazer do cigarro, amanhã poderá experimentar o desprazer de um grave problema pulmonar. Quem se dedica ao prazer do sexo irresponsável, amanhã poderá provar doenças desastrosas. A sabedoria popular já sentenciou: alguns segundos de prazer podem se transformar em anos de sofrimento.
O problema surge quando nós colocamos a busca do prazer na satisfação dos nossos mais baixos instintos.
Por outro lado, as religiões parecem divulgar a idéia de que tudo o que dá prazer é pecado. E parece que , quanto maior o pecado, maior o prazer. Essa idéia contém meia verdade. O prazer em si mesmo não representa qualquer violação às leis de Deus. Se Deus é amor, deve ser também alegria e felicidade. Não consigo ver em Deus um ser bravo, de mal com a vida. Impossível. Ele certamente não deve gostar de sofrimento, de cara feia, de gente sisuda, de gente que, a pretexto de se elevar espiritualmente, veste-se como um santo, mas vive como demônio.
E você, querido leitor, tem encontrado prazer em sua vida?
Um bom teste é saber como você acorda pela manhã:
Desperta logo e já pula da cama para iniciar suas atividades com alegria ou já acorda lamentando-se por mais um dia de sacrifícios?´
Só é realmente feliz quem encontra o prazer de viver.
Que tal começar a descobrir esse prazer?
Comece agora, sorrindo.
Cumprimente as pessoas afetuosamente, faça as suas tarefas colocando todo o seu talento, a sua energia divina. Cumprimente o dia que está iniciando para você, agradeça o sol, a noite, a lua, as estrelas, a chuva, o vento e tudo conspirará a seu favor, porque afinal de contas você está de bem com a vida. Não espere que as coisas fiquem boas na sua vida para que você comece a mudança necessária.
O seu mundo exterior é apenas o reflexo do que é o seu mundo interior. Sorria para a vida, que ela também haverá de sorrir para você! Tenha prazer em estar vivo!
Sem medo de ser feliz
José Carlos De Lucca