segunda-feira, 11 de outubro de 2010

BOM DIA

Não faremos a renovação da paisagem de nossa vida, sem renovar-nos.

Muitos pedem mudanças em sua vida, mas poucos querem o trabalho de começar por si mesmo.
Toda mudança começa dentro de nós, para depois se expandir ao nosso redor.
Nossas atitudes e pensamentos produzem acontecimentos; consequência direta do que somos.
Não se pode querer mudanças, sem querer mudar!
Análise sempre as atitudes e se esforce para mudar.
Se os resultados não são bons nem para você e nem para seu próximo, talvez seja o momento propício para isso.
Muitos dizem que não muda, que nasceu assim e continuará. Esse pensamento é de orgulho ou pura preguiça de desprender o esforço necessário para a renovação.
Infeliz daquele que pensa assim; pois a mudança, se não acontece por vontade, virá por pressão dos acontecimentos da vida.
Inteligente é aquele que se adianta, sem esperar a onda que o empurrará.
Aproveite as lições da vida, com o conhecimento anteriormente adquirido, assim a prática será mais fácil!

Obrigado pela amizade e pelo carinho,
que me incentiva a cada dia mais,
 através deste blog,
 buscar a minha própria renovação!
Abraço a todos!

CONTINUAMOS SENDO NÓS MESMOS!

Ora, eu estava morto e, no entanto, da vidraça em que observava o movimento lá fora, a paisagem humana, em quase tudo, me lembrava o mundo que eu havia deixado... Será que eu o havia deixado mesmo?
Era a pergunta que, por vezes, me visitava o pensamento. Eu não habitava nenhuma região etérea, feita, como imaginava, de matéria quintessenciada; aos meus sentidos, tudo era quase igual, inclusive eu, que pouco me modificara em minha intimidade.
Nos primeiros tempos de Vida Espiritual, sentira-me, sim, mais leve e mais bem disposto, mas agora, que me integrara de vez na nova realidade, não conseguia constatar em mim tantas diferenças: eu continuava sendo o mesmo Inácio, com o mesmo sangue a correr em minhas veias... Passada a euforia da desencarnação, a Lei da Relatividade se encarregava de fazer com que a vida voltasse ao normal; de onde passara observá-las, as estrelas — sem exagero algum de minha parte — me pareciam ainda mais distantes... A rigor, eu não saberia dizer se me havia aproximado ou distanciado da Luz!
De fato, para os que morrem, a morte não encerra mistério algum; a nossa única expectativa que não se frustra é a que se refere à sobrevivência. Quanto ao mais...
— e, na minha ingenuidade espírita, eu devaneava em que a desencarnação fosse uma espécie de pá de cal sobre as nossas provas... A cura do espírito, sem dúvida, era mais complexa do que supunha. Bendita a Reencarnação, bendito o Esquecimento!...
Não fosse, digamos assim, o choque psíquico que a reencarnação promove no espírito, o despertar da consciência não aconteceria e a cura definitiva dessa doença chamada imperfeição jamais se consumaria.
Existem espíritos que, insanos no Mundo Material, continuam insanos no Mundo Espiritual, os espíritas haverão de se decepcionar; eu não sei a causa de, ao nos tornarmos espíritas, passarmos a achar que somos privilegiados... A Doutrina nos torna conscientes de nossas enfermidades, porém a tarefa da cura nos pertence, pois a simples condição de adepto do Espiritismo não isenta ninguém de suas provas...
— É, principalmente, do esforço de renovação... O espírita sincero é aquele que não recua diante das lutas que trava para ser melhor.
Deus não cultiva preferencias... As orações dos fiéis de todas as crenças têm para Ele o mesmo valor; às vezes, quem ora aos pés de um santo de barro ora com maior fervor do que aquele que já libertou a fé de tantas formalidades...


NA PRÓXIMA DIMENSÃO
CARLOS ALBERTO BACCELLI
DITADO PELO ESPÍRITO INÁCIO FERREIRA

O QUE É A PRECE?

A prece é uma manifestação da alma em busca da Presença Divina ou de seus prepostos, ela deve ser despida de todo e qualquer formalismo. A prece é uma conversa com Deus ou seus prepostos.

EFICÁCIA DA PRECE
A prece terá mais eficácia se partir de uma criatura de bons sentimentos.
Devemos nos despojar da ignorância e da perturbação que o mal engendra em nós, aos poucos iremos descobrindo que pela prece conseguiremos muita coisa em nosso benefício espiritual e dos nossos semelhantes e acionaremos com naturalidade o mecanismo do auxílio que ela nos propicia.
Por depender fundamentalmente da sinceridade e da elevação com que é feita devemos encarar a prece como manifestação espontânea e pura da alma, e não apenas como um repetir formal de termos alinhados convencionalmente, de peditório interminável ou de fórmula mágica para afastar o sofrimento e o problema que nos atinge.

MECANISMOS DA PRECE
É preciso entender e conhecer como a oração funciona:
a) Através da prece sincera e verdadeira abrimos as comportas da nossa alma, emitindo potentes irradiações dos pensamentos aliadas às irradiações dos sentimentos, que são dirigidas através da nossa vontade em direção ao alto.
b) As irradiações do nosso pensamento e sentimento são propagadas pelo fluido universal, indo atingir seres (encarnados ou não) ou planos de energia, formando-se entre nós e eles uma corrente fluídica.
c) Durante o processo da prece nós concentramos energia positiva a nossa volta.

COMO DEVE SER A PRECE?
A prece é "uma conversa com Deus" ou com seus prepostos.
Tudo numa "conversa" deve nascer espontaneamente segundo as necessidades e finalidades da mesma e,
não, uma repetição de termos que no mais das vezes são ininteligíveis para quem os profere.
Não há posturas nem fórmulas especiais para a oração, pois ela é uma ação espiritual. A forma de nada vale, o que prevalece é o conteúdo; a atitude é eminentemente espiritual, íntima. Atitude convencional, posição externa e ritual são vestes dispensáveis ao ato de orar. A prece não precisa ter nada de convencional (ajoelhar, colocar a mão na testa, juntar as mãos, baixar a cabeça, etc).

COMO DEVE SER NOSSA ATITUDE AO FAZER A PRECE?

Devemos orar com humildade: Temos de reconhecer nossa necessidade e estarmos receptivos. Na parábola do Fariseu e do Publicano (Lucas, 18 vs 10-14), o primeiro orava com orgulho, achando-se muito correto e melhor que os outros, enquanto que o publicano se reconhecia errado e pedia misericórdia; o fariseu continuou como estava; o publicano recebeu o amparo pedido.

Devemos orar sem ressentimentos: Não devemos estar em clima de mágoas ou desejo de vingança. Se estás, portanto para fazer a tua oferta diante do altar se tiverdes algum ressentimento contra alguém ou te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. (Mateus, 5, 23-24).

Devemos orar com simplicidade: Não há necessidade de ostentação, exterioridades (gestos e posições especiais). E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, ora a teu Pai que em secreto. (Mateus, 6 vs.5-8).

Devemos orar sem exageros: Não há necessidade de verbosidade excessiva. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mateus, 6 vs. 5-8).

RESULTADOS DA PRECE
Como resultado da oração, temos uma extensa variedade de efeitos, sempre benéficos, tais como:
1) O exame melhor, e de um ponto de vista superior, do assunto que nos preocupa, permitindo vermos novos ângulos e encontrarmos solução para eles ou, ao menos, motivos de aceitação ou suportação;
2) Captação de pensamentos e energias reconfortantes, fortalecedoras;
3) Atração de bons espíritos, que nos ajudarão de todas as maneiras possíveis, até mesmo intervindo na
solução dos problemas, se as leis divinas permitirem.
Por tudo isso, o que, antes de orarmos, parecia insolúvel ou insuportável, depois de orarmos encontra solução ou, ao menos, se torna suportável, porque ficamos mais esclarecidos a respeito ou mais fortalecidos para enfrentar e vencer.

PRECE INTERCESSÓRIA
Todos esses benefícios que obtemos para nós com a prece, podemos proporcionar a outras pessoas, quando oramos por elas. Podemos orar também, pelos desencarnados.
Os espíritos, como os encarnados, gostam de ser lembrados nas vibrações benéficas da prece.
Os espíritos sofredores, ao serem lembrados, sentem-se menos abandonados e infelizes; as preces lhes aliviam os sofrimentos e os orientam para o arrependimento e a recuperação espiritual
("O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, 2a parte)

ADIANTA ORAR QUANDO A PESSOA NÃO SE AJUDA?
Adianta sim, mas devemos fazer na sequência certa:

1º - Ajudar em pensamentos
Ajudar em pensamento é orar pela pessoa; Uma prece já os alivia. Mentalizar a pessoa que queremos ajudar,
imaginando-a como nós gostaríamos que ela fosse e orar fervorosamente para que isso aconteça. Essa emissão de energia positiva através da oração vai minando as energias negativas. Com o passar dos dias vamos notar a diferença.

2º - Ajudar em palavras
Quando a pessoa estiver mais receptiva é porque está começando haver sintonia. Em muitos casos a pessoa
mesma vai pedir para ser ajudada, e aí é a hora de conversar, agora ela vai nos ouvir.

3º - Ajudar em ações
Ajudar em ação é estender a mão caridosa de forma incondicional. É não lhe ter ódio, nem rancor, nem desejo de vingança, é não pôr qualquer obstáculo à reconciliação.

VÁRIOS TIPOS DE PRECE
A prece, sendo uma manifestação inteligente dos sentimentos da criatura humana, pode ser catalogada em vários tipos. Assim, há prece de pedido, de reconhecimento e de louvor.

PRECE DE PEDIDO
A prece de PEDIDO é a que a criatura faz solicitando alguma coisa. Pedir é recorrer ao Pai Todo-Poderoso em busca de luz, equilíbrio, forças, paciência, discernimento e coragem para lutar contra as forças do mal;
Quando o pedido for de interesse próprio ou intercessório, deve-se pedir, não o afastamento do sofrimento, do problema ou da dor, mas, sim, condições e forças para superá-los e com eles aprender alguma coisa.
Às vezes o remédio é o sofrimento, e só porque ele é amargo, não vamos deixar de nos beneficiar com ele.
Porém, na maioria das vezes, pedimos o que não se deve.

PRECE DE RECONHECIMENTO
A prece de RECONHECIMENTO é feita com vistas a agradecermos as inúmeras bênçãos de que somos alvos e que nem sempre sabemos reconhecer.
A vida, a saúde, a família, os amigos, o trabalho, enfim, tudo o que nos cerca e deixamos de observar e lhe dar o devido valor, porque nos preocupamos somente com problemas materiais.

PRECE DE LOUVOR
A prece de LOUVOR é o reconhecimento e exaltação de Deus em tudo o que Ele criou. É enaltecer os desígnios de Deus sobre todas as coisas, aceitando-O como Ser Supremo.
É a nossa aceitação e alegria por tudo o que nos rodeia e que está tão bem feito, tão justo, tão equilibrado.

PRECE NAS REUNIÕES ESPÍRITAS
No início das reuniões espíritas se faz uma prece, com vistas a que o ambiente espiritual se torne favorável e as pessoas adquiram padrão vibratório que as torne em condições de receber os fluídos preparados pela espiritualidade.
Para isso temos que fazer com as vibrações de todos os presentes se elevem e se equalizem a um nível de muito equilíbrio. Os espíritos certamente fazem a parte deles e nós encarnados temos um papel muito importante nesta etapa.
Para isso, os presentes mais harmonizados, que tiveram um dia mais tranquilo, devem dividir suas energias salutares com os presentes que estejam com suas energias debilitadas, porque tiveram um dia conturbado e desgastante, dessa forma todos entram em sintonia com os espíritos elevados presentes para ajudar.
No término das reuniões espíritas se faz uma prece, com vistas a agradecer todas as bençãos recebidas durante a reunião..

Curso: Mediunidade sem Preconceito

AUTO-ANÁLISE

A nossa luta é a maior de todas as batalhas, é aquela em que não precisamos sair fora de nós mesmos, é a guerra interna do corpo a corpo, de pensamento a pensamento, de vontade a vontade.
É de dever moral que façamos um exame profundo na nossa conduta, pesquisa essa que vai nos trazer muita felicidade, muita paz. No entanto, a princípio, vai parecer difícil.
  1. Alguma vez já pensaste na tua conduta, no que tange ao teu dever ante a sociedade?
  2. Já procuraste observar o que falas durante o dia e o que fazes no decorrer deste tempo?
A observação de nós mesmos é trabalho importante, na importância da Vida.
Muitos dizem: "os meus pensamentos vêm à minha cabeça sem que eu os crie" e, por vezes, têm razão. Não obstante, a cabeça é tua e é teu dever cuidar da lavoura que te pertence por direito celestial.
Os instintos inferiores são animais que devem ser domesticados, usando-se todos os meios possíveis e dignos.
Não uses a violência; ela, até no bem, pode te causar danos, se a ponderação não estiver presente no teu modo de ser.
  • Gostas de falar o que te vem à mente?
Sabemos que isto pode parecer um prazer, mas é um prazer momentâneo, que pode nos trazer distúrbios de difícil reparação.
Vê o que pensas e analisa o que falas, para que não entres em dificuldades maiores que aquelas com as quais já lutas para vencer no dia-a-dia.
Coloca-te, meu irmão, frente a frente com as tuas qualidades. Imagina se fosses tu que estivesses escutando o que falas aos outros e procura sentir o que o teu ouvinte sente.
Todas as tuas emoções devem ser disciplinadas no correr dos dias, no trabalho, em casa e nas ruas.
A tua paz depende da paz do teu companheiro; o respeito dos outros para com a tua pessoa depende do teu respeito para com os teus irmãos em caminho.
As leis de Deus são retas e justas; ninguém engana a verdade.
Deus está presente em toda parte, com a dignidade que nos faz compreender o Seu amor.
Ao criticares o teu companheiro, gastas energia e tempo, de modo que esqueces o que deves fazer com a tua conduta.
A auto-análise é serviço divino, que nos empresta valores e nos faz descobrir o céu dentro de nós, enriquecendo o nosso coração, acendendo luzes em todos os nossos sentimentos.
Toda alma que poda as suas investidas no mal, afiniza-se com o Bem e deixa brilhar a fraternidade em todo o seu andar.
Confirma o teu proceder em todos os momentos, porque muitos olhos estão te olhando.
Analisa as tuas maneiras todos os dias, pois, muitos raciocínios estão computando os teus atos, sem que, às vezes, o percebas.
Até as crianças sabem o que não deve ser feito, tanto mais o adulto.
Todas as leis de Deus estão guardadas na nossa consciência, a  refletir permanentemente, e todos nós reconhecemos essa verdade. Compete a cada criatura fazer a sua parte na educação individual, e crescer com Jesus em busca de Deus.


Cirurgia Moral
João Nunes Maia

MENSAGEM FINAL