quarta-feira, 24 de março de 2010

Divulgação do Espiritismo



MÊS ESPÍRITA:
  • Dia 2 de abril - 6ª feira - 20 horas - preces e vibração coletivas em todos os núcleos espíritas, lembrando nosso querido Chico Xavier, seus exemplos de amor ao próximo e pela Paz em nosso planeta.
  • Dia 11 de abril - domingo- 9 às 12 h - em comemoração aos 100 anos de nascimento do médium Chico Xavier, haverá um evento aberto à máxima participação popular, a ser realizado em São Paulo, no Parque Ibirapuera e em diversas regiões de São Paulo, simultâneamente. Programação - 1 hora de apresentações artisticas, palestras curtas e depoimentos ligados ao testemunho de abnegação e dedicação do querido Chico e finalização nos últimos 15 minutos com uma vibração pela paz mundial. Várias cidades irão também promover seus eventos, entre elas, São Paulo, Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
TV E INTERNET
  • O livro espírita na tv - “A Proposta do Coronel”, do autor Ariovaldo César Junior.Na página da internet www.tvgazeta.com.br/todoseu , há um espaço para sugestões de temas para o programa. Participe e dê sua sugestão para que outros temas espíritas sejam abordados no programa.
  • Novela Espírita na Globo - A novela começará a ser apresentada em abril/2010. A Doutrina Espírita será tema da próxima novela das seis na Globo. Elizabeth Jhin é autora da novela "ALÉM DA VIDA”, que terá como protagonista o ator Humberto Martins, um pai atormentado pelo espírito desencarnado do filho (Jayme Matarazzo Filho) morto em um acidente e que volta do umbral para atrapalhar a vida amorosa do pai que se apaixonará perdidamente por sua ex-namorada (Nathália Dill). O tema será a obsessão e a lei de causa e efeito. . Tanto a autora, como os três atores principais estão estudando as obras do espírito André Luiz para poderem compor a trama e os personagens. Uma área enorme do Projac foi reservada para ambientar o umbral. Um campo de golfe próximo ao jardim Botânico será usado para as cenas que se passarão na colônia Nosso Lar. Segundo a autora a novela trará um diferencial; será colocada uma mulher como chefe do umbral. A atriz Joana Fomm está sendo sondada para viver um espírito maligno que comanda boa parte do umbral, para onde o rapaz será levado após a morte. Ela o incentivará a se vingar.
  • Programa Transição  na Rede Tv (canal aberto) - Programa Espírita, semanal, vai ao ar todos os domingos na REDE TV ás 15:15 horas. Todos os Programas Transição já exibidos: http://www.programatransicao.tv.br/
Literatura Infantil

  • Histórias em quadrinhos sobre reencarnaçao - Maurício de Sousa tem abordado o tema reencarnação nos quadrinhos da Turma da Mônica. Dessa forma as crianças vão se familiarizando, naturalmente, com temas como reencarnação.Quem quiser ver a história em quadrinhos completa: http://www.monica.com.br/comics/reencarnacao/welcome.htm
Cinema
  • Filme "Nosso Lar" nos cinemas - Na esteira do sucesso de "Bezerra de Menezes", o novo roteiro de temática espírita deve ser o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. O projeto é da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Cinética Filmes.
  • Filme "Chico Xavier" nos cinemas - Na esteira do sucesso de "Bezerra de Menezes", o novo roteiro de temática espírita deve ser o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. O projeto é da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Cinética Filmes. Trailer do filme Chico Xavier: http://www.youtube.com/watch?v=UFB9jF7s8dY
  • Documentário "AS CARTAS" - dirigido por Cristina Grumbach, Previsto para lançamento no primeiro semestre de 2010, o filme conta a história de pessoas que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier, principalmente mães que tiveram filhos desencarnados precocemente. O filme mostra o cenário religioso-cultural brasileiro a partir de contatos com o além.
* Reportagem completa sobre os filmes "Nosso Lar, Chico Xavier e As Cartas', foi publicada na Folha Espírita, pag. 8, fevereiro de 2010.


Homenagem
  • Selo Comemorativo ao Centenário do nascimento de Chico Xavier - Comissão Filatélica Nacional, órgão pertencente aos Correios que analisa os motivos dos selos, aprovou o pedido de homenagear com selo comemorativo o centenário do nascimento do médium Francisco Cândido da Silva Xavier, o Chico Xavier. Chico nasceu em 02/04/1910 na cidade de Pedro Leopoldo (MG) .A Efígie do Chico estará circulando em milhares de correspondências!
Como os amigos podem ver, muitas coisas estão acontecendo ou acontecerão FORA do meio Espírita, por iniciativa de Espíritas ou não, mas que com certeza auxiliarão muito na divulgação do ESPIRITISMO.

Que cada um de nós, no seu possível, aproveite que o interesse da população será despertado e utilize todas as oportunidades possíveis para colaborar na divulgação da nossa querida DOUTRINA, seja promovendo eventos, preferencialmente fora das casas espíritas, para que esse público compareça com mais facilidade ou convidando amigos e parentes a participar desses eventos.
Convidando amigos a assistir uma palestra e conhecer o Centro Espírita, indicando a leitura de um bom livro, enfim realmente aproveitando as oportunidades que aparecerem.
Lembrando que o objetivo não é tornar ninguém Espírita, mas divulgar as idéias Espíritas, respeitando as convicções religiosas de cada um. Afinal somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai, independente do nome que lhe atribuímos e da religião que adotamos.
Mãos a obra! Jesus nos abençoa e protege! Um Abraço fraterno
Edson do C. E. Semeadura de Jesus, em Guarulhos (SP).
" O Espiritismo, como Consolador Prometido, vem restabelecer o ensino do Cristo em sua pureza primitiva. Por isso mesmo, restabelece o conceito cristão de Deus como Pai, e como Pai Supremo de toda a humanidade, sem privilégios e divisionismos, a todos amparando no seu amor infinito." Livro "O Homem Novo" - Herculano Pires

Reflexão

Lição nas Trevas

No vale das trevas, delirava a legião de Espíritos infelizes.Rixas, obscenidades, doestos, baldões. Planejavam-se assaltos, maquinavam-se crimes.
O Espírito Benfeitor penetrou a caverna, apaziguando e abençoando ... Aqui abraçava um desventurado, apartando-o da malta, de modo a entrega-lo, mais tarde, a equipes socorristas; mais adiante, aliviava com suave magnetismo a cabeça atormentada de entidades em desvario...
O serviço assistencial seguia difícil, quando enfurecido mandante da crueldade, ao descobri-lo, se aquietou em súbita acalmia e, impondo respeitosa serenidade à chusma de loucos, declinou-lhe a nobre intenção.
Que os companheiros rebelados se acomodassem, deixando livre passagem àquele que reconhecia por missionário do bem.
- Conheces-me? – interrogou o recém-chegado, entre espantado e agradecido.
- Sim – disse o rude empreiteiro da sombra -, eu era um doente na Terra e curaste meu corpo que a moléstia desfigurava. Lembro-me perfeitamente de teu cuidado ao lavar-me as feridas...
Os circunstantes entraram na conversação de improviso e um deles, de dura carranca, apontou o visitador e clamou para o amigo:
- Que mais te fez este homem no mundo para que sejamos forçados à deferência?
- Deu-me teto e agasalho.
Outro inquiriu:
- Que mais?
- Supriu minha casa de pão e roupa, libertando-nos, a mim e a família da nudez e da fome ...
Outro ainda perguntou com ironia:
- Mais nada?
- Muitas vezes, dividia comigo o que trazia na bolsa, entregando-me abençoado dinheiro para que a penúria não me arrasasse ...
Estabelecido o silêncio, o Espírito Benfeitor, encorajado pelo que ouvia, indagou com humildade:
- Meu irmão, nada fiz senão cumprir o dever que a fraternidade me impunha; entretanto, se te mostras tão generoso para comigo, em tuas manifestações de reconhecimento e de amor que reconheço não merecer, porque te entregas, assim, à obsessão e à delinqüência?! ...
O interpelado pareceu sensibilizar-se, meneou tristemente a cabeça e explicou:
- Em verdade, és bom e amparaste a minha vida, mas não me ensinaste a viver!...

( Irmão X - Chico Xavier)

4ª aula - G.E.Estudos e Trabalhos Mediúnicos

 Material de  apoio - Perispirito

4ª aula. G.E.Estudos e Trabalhos Mediúnicos

PERISPÍRITO
• Através das épocas mais remotas, as religiões e as filosofias procuraram um elemento fluídico ou semimaterial que pudesse servir de traço de união entre o corpo físico e o espírito. No Egito, índia, na china, Grécia, já acreditavam na existência de um corpo para o espírito.

 • O perispírito não foi descoberto por Allan Kardec. Apenas deu-lhe novo nome, e omitiu maiores detalhes sobre sua anatomia e fisiologia, limitando-se a defini-lo como corpo constituído de substância vaporosa, retirado do fluido universal, capaz de resistir aos rigores da morte física, ele explica que é o laço de união entre a alma e o corpo.

• O corpo perispiritual é portador de todas as matrizes dos órgãos carnais, bem como participante nas funções que o corpo físico elabora. Estudar o corpo humano é estudar o perispírito e vice-versa.

• Quando o Espírito se encontra encarnado, os estímulos chegam a seu perispírito pelos cinco canais: visão, audição, paladar, olfato e tato.

• No desencarnado todos os estímulos o atinge via perispírito, de maneira generalizada. Podemos dizer que ele ouve, vê e sente por todo o perispírito, sendo este fato de fácil comprovação nas reuniões mediúnicas, quando o Espírito comunicante leva as mãos aos ouvidos para não escutar o doutrinador e a voz o alcança em sua intimidade perispiritual.

• Se o Espírito não tivesse perispírito, nenhuma sensação oriunda do mundo material, boa ou má, chegaria até ele, pois lhe faltaria o canal por onde essas sensações fluíssem.

• Perispírito representa todo o conjunto de revestimentos do Espírito, razão pela qual, perca ele todos esses envoltórios restando apenas um deles, sumamente etéreo, ainda será o perispírito.

• A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro, o Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, mas que pode tornar-se visível e mesmo tangível, como sucede nos fenômenos das aparições.

• Comparação: O Dr. Encause, escritor neo-espiritualista, que foi médico e professor da Escola de Paris, sugere em [Alma Humana] uma engenhosa comparação, própria para a sua época, mas muito explicativa: o homem encarnado é comparado a uma carroça puxada por um animal. O carro da carroça, que por sua natureza grosseiramente material e por sua inércia, corresponde bem ao nosso corpo físico. O cavalo seria nosso perispírito, que unido por tirantes ao carro e por rédeas ao cocheiro, move todo o sistema, sem participar da resolução da direção. O cocheiro é Espírito, que dirige e orienta a direção e a velocidade. O Espírito quer, o perispírito transmite, e o corpo físico executa a ordem na matéria.

• O perispírito, ou corpo fluídico do Espírito, é um dos mais importantes produtos do Fluido Cósmico Universal; é uma "condensação" desse fluido em torno de um foco inteligente.

• Sabemos que o corpo físico tem o seu princípio de origem nesse mesmo fluido, condensado e transformado em matéria tangível, ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.

• A natureza do envoltório fluídico está em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito: nos Espíritos puros será belo e etéreo; nos Espíritos infelizes materializados e grosseiros.


• O perispírito não está absolutamente preso ao corpo do encarnado, irradia mais ou menos fora dele, segundo a sua pureza, com diâmetros variáveis de indivíduo para indivíduo, em cores e aspectos diferentes, constituindo a "aura do homem encarnado".

• Toda a sensação que abala a massa nervosa do corpo físico desprende uma energia, uma vibração, à qual se deu muitos nomes: fluido nervoso, fluido magnético, força psíquica, etc. Esta energia age sobre o perispírito, para comunicar-lhe o movimento vibratório particular, segundo o território cerebral excitado, de maneira que a atenção da alma seja acordada e que se produza o fenômeno de percepção; o Espírito emite então a ordem da resposta, que, através do perispírito atinge o corpo e efetuará a manifestação material da resposta.

• A vibração causada no perispírito pelo fluido nervoso ficará armazenada durante algum tempo a nível consciente, para posteriormente passar a nível inconsciente. Temos assim, no perispírito, um arquivo de todas as experiências do corpo físico, desde o momento da concepção até a desencarnação.

• Durante o processo reencarnatório, à medida que o novo corpo vai se formando, a união com o perispírito ocorre molécula a molécula, célula a célula. Assim, o perispírito vai moldando o corpo físico que se forma, funcionando, segundo Emmanuel, como o "Mantenedor de união molecular que organiza as configurações típicas de cada espécie."

• Outra função importante do perispírito é na mediunidade. Um Espírito só consegue se manifestar em nosso meio, através da combinação de seus fluidos perispirituais com os fluidos perispirituais do médium, que passam a formar uma espécie de "atmosfera fluídico espiritual" comum às suas individualidades, atmosfera esta que torna possível os fenômenos mediúnicos nos seus diferentes tipos.


• Finalmente, vamos lembrar que o perispírito não é o repositório de lembranças e pensamentos do Espírito, como alguns companheiros por vezes dizem. O Espírito é esse repositório. Por muito tempo acreditou-se que o cérebro físico fizesse toda essa função. Após o Espiritismo e a constatação da legitimidade dos fatos ligados à mediunidade, verificou-se que o cérebro físico guarda, sim, muitas informações, mas como um espelho de acesso e porta para aquilo que é guardado no Espírito. Se o perispírito fosse o responsável por guardar a lembrança, o que ocorreria na transição dos mundos, em que deixamos um perispírito para nos envolvermos em outro?

Nas comunicações mediúnicas ele faz o intercâmbio entre o espírito desencarnado e o médium, na seguinte ordem estabelecida:

1- O espírito comunicante (desencarnado) passa a mensagem ao seu perispírito.
2- O perispírito do desencarnado envia a mensagem através do pensamento para o perispírito do médium.
3- O perispírito do médium recebe a mensagem, que é enviada ao seu espírito, onde é processada, e retorna novamente ao perispírito do médium.
4- O perispírito do médium atua nos órgãos sensoriais do corpo físico, finalizando assim todo o processo da comunicação.

 Resumindo: as principais funções do perispírito são:

• servir de veículo de união do corpo físico com o Espírito;
• arquivar nas suas camadas sutis e permanentes, os conhecimentos adquiridos através de nossa evolução individual;
• irradiar-se em volta do corpo físico, interpenetrando-o, constituindo um dos componentes da aura humana;
• servir de molde para a formação do corpo físico;
• Permitir a ocorrência dos fenômenos mediúnicos.
Muito ainda há de se descobrir sobre o corpo perispiritual, pesquisas estão sendo levadas a cabo e o próprio Espiritismo ainda deve avançar nesse campo.

bibliografia:
1) O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
2) A Gênese - Allan Kardec
3) Obras Póstumas - Allan Kardec
4) Antologia do Perispírito - José Jorge
5) Correnteza de Luz - José Raul Teixeira
6) Alma Humana - Antônio Freire
7) O perispírito e suas modelações - Luiz Gonzaga Pinheiro

Bom Dia

Bom Dia Amigos

Todas as manhãs, sempre venho falando de ações positivas que devemos ter no dia, e no decorrer de toda a nossa existência neste planeta. Mas como todos os brasileiros, nossa atenção está voltado ao episódio que se desenrola na justiça. O caso da menina Isabella. Para todos é chocante, a violência praticada a uma criança; lembrando de que não é um caso aparte, a violência contra crianças se tornou cada vez mais "comum."
Realmente é triste e revoltante, tamanha crueldade. Sabemos o quanto é difícil, não reagir com indignação e revolta.
É neste momento que devemos buscar o conhecimento e a fé raciocinada que a Doutrina nos dá, pois assim, poderemos controlar nossos pensamentos, e nossas emoções para não julgar nossos semelhantes.
Sabemos que toda reação tem como motivo uma causa, muitas vezes desta existência ou nas que já passamos.
Deixemos que a justiça dos homens faça o julgamento necessário; com as pessoas qualificadas para tal coisa, pois é a missão de cada um.
Devemos ter cuidado com nosso lado justiceiro, porque só Deus pode ser justo, porque Ele tem a visão completa de tudo.
Neste momento, o melhor que podemos fazer, é vibrar pensamentos bons, para todos os envolvidos, e rogar a Deus e aos espíritos que amparem, para que esses irmãos tenham a justiça que merecem.

"Deus não precisa da maldade das pessoas para ensinar suas leis, porém quando alguém age mal, é aproveitado os acontecimentos para torná-los proveitosos a todos."


Angel