segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BOM DIA!

"A bênção do conforto e da alegria, entre os homens, quase sempre procede do esforço daqueles que se esquecem para servir."
 
QUAL É OUTRO MODO DE DEUS AGIR ENTRE NÓS,
SE NÃO FOR POR NÓS MESMOS!
SOMOS SEUS FILHOS, MENSAGEIRO DE AMOR, QUANDO NÓS EXPANDIMOS PARA OFERECER
O QUE TEMOS DE MELHOR AOS QUE NECESSITAM,
 SE LIBERTAMOS DO EGOISMO;
DA COMODIDADE PARALISADORA, 
QUE MUITOS SE MANTEM,
VIVENDO UNICAMENTE EM SUA CAUSA E BENEFÍCIO.
SEJA UM SER CONSCIENTE,
SABENDO QUE O MUNDO QUE ESPERA,
NÃO ACONTECERÁ SE TODOS CONTINUAREM PRESOS NO CATRE DA INDIFERENÇA.
SE ESPERA UM MUNDO MELHOR,
ARREGASSE AS MANGAS
E SE JUNTE ÀQUELES
QUE DECIDIRAM CONQUISTÁ-LO,
NÃO PELA VIOLÊNCIA MAS PELA CARIDADE.
ESSA É A MAIOR FERRAMENTA
DA AÇÃO E DÁ MUDANÇA.
 
PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO.
 
ANGEL

AFINIDADES E ANTIPATIAS

386-  Dois seres que se conheceram e se amaram podem encontrar se noutra existência corpórea e se reconhecerem?
- Reconhecerem-se, não; mas serem atraídos um pelo outro sim; e freqüentemente as ligações íntimas, fundadas numa afeição sincera, não provem de outra causa. Dois seres se aproximam um do outro por circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que são o resultado da atração de dois Espíritos que se buscam através da multidão.

386. A) Não seria agradável para eles se reconhecerem?
- Nem sempre. A recordação das existências passadas teria inconvenientes maiores do que acreditais. Apôs a morte eles se reconhecerão e saberão em que tempo estiveram juntos. (Ver item 392 )

387 A simpatia tem sempre por motivo um conhecimento anterior?
- Não. dois Espíritos que tenham afinidades se procuram naturalmente sem que se hajam conhecido como encarnados .

388. Os encontros que se dão algumas vezes entre certas pessoas, e que se atribuem ao acaso, não seriam o efeito de uma espécie de relações simpáticas?
- Há, entre os seres pensantes, ligações que ainda não conheceis O magnetismo é a bússola desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor.

389 De onde vem a repulsa instintiva que se experimenta por certas pessoas, a primeira vista?
— Espíritos antipáticos que se percebem e se reconhecem, sem se falarem.

390. A antipatia instintiva é sempre um sinal de natureza má?
- Dois Espíritos não são necessariamente maus pelo fato de não serem simpáticos. A antipatia pode originar-se de uma falta de similitude do modo de pensar Mas, à medida que eles se elevam, os matizes se apagam e a antipatia desaparece.

391. A antipatia entre duas pessoas nasce em primeiro lugar naquele cujo Espírito é pior ou melhor?
- Numa e noutra, mas as causas e os efeitos são diferentes. Um Espírito mau sente antipatia por quem quer que o possa julgar e desmascarar; vendo uma pessoa pela primeira vez, percebe que ela vai desaprová-lo; seu afastamento se transforma então em ódio, inveja e lhe inspira o desejo de fazer o mal. O bom Espírito sente repulsa pelo mau porque sabe que não será compreendido por ele e que ambos não participam dos mesmos sentimentos; mas seguro de sua superioridade, não sente contra o outro nem ódio nem inveja: contenta-se em evitá-lo e lastimá-lo.

Espíritos amigos e afins, de eras passadas, sentem atração e desejam estar juntos ou próximos. Já os que se antagonizaram no passado continuam em processo de atração compulsória, até que transformem a aversão ou antipatia em amizade, simpatia ou até mesmo em amor.
Embora as personalidades com defeitos de caráter parecidos tendam a se repelir com a ajuda do efeito espelho: um mostrando ao outro sua imagem mais real e que está tentando camuflar ou esconder.
Quando sentimos forte aversão por outra pessoa, a indicação mais clara é que as relações do passado precisam de correção urgente ("aproveita enquanto estás a caminho com teu inimigo e reconcilia-te com  ele", disse Jesus).
Estudar o perfil psicológico e o conjunto das atitudes mais habituais das pessoas que são simpáticas e das que são antipáticas pode ser um recurso auxiliar muito bom para se melhorar a compreensão das necessidades evolutivas de seu espírito.
Nunca é demais relembrar que estudar as pessoas não é julgá-las nem criticá-las, muito menos verbalizar as conclusões tiradas; o resultado desse tipo de atitude todos já conhecem de cor e salteado.
Devemos fazer a mesma coisa conosco: avaliar a personalidade de nossos amigos e de nossos desafetos.
Isso é uma forma simples e fácil de perceber quem somos e a quantas andamos em termos de evolução espiritual ("dize-me com quem anda andamos em termos de evolução espiritual ("dize-me com quem andas habitualmente e com quem te identificas, que eu te direi quem és").

O livro dos Espíritos
A reforma íntima começa no Berço

PROGRESSO ATIVO ou REFORMA ÍNTIMA


A descoberta de que a dinâmica dos acontecimentos da nossa vida atual é fruto das nossas escolhas do passado próximo ou remoto é o gérmen da Reforma íntima ativa. Ontem foi a causa, hoje são os efeitos e daqueles que não gostamos ou que interpretamos como sofridos, basta que modifiquemos suas causas, dessa forma reformando-os. Pois, da mesma forma que ontem foi a causa e hoje é o efeito, hoje será a causa do efeito amanhã, e assim sucessiva e eternamente. Exemplo: a única maneira de se anular o ódio é com amor.
Não há segredo nem iniciações para perceber as leis que regem nossas vidas.
Isso sempre esteve e sempre estará ao alcance de quantos queiram observar, compreender e praticar.

Para que nossa Reforma íntima seja simples e eficiente, vale a pena recordar, recordar e recordar que:

• Somos espíritos problemáticos e endividados pelas escolhas inadequadas e que não estamos aqui a passeio, mas a trabalho.
• Nem todas as nossas provas e dificuldades atuais têm a ver com nosso passado problemático e ocioso. Muitas são escolhas de progredir conscientes e planejadas com antecedência, antes de retornarmos.
• As tarefas mais cobiçadas: beleza, riqueza, poder, fama, são tarefas nas quais mais costumamos falhar ou nos endividar.
• Não existimos para sofrer, mas para sentirmos alegria e prazer em nos tornarmos criaturas cada vez mais evoluídas e enquadradas nas leis que regem o progresso e o amor.
• A interpretação de sofrer é um tipo de paranóia da qual devemos nos curar.
O remédio mais eficaz é o estudo e a aplicação do Evangelho.
• Podemos interferir - e interferimos sempre na vida uns dos outros, como disse Jesus na analogia do fermento que leveda a massa. É absolutamente necessário que vistoriemos a todo momento qual a qualidade das influências que produzimos nos outros.São boas ou más?
• Nenhum espírito pode evoluir pelo outro.Portanto, copie Deus, Jesus e todos os outros grandes espíritos. Faça como Eles, não queira reformar os outros, reforme-se a si mesmo, pois isso basta. Respeite o próximo como Eles nos respeitam.

Reforma Íntima começa no Berço
Américo Marques Canhoto

PERTUBAÇÃO DO ESPIRITO APÓS O DESENCARNE

164- todos os espíritos experimentam, no mesmo grau e com a mesma duração, a pertubaçao que se segue à separação da alma e do corpo?
Não, isso depende de sua elevação. Aquele que já está depurado reconhece a sua nova situação quase imediatamente, porque já se libertou da matéria durante a vida do corpo, enquanto o homem carnal, aquele cuja consciência não é pura, conserva durante muito mais tempo as sensações da matéria.
A punição imediata entre os que se acha aferrada a vida material, em desprezo do progresso espiritual, consiste na lentidão do desprendimento, nas angústias que acompanham a morte e o despertar na outra vida em perturbação, o que pode durar meses e anos.
Ao contrário, para os que têm a consciência pura, que se identificaram com a vida espiritual, que se desprenderam das coisas materiais, a separação é rápida, sem abalos, o despertar pacífico, quase nula a perturbação.

Fenômeno frequente entre os espíritos de certa inferioridade moral consiste em se crerem vivos; esta ilusão pode prolongar-se por muitos anos, durante os quais sentem todas as necessidades, todos os tormentos, todas as perplexidades da vida.
Para o criminoso, a vista incessante das vítimas e das circunstâncias do crime é um suplício cruel.

A Filosofia Penal dos Espíritas - Fernando Ortiz 176
PENSE - Pensamento Social Espírita

REFLEXÃO: