segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BOM DIA...

VARIAÇÕES DE HUMOR

-Eu estava muito bem , saudável , animado...De repente , sem motivo paupável, caí na"fossa" - uma angústia invencível , uma profunda sensação de infelicidade, como se a vida não tivesse mais graça...

Queixas assim são frequentes nas pessoas que procuram o Centro Espírita. Nesse estado toma corpo , não raro , a idéia de que a morte é a solução.
Conversávamos , certa feita , num hospital , com um rapaz que tentara o suicídio ingerindo substância tóxica. Socorrido a tempo , amargava sofrida recuperação.
Tentamos definir o motivo de tão grave iniciativa:
-Alguma desilusão sentimental?
-Absolutamente. Não tenho namorada.
-Problemas familiares?
-Pelo contrário.Dou-me muito bem com meus pais e irmãos.
-Perdeu o emprego?
-Trabalho há anos na mesma firma. O patrão parece contente comigo.
-Então , o que foi?
-É que eu estava entediado de viver. Entrei em estado de tristeza e achei que seria melhor morrer.
-Já se sentiu assim , anteriormente?
-Sim , de vez em quando...
                                                      *****
Em psicologia o paciente poderia ser definido como ciclotímico , alguém com temperamento sujeito a variações intensas de humor - alegria e tristeza , euforia e angústia , serenidade e tensão.Tem períodos de grande energia , confiança , exaltação , alternados com aflições.Muita disposição e iniciativas hoje; amanhã temores e inibições.

Os períodos negativos podem prolongar-se , instalando a depressão , a exigir tratamento especializado na área da psiquiatria. Como ela se alterna com estados de euforia , em que o paciente parece totalmente recuperado , sem que nada tenha ocorrido para justificar a mudança de humor , emprega-se a expressão "depressão endógena" , algo que tem sua origem nas tendências constitucionais herdadas , algo que faz parte da personalidade do indivíduo.
Há uma retificação a fazer.A tendência à depressão é uma herança , realmente , não de nossos pais , mas de nós mesmos , porquanto as caracteristicas fundamentais de nossa personalidade representam , essencialmente , a soma de nossas experiências em vidas pretéritas.
O que fizemos no passado determina o que somos no presente. Poderíamos colocar em dúvida a justiça de Deus se assim não fosse, porquanto é inadmissível , além de não encontrar respaldo científico , a existência de uma herança psicológica embutida nos elementos genéticos.
O que pesa sobre nossos ombros , favorecendo os estados depressivos , é a carga dos desvios cometidos , das tendências inferiores desenvolvidas , dos vícios cultivados , do mal praticado. Há pessoas que , pressionadas por esse peso mergulham tão fundo na angústia que parecem cultivar a volúpia do sofrimento , com o que comprometem a própria estabilidade física , favorecendo a evolução de desajustes intermináveis.
                                              *****
De certa forma somos todos ciclotímicos , temos variações de humor , sem que isso se constitua num estado mórbido:hoje em paz com a vida; amanhã brigados com a humanidade.Nas nuvens por algum tempo; depois na "fossa".

Importante lembrar , tambem , o ambiente como fator de indução que pode precipitar estados de depressão , ou euforia.

Há outro aspecto muito interessante , abordado pelo Espírito François de Genève , no capítulo V , de "O Evangelho Segundo o Espiritismo":

"Sabeis porque , às vezes , uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que o vosso Espírito , aspirando à felicidade e à liberdade , se esgota , jungido ao corpo que lhe serve de prisão , em vãos esforços para sair dele.
E como superar as variações de humor , mantendo a serenidade e a paz em todas as situações ? "

É evidente que não a faremos da noite para o dia , como quem opera um prodígio , mesmo porque isso envolve uma profunda mudança em nossa maneira de pensar e agir , o que pede o concurso do tempo.

Considerando , entretanto , que influências boas ou más passam necessariamente pelos condutos de nosso pensamento , podemos começar com o esforço por disciplinarmos nossa mente , não nos permitindo idéias negativas.

O apóstolo Paulo , orientando a comunidade cristã , em relação aos testemunhos necessários , ressalta bem isso , ao proclamar , na Epístola aos Felipenses (4:8):

"Tudo o que é verdadeiro , tudo o que é respeitável , tudo o que é justo , tudo o que é puro , tudo o que é amável , tudo o que é de boa fama , se alguma virtude há e se algum louvor existe , seja isso o que ocupe o vosso pensamento".
Richard Simonetti
(Página extraída da obra Espírita :"Uma Razão Para Viver" )
SOS depressão

DESILUSÃO

                        
Fantasias do passado. Tudo é fantasia. Onde tem sofrimento tem ilusão. Se estivermos com o pé no chão não tem nem ilusão e nem sofrimento.
Temos muita imaginação e esta exige disciplina de nossa parte. Mas o brasileiro sempre acha que disciplina é prisão e tortura. E não é isso .
Disciplina na imaginação é usar a inteligência. É o uso da inteligência na ação.
A imaginação sem disciplina é perigosa e terrível. Quando usamos a inteligência estamos embasados na realidade. Por exemplo: queremos comprar uma casa. Se ficamos só querendo,imaginando e não partimos para a ação, isso é uma ilusão, não teremos a casa e sentiremos a frustração.
Se vamos atrás de trabalho, de dinheiro, de condições, estipulando metas, aí sim estamos dentro da realidade.
A imaginação tem que ser colocada no funcional. Nós fazemos muita coisa sem perceber que isso é doloroso. De repente a verdade aparece: DESILUSÃO. Aí você fala: a realidade é cruel!
Isso não é verdade, a ilusão é que é cruel, é ela que causa dor. A dor não está na realidade.
A realidade está lá e é você que não aceita, prefere ficar na ilusão e com isso sofrer e sofrer e haja sofrimento!!!
Você prefere, você escolhe! E pode ficar anos e anos se judiando por causa de uma ilusão.
Você fica no sofrimento em vez de transformar?

Você fica no “jamais vou esquecer... “ E sofre!
Você precisa se adaptar à vida em qualquer situação e tem que aprender a tirar proveito.
Exemplo:um parente que morre e você fica naquele sofrimento, se junta àquela turma do sofrimento. Não é mais fácil você aceitar que ninguém é de ninguém e que todos vamos morrer um dia e voltar a viver a sua vida já que você está vivo, já que não foi você que se foi.
Porém se você agora percebe o que é ilusão e a abandona e cai na real você não tem sofrimento.
Você vai ter desilusão enquanto não se ligar na realidade.
O que mais mata o ser humano é a desilusão porque acaba com a vontade de viver e tira a vitalidade. Dentro de nossa cabeça temos uma caixinha na qual vamos juntando as desilusões de uma em uma que vão amontoando e formam um tumor (um câncer).
A desilusão vai doer enquanto você não aceitar as coisas como elas são, e isso não é conformismo e sim é estar apto a encarar a realidade.
Quando você aprende a lidar com a realidade você a transforma. Eu posso ter uma meta e ir para ela sem ilusão e chegar lá. A gente ouve uma coisa e já sai contando como se fosse verdade, sem disciplina.
A gente não tem aquele hábito de disciplina:
“deixa eu ver bem se é isso mesmo”, sem entrar no papo de qualquer um. Não adianta ir pelo outro. Precisamos tomar mais cuidado, não temos esse hábito de tomar cuidado.
Como se manifesta no corpo o sentimento de angústia?
Pressão no peito, aperto muito para dentro, nó na garganta, mal estar, peso, vontade de chorar, dor de barriga, coração que explode, muita raiva,amargura,etc. Está sendo empurrado para o passado, para uma situação que você viveu uma grande desilusão.
Sentir angústia é estar preso ao passado. O passado físico passou, mas o psicológico não passou. As desilusões, uma a uma, ficaram guardadas na caixinha da mente.

Curso - Vida e Consciência.
Gasparetto

A RELIGIÃO

A religião, como conexão com o divino, mesmo da forma tradicional como é professada, preenche uma necessidade interna de equilíbrio em face da existência da sombra e do “mal” interior.
Nesse sentido ela é instintiva, portanto inconsciente. Com isso, quero dizer que ela é necessária e fundamental para o equilíbrio psíquico.
As inconsistências percebidas pelo ser humano em face de sua incompreensão da realidade, provocadas pelas estranhezas existentes na natureza e pelos mais obscuros processos criados por Deus, geram um vazio psíquico a ser preenchido pelo sagrado.
Esse sagrado vai compensar aquelas incompreensões no ser humano. Mesmo que se criem filosofias de cunho materialista, mesmo que se negue a existência de Deus e se elimine o desejo de viver uma religião ou se racionalize a existência, ainda assim o vazio naturalmente existente na psiquê pedirá algum tipo de preenchimento.
Quanto mais polarizado o ser humano no radicalismo racionalista ou na negação do divino, mais surpreendente será sua conversão religiosa.
O ego será surpreendido em algum momento com uma fantástica experiência numinosa.
Não se pode fugir do misterioso e doce encontro com o divino.


Filosofia e Espiritualidade
Adenáuer Novaes

ORAÇÃO DA FELICIDADE

Senhor, Permita-me ser feliz, mesmo diante de minha própria ignorância e superando as condições adversas em que renasci.
Deixa-me, enquanto busco sair de meus equívocos, sentir alegria e viver com determinação, confiante na Sua misericórdia.
Consinta-me, enquanto ajudo meu próximo, tão sofredor quanto eu, perceber a vitalidade nas coisas e a grandeza da Vida.
Encoraja-me para que, mesmo na dor ou no sofrimento, na luta diária pela minha subsistência, eu viva com coragem e consciência de minhas limitações, buscando superá-las com harmonia.
Deixa-me levar aos outros a felicidade de que sou portador e a certeza de que minha força vem de nossa íntima e perene ligação.
Conceda-me a ventura de, tanto quanto enxugar a lágrima, também entender o sentimento que a fez surgir, transformando-a no amor que traz a felicidade. Incentiva-me a alcançar a felicidade possível, disseminando- a por onde passar, a serviço do Seu infinito amor.
Permita-me continuar dono de meu destino, com a capacidade de administrar minha liberdade, a serviço da construção de um mundo melhor.
Que assim seja!