segunda-feira, 15 de março de 2010

QUE PENSAMENTOS VOCÊ ALIMENTA?


É impressionante a maneira como as pessoas estão alienadas em relação a elas próprias. Elas desconhecem, por completo, os potenciais que possuem e continuam buscando em amuletos, talismãs e rituais a solução para as situações desagradáveis que estão vivendo. Agem assim porque sempre se vêem como vitimas, seja do destino, do azar ou do que for; sempre esperando alguém que as salve.

No entanto, a verdade é que o poder capaz de operar essa mudança em suas vidas não está fora, mas dentro delas mesmas. Na realidade, somos nós, conscientes ou não, que construímos o nosso destino. Por isso, precisamos entender que enquanto continuarmos ignorando nossos poderes internos nossas vidas continuará em desajuste.

Pensar é o nosso maior atributo; através do pensamento construímos ou destruímos e, acima de qualquer coisa, modificamos e transformamos, não só o nosso mundo interno e particular, como também o nosso universo que nos rodeia e no qual estamos inseridos. Podemos afirmar que é através do pensamento que escrevemos o nosso destino.


“A força do pensamento influencia o próprio destino humano. O ato de pensar é um dos mais poderosos recursos do indivíduo; é a própria capacidade da mente de transformar ondas energéticas, dando-lhes solidez, forma e sentido.”


Desta maneira, categoricamente podemos afirmar: somos o que pensamos e tudo provém do pensamento, de modo que é hora de darmos mais atenção aos pensamentos que alimentamos, às crenças que nutrimos e aos juízos que fazemos, pois são eles que determinam tudo que estamos vivenciando.

Se o que estamos vivenciando é resultado do que guardamos na alma, reciclar e substituir os pensamentos são a melhor maneira de ajustarmos nossa vida.
Não importa por quanto tempo alimentamos pensamentos negativos; podemos modificá-los a qualquer momento. Somos nós quem os escolhemos, os mantemos e consecutivamente somos os únicos a poder alterá-los, e isso, no momento que quisermos.

Se o que estamos vivendo não é bom, com certeza os pensamentos que os geraram também não o são, mas podemos alterar essa realidade apenas modificando as nossas atitudes mentais. Não existe acaso, nem coincidência ou fatalismo, logo, somos os grandes responsáveis pelo que estamos vivendo.

“Somos o que fazemos de nós. Estamos onde nos colocamos. Somos o capitão do barco do nosso destino. Dirigimos nossa vida pelas nossas atitudes. Criamos atitudes com aquilo que escolhemos acreditar. E crenças, a gente muda quando quer”


Renasceremos inúmeras vezes, entre outras razões, para aprendermos usar os nossos potenciais internos, dentre eles, a habilidade de lidar com os pensamentos, ou seja, aprendermos a usar nosso potencial mental, sendo que esse é um dos principais focos de nossa aprendizagem atual.

A evolução é um processo que parte do simples para o complexo, é uma trilha que gradualmente vai capacitando-nos para o uso de nossos atributos naturais. É imprescindível aproveitarmos cada experiência, cada oportunidade, compreendendo que quanto mais o aproveitamos, tanto mais evoluímos.
É fundamental, portanto, para o nosso aperfeiçoamento, o uso da vontade na disciplina dos pensamentos.

Felicidade é o produto da responsabilidade que temos de usar bem o poder da vontade. Vontade essa que é a força motriz a nos impulsionar rumo à perfeição. Pensar é criar, escolher e construir. Escolher o melhor é tarefa para quem compreendeu que ninguém pode nos fazer feliz, pois a felicidade é conquista interior que poderemos compartilhar. Porém, cada um deverá construí-la por si mesmo, usando para isso o poder do pensamento e da vontade.

O pensamento, dizíamos, é criador. Não atua somente em roda de nós, influenciando nossos semelhantes para o bem ou para o mal; atua principalmente em nós gera nossas palavras ações e, com ele, construímos, dia a dia, o edifício grandioso ou miserável de nossa vida presente e futura. Se por um lado somos detentores desses potenciais, por outro somos os únicos responsáveis pela felicidade ou infelicidade que estamos vivenciando.

De forma que perguntamos: Que pensamentos você alimenta? Que direção dá a seu poder de vontade? Responda a si mesmo!

“POSSUÍMOS EM NÓS MESMOS, PELO PENSAMENTO E PELA VONTADE, UM PODER DE AÇÃO QUE SE ESTENDE MUITO ALÉM DOS LIMITES DA NOSSA ESFERA CORPORAL” ALLAN JARDEC – EM O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

José Antonio Ferreira da Silva
j.antonioferreira@bol.com.br

VIDA CONTEMPLATIVA


657. Os homens que se entregam à vida contemplativa, não fazendo nenhum mal e só pensando em Deus, têm algum mérito aos seus olhos?

— Não, pois se não fazem o mal também não fazem o bem e são inúteis. Aliás, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que se pense nele, mas não que se pense apenas nele, pois deu ao homem deveres a serem cumpridos na Terra. Aquele que se consome na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque sua vida é toda pessoal e inútil para a Humanidade. Deus lhe pedirá contas do bem que não tenha feito


O livro dos Espíritos - cap.II

SACIADOS, PORÉM, VAZIOS


Mas, ai de vós, ricos! Porque tendes vossa consolação no mundo. – Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. – Ai de vós que rides agora, porque sereis reduzidos ao pranto e às lágrimas. (SÃO LUCAS, 6:24-25).

Jesus, o mestre dos mestres, chamava a atenção das pessoas com alegorias que estimulavam um mergulho na reflexão para convertê-las em sabedoria e em comportamentos saudáveis que podem ser carregados eternamente por aqueles que aprendem a desfrutar das suas palavras.
Já é sabido que a posição financeira no mundo é transitória e que a verdadeira posse são os bens do espírito. Esses são os verdadeiros, são os que a ferrugem e os vermes não devoram nem os ladrões roubam, conforme assinalaria o Cristo.
As palavras do Mestre precisam ser lançadas para estudar o campo íntimo. Buscar o entendimento baseado em comportamentos e ações é o meio mais seguro para entender Jesus.
O termo saciado parece bem interessante neste contexto. Saciado é aquele que está plenamente satisfeito, farto e sente que não precisa de mais nada. É aquele estado de conformismo orgulhoso de quem pensa que já sabe de tudo e que todo conhecimento novo pode ser descartado. Evoluir, mudar e transformar são termos obsoletos que o saciado não utiliza.
Por trás das palavras do Mestre está o alerta sobre o risco que corremos ao aceitar plenamente que as coisas como estão nos bastam. A satisfação que imobiliza e acomoda não estimula a persistência nem a ousadia, pelo contrário, induz à permanência e à limitação, gerando no futuro pranto e lágrimas.
É preciso que se lembre de que as palavras pranto e lágrimas não estão colocadas para ameaçar e sim para demonstrar que o acomodado será movimentado pela vida e este movimento, convite à renovação, constantemente interpretado como dor e sofrimento, é extremamente útil e necessário para as leis da evolução.
Aprendemos com a Doutrina Espírita que estamos em processo evolutivo. Isso quer dizer que estamos aprendendo a explorar nossos potenciais, que ainda temos muito caminho pela frente e precisamos nos lançar na vida. Este modo de pensar contraria e provoca aqueles que se dizem saciados.
Sentir-se completo e terminado pode resultar em desânimo, falta de mobilidade, provoca cansaço e tédio. “Já que sempre fazemos as mesmas coisas e do mesmo jeito, não encontramos ânimo e vontade”


revista DELFOS – Ano IX – Edição2 – nº34

BOM DIA!!



SEM MEDO DE MUDAR!


Todos os dias somos convidados a novos modos de fazer e interpretar.
A cada dia as pessoas mudam, amadurecem, a vida se transforma.
Por que precisamos analisar tudo sempre sob a mesma ótica?
Quando o vazio toma conta de nossa alma, pode ser que estejamos sendo provocados a analisar melhor nossos comportamentos.

Ao nos sentirmos sem direção, pode ser hora de buscar um novo estilo de convivência.
Novas amizades, um novo trabalho, um gênero novo de livro; parar e ouvir alguém, ajudar pode provocar em nós um novo olhar a nosso respeito.
Basta aceitar que estamos a caminho e não no destino final, é preciso colocar esta sensação em nosso próprio benefício buscando novos rumos e novos caminhos para nossa alma.



Seja Feliz!
Angel