sexta-feira, 12 de março de 2010

Por que as pessoas não conseguem mudar?


"Sois aqueles que vos
justificais
"

Lucas 16:15

Jesus sabia que as pessoas têm tendência de se "justificar", Temos o hábito de achar que somos acima da média, e para nos sentirmos assim procuramos minimizar nossos problemas. Mas não é o mesmo que enfrentá-los.

É muito difícil mudar o que não entendemos. Para mudar os padrões de pensamento e comportamento de uma vida inteira temos que nos conhecer e compreender.

Acho que nos conhecemos parcialmente, e pensar que já entendemos tudo o que é preciso sobre nós mesmos é como colocar um par de antolhos que dificultam o crescimento e a mudança. A principal razão pela qual as pessoas não conseguem mudar é que elas não compreendem a si mesmas o suficiente para percebe quando a mudança é necessária.

"Quando achamos que já chegamos, paramos de avançar."


Jesus o maior psicológo que já existiu

Mark W. Baker

RITUALISMO NO CENTRO ESPÍRITA?

Ritualismo. [De ritual+ismo] = conjunto de ritos. Apego excessivo a cerimônias ou formalidades, sem suficiente atenção ao significado que veiculam.

O espiritismo diminuiu ao máximo o ritual em suas práticas. É claro que sempre permanece algum, pois toda a atividade humana, que se repita periodicamente, tem de lançar mão de rituais. Por exemplo, o realizar-se uma reunião em dias e horas determinados da semana. Iniciá-la sempre com uma leitura preparatória e uma prece. Solicitar a presença dos amigos espirituais em seguida, quase que com as mesmas palavras. Ter sempre ao final ou início, uma mensagem de orientação do “guia” da reunião, terminar em horário predeterminado, com uma prece. Beber água fluidificada, após o encerramento dos trabalhos. Tudo isto caracteriza um conjunto de ritos, logo um ritual. É claro que não pode ser de outra forma, pois os rituais são parte da vida cotidiana. É só cada um analisar o que faz todo dia, desde o momento de acordar até o de dormir.
O que é condenável é o ritualismo, que valoriza mais a forma do que a essência.


A doutrina espírita condena às atitudes ritualísticas que configuram mera superstição como as seguintes:
  • Uso de roupas especiais para a reunião mediúnica.
    Alguns colocam roupas brancas por causa da vibração, o que é um absurdo, pois a vibração é um problema mental, e não da vestimenta. Pode se usar qualquer cor, em qualquer reunião espírita, sem que isso tenha influência no que ali se realiza.

  • Não cruzar pernas ou braços, em determinados momentos.
    Uma vez me justificaram este ritual como sendo para “evitar curto-circuito das energias magnéticas do corpo”, é uma justificativa inválida, pois se sofrêssemos danos psíquicos ou físicos, já estaríamos todos mortos ou aleijados. Não existe nenhum problema em cruzar os braços ou pernas durante o exercício mediúnico, a faculdade funcionará normalmente.

  • Tirar os sapatos para participar de uma reunião não é uma prática espírita. O uso do sapato não prejudica a comunicação dos espíritos.

  • Alimentação vegetariana e continência sexual, é lógico em nada influi no desempenho mediúnico, nem para melhor, nem para pior. Naturalmente se deve evitar bebidas alcoólicas no dia da reunião, por causa da ação prejudicial sobre o sistema nervoso, bem como o excesso de alimentação antes da reunião. Mas isto por motivos óbvios. Quanto ao sexo praticado entre os que se amam, e dentro da legalidade ética, como pode causar prejuízo a prática mediúnica?

  • Passes de “limpeza” antes e depois da reunião é perda tempo. No primeiro caso, a prece e a concentração, bem como o trabalho espiritual, já constituem fatores normais de “limpeza psíquica”, e quando alguém, após trabalhar em uma reunião mediúnica, necessite de “limpeza”, é que está com graves problemas obsessivos, ou a própria reunião.

  • Emitir grunhidos, gritos, ruídos, estalos de dedos, etc. são ritos desnecessários, que demonstram falta de educação mediúnica e denunciam a inferioridade do espírito comunicante.

  • Acender velas, usar incenso e imagens de santos, no centro espírita e na reunião mediúnica, é atentar contra os princípios doutrinários, pois tais acessórios não promovem espiritualidade nem tem nenhuma ação sobre os processos mediúnicos.

Quando o ritualismo se instala em qualquer movimento, a forma toma lugar do essencial, com prejuízos naturais. Jesus combateu os rituais supérfluos, tão comuns entre os seus contemporâneos, mas os cristãos os introduziram em suas práticas, criando cerimônias que primam pelo espetáculo, mas que são vazias de espiritualidade. O Consolador, revivendo os princípios evangélicos, condena e repele qualquer excesso ritualístico, para se manter o mais próximo possível da simplicidade do mestre e dos seus seguidores imediatos.

livro:

As faculdades Espirituais do Ser - Djalma Argollo

A mediunidade e alguns dos médiuns famosos.


Nos primórdios do Espiritismo:



          Leonora Piper

          • Laura, filha do juiz John Worth Edmonds (1816-1874) apresentou a faculdade psicofônica, conjugada à xenoglossia, ou seja, tendo o aparelho fonador dominado pelo espírito comunicante, falava em línguas que desconhecia totalmente, num espaço de uma hora, podia falar de nove a dez idiomas diferentes, “com segurança e facilidade de uma pessoa falando sua própria língua”

          • Leonora Piper (859-1950) foi a médium mais famosa de psicofonia, tendo sido estudada pelo Dr.Willian James. O primeiro médium a atrair uma sustentada atenção cientifica foi ela. Trabalhando através do transe vocal ou escrita automática, ela continuou a produzir comunicações verídicas que indicavam, em ultima analise, notáveis habilidades telepáticas ou clarividentes. Nenhum dos seus investigadores jamais encontrou motivos para duvidar de sua integridade.
          Na atualidade:

          • Divaldo Pereira Franco sobressai como o mais célebre médium psicofônico. Suas palestras, onde os conhecimentos de todas as áreas do saber humano fluem aos borbotões, numa velocidade vertiginosa, recheadas de citações, nome e datas, absolutamente precisos, todos estruturados em linguagem correta, onde não se encontra o menor erro de concordância ou pronuncia.

          • Na música: Maiave Valença, Terezinha Café e outros médiuns, já gravaram discos com musicas ditadas por espíritos cantores que eram ligados a musica popular brasileira, como Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues e tantos outros.

          • Na pintura: Luiz Gasparetto e José Alberto Lima Medrado e outros, estão na vanguarda da psicopictografia, realizando apresentações publicas pelo país e no exterior. Através deles pintores, Renoir, Pablo Picasso, Monet, e tantos outros.

          Todas as modalidades mediúnicas acima descritas, e muitas outras que deixamos de mencionar, tem por meta convidar o homem a prestar mais atenção a si próprio, como ser permanente, cuja destinação é muito mais abrangente e elástica no tempo do que a breve existência de alguns anos, vivida num organismo frágil e sem maiores recursos. A doutrina espírita emprega a mediunidade como ferramenta preciosa para a demonstração da imortalidade pessoal, trazendo de volta a alegria e a esperança aos corações destroçados pela separação da morte. É por isso que ela é, sem qualquer resquício de dúvida, o consolador prometido por Jesus Cristo.


          Livro:
          As faculdades Espirituais do ser.
          Djalma Argollo

          JOVEM ESPÍRITA

          A Juventude é uma fase da vida muito marcante. Nesta fase o cenário da vida se amplia, despertando nos jovens a ânsia de viver, de aproveitar tudo o que puderem. É a fase das fantasias, da alegria, do encantamento; mas também pode ser uma fase difícil para alguns. Do despertar da consciência para vida.
          Apesar da juventude ser cheia de sonhos e projetos, nem por isso deixa de aparecer os espinhos na estrada dos jovens.
          A vida traz mudanças incessantes, e essas mudanças passam de modo rápido, num ritmo alucinante ,que nem se tem tempo para que se possa entender o que está acontecendo.
          Novos padrões de conduta, novos hábitos, novos costumes; inspiram a atitude dos jovem.
          O jovem espírita não vive num deserto. Ao contrário, ele de uma forma ou de outra participa desta vida. Ele convive com outros jovens, não raro com outras idéias, outro objetivos, outra formação moral. Como deverá proceder se já conhece os postulados da Doutrina?
          Bem, ele sabe que o espiritismo não os proíbe de nada! Deixa por conta de seus adeptos a total responsabilidade de todos os seus atos.
          Mas diz claramente que a prática de certas ações insensatas, é apenas sementeira de lágrimas no futuro. A violação consciente as leis morais sempre gera sofrimento.
          É o que se vê dos que andam por ai, desavisados das realidades espirituais. Assim só pratica semelhantes desatinos quem deseja sofrer, o que não tem lógica. Nossa responsabilidade, tem a medida do conhecimento que temos das leis de Deus.
          Sabendo então, o que melhor lhe convém, o jovem espírita, tudo fará por assumir uma posição de equilíbrio e uma conduta pautada pelos ensinos de Jesus. Com o desejo de ser um homem de bem.

          O SEMEADOR/2009

          MENSAGEM


          Os espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abri os olhos aos cegos.

          Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

          As grandes vozes do céu, ressoam como o toque da trombeta, e os coros dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos ao divino concerto: que vossas mãos tomem a lira, que vossas vozes se unam e, num hino sagrado se estendam e vibrem, de um extremo do Universo ao outro.

          Homens, irmãos amados, estamos juntos de vós. Amai-vos também uns aos outros e dizei, do fundo de vosso coração, fazendo a vontade do Pai que está no céu: "Senhor! Senhor!" e podereis entrar no Reino dos Céus.


          O Espírito da Verdade


          Evangelho Segundo Espiritismo

          nota: A instrução acima, transmitida por via mediúnica, resume ao mesmo tempo o verdadeiro caráter do Espiritismo e o objetivo desta obra.