segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

BOM DIA!

A ESPERA DA FELICIDADE
CADA MOMENTO DA VIDA É ÚNICO E NÃO VOLTARÁ A OCORRER.
SE ESPERAS QUE A VIDA LHE TRAGA A FELICIDADE, SAIBA QUE VOCÊ JA DEVE TER DEIXADO DE APROVEITAR MUITOS MOMENTOS FELIZES!
A VIDA NÃO É PARA SER UM MAR DE ROSA OU UM LINDO JARDIM ENCANTADO.
É UMA GRANDE ESCOLA, ALTERNANDO LIÇÕES, PROVAS E COMEMORAÇÕES.
SE CONSCIENTIZE DISSO!
O SEU MELHOR MOMENTO É AGORA, APROVEITE-O!

A VIDA É UMA RÁPIDA PASSAGEM, QUE DEVE ASSINALAR A SUA PRESENÇA COM RASTRO DE ALEGRIA E AMOR.

MUITA LUZ EM SEU CORAÇÃO!

ABRAÇO
ANGEL

VIDA ESPÍRITA

Uma vida espírita preenchida de atividades vinculadas à prática numa instituição espírita não é garantia de uma vida produtiva nem feliz. A militância num determinado campo da vida não significa plenitude, mesmo em se tratando do serviço a favor do próximo. Cuidar do outro requer cuidar de si mesmo, alimentando a própria alma com ricas experiências comuns da vida humana.
As limitações impostas pelos vínculos religiosos devem ser percebidas e avaliadas pelo praticante espírita.
A consciência coletiva de um grupo religioso pode ser limitante à criatividade e ao crescimento pessoal. Da mesma forma, submeter-se a líderes carismáticos, que atendem a anseios coletivos, não atentos à individualidade de cada ser humano, também pode ser um outro fator limitador.
Adotar o Espiritismo como religião não deve significar a obrigatoriedade de uma militância ou de trabalhar num Centro Espírita, mas a aquisição da consciência da realidade espiritual e da condição pessoal de ser um espírito em evolução. Quando uma pessoa se diz espírita, é comum se perguntar qual a instituição que ela frequenta. Isso cria a falsa impressão de que os espíritas vivem e devem estar vinculados a um Centro Espírita.
O Espiritismo não é apenas aquilo que se pratica num Centro Espírita. Seus ensinamentos promovem, quando apreendidos de forma séria e madura, um novo olhar do indivíduo a respeito de si mesmo, do mundo e da Vida. Isso
não significa uma alienação da vida material, mas um melhor aproveitamento das experiências nela vividas.
A vida, com o olhar promovido pela integração dos conteúdos da Doutrina Espírita, torna-se mais suave, mais amena e, de alguma forma, mais leve. A vida no corpo deixa de ser penosa experiência para aqueles que sofrem, para se tornar um breve período de aprendizado. Isso não decorre da aceitação simples de dogmas ou da crença de que suas boas ações serão premiadas no Além, mas pela consciência plena da responsabilidade pessoal pelo próprio destino, inserida no conhecimento espírita.
Uma vida plena, com trabalho, lazer, dedicação à família, respeito aos mais velhos, cuidados com o meio ambiente, participação política, prosperidade material, conhecimento intelectual, compaixão para com o outro, alegria, dentre outras características pertinentes à vida sadia, correspondem aos objetivos da vida humana, segundo o Espiritismo.
Eliminar o medo do futuro e do desconhecido, tornar a pessoa autoconsciente de sua determinação divina, promover a paz interior, viver de forma alegre e saudável, são propostas do Espiritismo que, quando bem compreendido, favorecem a plenitude no viver.
Ser espírita não significa apenas adotar uma postura cordata diante da vida, acomodando-se a pequenas conquistas, muito embora importantes, no campo da educação doméstica. A insatisfação quanto à injustiça, a ignorância e a miséria humanas devem permanecer na consciência de todos que adentrem o Espiritismo. O processo de transformação assinalado pelo Espiritismo como fundamental a todo espírita, inclui, além de seu próprio mundo interno, sua participação na construção de uma sociedade mais equilibrada e harmônica.
Não basta ele sozinho se transformar interiormente, sem uma efetiva participação nas mudanças que a sociedade requer. Sua consciência de cidadão, pertencente ao mundo, deve alertá-lo quanto ao seu papel social.
Uma religião que aliene o ser humano de seu mundo, excluindo-o de sua efetiva participação nas transformações necessárias, contribui para sua sonegação da solidariedade.
O espírita é alguém lúcido, consciente de suas responsabilidades e agente permanente da melhoria do meio em que vive, tanto quanto de si mesmo.
Sua luta é a favor da paz, do esclarecimento e da iluminação das pessoas à sua volta, como parte do processo em que ele próprio se transforma.
Sua compreensão a respeito do sentido e significado da vida, considerando sua estadia no corpo como passagem temporária, se amplia, tornando-o responsável indireto pelo destino pessoal e coletivo.
Mito pessoal e destino Humano
Adenáuer Novaes

REFLEXÃO

O Desânimo
Tóxico imobilizador, o desânimo se insinua suavemente, dominando as reservas da coragem e submetendo o combatente à sua ação perturbadora.
Instala-se, a pouco e pouco, inspirando pessimismo e malestar, que se agrava, qual invasor que conquista passo a passo os espaços abandonados à sua frente.
O desânimo é inimigo covarde que ceifa mais vidas do que o câncer, pelos resultados que logra na economia do comportamento humano.
*
Quando sintas a insinuação do desânimo, ciciando-te falsos motivos para que abandones a peleja, ou a postergues, ou a desconsideres, tem cuidado.
Usa a razão e expulsa-o da casa mental.
Às vezes se te apresenta na condição de mágoa defluente de qualquer incompreensão sofrida e, noutras ocasiões, em forma de exaustão de forças, que deves superar, mediante mudança de atitude mental e de atividade física.
A marcha do tempo é inexorável.
De qualquer forma, as horas se sucedem.
Utiliza-as de maneira condigna, mesmo que, a peso de sacrifícios.
Quando transponhas a barreira da dificuldade, constatarás a vantagem de haver perseverado, descobrindo-te rico de paz, face aos tesouros de amor e realização que adquiriste.
Motivo algum deve servir de apoio para o desânimo.
Tudo, na vida, constitui convite para o avanço e a conquista de valores, na harmonia e na glória do bem.

Divaldo Pereira Franco - Episódios Diários - Pelo Espírito Joanna de Ângelis

DIANTE DO CARMA

Filhos, não agraveis o próprio carma com as vossas reações intempestivas diante do sofrimento. Carregai, com resignação e coragem, o fardo que vos pesa, não reagindo com desespero quando a prova que faceais fuja ao vosso controle.
Ninguém pode evitar as consequências de se viver num mundo de acerbas dificuldades espirituais, mas a vossa postura perante os acontecimentos que naturalmente se desencadeiam pode, sem dúvida, minimizá-los em seus efeitos.
Anulai, com a vossa atitude de serenidade, o drástico das provações que, com base no vosso descontrole emocional, podem se complicar por tempo indefinido, exigindo de vós maior cota de lágrimas para que se equacionem.
Dentro da situação de relativo desconforto em que vos encontreis, refleti que, em verdade, se a Lei Divina se vos aplicasse com todo o vigor, estaríeis, por justiça, em quadros de padecimentos inimagináveis.
O problema cármico do homem, por ação da Infinita Misericórdia, está sempre aquém de suas reais necessidades de reajuste.
Seja, assim, qual for o obstáculo que estejais enfrentando, em meio às surpresas desagradáveis que vos acometem em vosso relacionamento uns com os outros, predisponde-vos ao perdão e não enveredeis por caminhos que não vos conduzam à compreensão e à plena aceitação dos reveses.
Sob os auspícios da fé, qualquer carma se atenua. A dor, dependendo da opção que façais, tanto vos pode impulsionar o espírito no rumo de incontida ascensão, quanto endereçá-lo às profundezas abissais do infortúnio.
Filhos, tomai consciência de vossas limitações e submetei-vos à prova, sem, contudo, valorizá-la em demasia. Na razão de vossas possibilidades, esquecei-a nas tarefas de amor aos semelhantes, porque quem concede excessivo tempo à dor sofre mais do que lhe impõe o próprio sofrimento.
As sementes do bem constituem-se em grãos de crescimento imediato, ocupando, em vossa lavoura íntima, a gleba onde, até então, reinavam, soberanos, apenas os acúleos do mal.

A CORAGEM DA FÉ
BEZERRA DE MENEZES

SENTIDO DA VIDA

O sentido da vida que o ser possui quando encarnado não difere do que ele deve ter após o desencarne. A mudança de estado é apenas circunstancial, só diz respeito ao gênero de experiências que viverá, pois os objetivos continuam os mesmos. No corpo ou fora dele, o sentido da vida é o encontro consigo mesmo, naquilo que Deus objetivou, isto é, através do encontro com Ele, o ser humano se encontrará consigo mesmo. Descobrir-se-á a cada dia e em cada experiência vivida.
Ninguém poderá fugir dessa inexorável viagem ao mundo interno, obrigatoriamente passando pela vivência no externo. É essa dialética que deve ser compreendida.
Tudo passa pelos dois pólos da vida. Uma vida rica é uma vida produtiva, preenchida de realizações nas diversas dimensões existenciais.

Adenáuer Novaes
Mito Pessoal e Destino Humano