terça-feira, 26 de outubro de 2010

BOM DIA!

VERDADE: Conquista pela busca individual, e o exemplo que se dá ao encontrá-la.

BONDADE: Conquista do entendimento, todos merecem a nossa compreensão e nosso carinho pelo simples motivo de que se encontram na mesma luta que nós.

JUSTIÇA: a junção da verdade e dá bondade, se pratica a justiça realmente justa. Recebendo o que merecemos por aquilo que damos.

AMOR: verdade+bondade+justiça

O caminho para essas conquistas, é o caminho que Jesus nos mostrou!
Que nós possamos ter em nossas mentes e nossos corações esses ideais que nos levarão a iluminação da nossa alma, resplandecendo em nossos atos e palavras a nossa origem divina, pela qual somos assim reconhecidos:
 FILHOS DE DEUS!

Um dia iluminado!
Abraço fraterno
Angel

FRACASSO DOS MÉDIUNS


Saem milhares de mensageiros aptos para o serviço, mas são muito raros os que triunfam. Alguns conseguem execução parcial da tarefa, outros muitos fracassam de todo.
O serviço legítimo não é fantasia. É esforço sem o qual a obra não pode aparecer nem prevalecer. Longas fileiras de médiuns e doutrinadores para o mundo carnal partem daqui, com as necessárias instruções, porque os benfeitores da Espiritualidade Superior, para intensificarem a redenção humana, precisam de renúncia e de altruísmo. Quando os mensageiros se esquecem do espírito missionário e da dedicação aos semelhantes, costumam transformar-se em instrumentos inúteis. Há médiuns e mediunidade, doutrinadores e doutrina,como existem a enxada e os trabalhadores. Pode a enxada ser excelente, mas, se falta espírito de serviço no cultivador, o ganho da enxada será inevitavelmente a ferrugem. Assim acontece com as faculdades psíquicas e com os grandes conhecimentos. A expressão mediúnica pode ser riquíssima; entretanto, se o dono não consegue olhar além dos interesses próprios, fracassará fatalmente na tarefa que lhe foi conferida. Acredite, meu caro, que todo trabalho construtivo tem as batalhas que lhe dizem respeito. São muito escassos os servidores que toleram as dificuldades e reveses das linhas de frente. Esmagadora percentagem permanece à distância do fogo forte.
Trabalhadores sem conta recuam quando a tarefa abre oportunidades mais valiosas.

Casos de mediuns que fracassaram:

1º Caso: Comercialização da Mediunidade
"Agarrei ao interesse inferior e fixei meu ponto de vista. Ficaria definitivamente por conta dos consulentes. Arbitrei o preço das consultas com bonificações especiais aos pobres e desvalidos da sorte, e meu consultório encheu-se de gente. Interesse enorme foi despertado entre os que desejavam melhoras físicas e solução de negócios materiais. Grande número de famílias abastadas tomou-me por conselheiro habitual, para todos os problemas da vida. As lições de espiritualidade Superior, a confraternização amiga, o serviço redentor do Evangelho e as preleções dos hemisférios divinos ficaram a distância. Não mais a escola da virtude, do amor fraternal, da edificação superior e sim a consulta comercial, as ligações humanas legais ou criminosas, os caprichos apaixonados, os casos de polícia e todo um cortejo de misérias da humanidade, em suas experiências menos dignas. Transformara-se completamente a paisagem espiritual que me rodeava. À força de me cercar de pessoas criminosas, por questões de ganho sistemático, as baixas correntes mentais dos inquietos clientes encarceraram-me em sombria cadeia psíquica. Cheguei ao crime de zombar do Evangelho de Nosso Senhor Jesus, esquecido de que os negócios delituosos dos homens de consciência viciada contam igualmente com entidades perniciosas, que se interessam por eles nos planos invisíveis. E transformei a mediunidade em fonte de palpites materiais e baixos avisos.
-A meu ver, você enganou-se também, como tantos de nós.
Acelino, porém, enxugou o pranto e respondeu:
— Não fui homicida nem ladrão vulgar, não mantive o propósito íntimo de ferir ninguém, nem desrespeitei alheio lares, mas, indo aos círculos carnais para servir às criaturas de Deus, nossos irmãos, auxiliando no crescimento espiritual com Jesus, apenas fiz viciados da crença religiosa e delinquentes ocultos, mutilados da fé e aleijados do pensamento. Não tenho desculpas, porque estava esclarecido, não tenho perdão, porque não me faltou assistência divina".
"E, depois de longa pausa, concluiu gravemente:
— Podem avaliar a extensão da minha culpa?"

2º caso: Dona da Razão
"Fomos ao círculo carnal para construir com Jesus, mas caímos na tolice de acreditar que andávamos pela Terra para discutir nossos caprichos. Não executei minha tarefa mediúnica, em virtude da irritação que me dominou, dada a indiferença dos meus familiares pelos serviços espirituais. Nossos instrutores, aqui, muito me recomendaram, antes, que para bem ensinar é necessário exemplificar melhor. Entretanto, por minha desventura, tudo esqueci no trabalho temporário da Terra. Se meu marido fazia ponderações, eu criava refutações. Não suportava qualquer parecer contrário ao meu ponto de vista, em matéria de crença, incapaz de perceber a vaidade e a tolice dos meus gestos. Das irreflexões nasceu minha perda última, na qual agravei, de muito, as responsabilidades. Quase mensalmente, Joaquim e eu nos empenhávamos em discussões e então trocávamos apenas os insultos contundentes, mas também os fluidos venenosos, segregados por nossa mente rebelde e enfermiça. Entre os conflitos e suas consequências, passei o tempo inutilizada para qualquer trabalho de elevação espiritual".


Para trabalharmos com eficiência,é preciso saber calar, antes de tudo. Teríam atendido perfeitamente os deveres, se tivéssem usado todas as receitas de obediência e otimismo que forneceram aos outros. Aconselhar é sempre útil, mas aconselhar excessivamente pode traduzir esquecimentos de nossas obrigações.


3º caso: Dúvidas e desconfianças
"Preparei-me o bastante para resgatar antigos débitos e efetuar edificações novas; contudo, não vigiei como se impunha. O chamamento ao serviço ressoou no tempo próprio, orientando-me o raciocínio a melhores esclarecimentos; nossos instrutores me proporcionavam os mais santos incentivos, mas desconfiei dos homens, dos desencarnados e até de mim mesma.
Nos estudiosos do plano físico, enxergava pessoas de má fé; nos irmãos invisíveis presumia encontrar apenas galhofeiros fantasiados de orientadores, e, em mim mesma, receava as tendências nocivas. Muitos amigos tinham conta de virtuosa, pelo rigorismo das minhas exigências; todavia, no fundo, eu não passava de enferma voluntária, carregada de aflições inúteis".

Na esfera carnal, o maior interesse da alma é a realização de algo útil para o bem de todos, com vistas ao Infinito e à Eternidade. Nesse mister, é indispensável contar com o assédio de todos os elementos contrários.Ironias da ignorância, ataques da insensatez, sugestões inferiores da nossa própria animalidade surgirão, com certeza, no caminho de todo trabalhador fiel. São circunstâncias lógicas e fatais do serviço, porque não vamos ao mundo psíquico para descanso injustificável, mas para lutar pela nossa melhoria, a despeito de todo impedimento fortuito.

Os mensageiros
Chico Xavier
Espírito André Luiz

MELANCOLIA: SINTO UMA TRISTEZA PROFUNDA!

O que passamos é sempre para uma reflexão mais profunda. Antes é preciso entender que somos regidos por leis divinas e perfeitas, que tudo concorre para a evolução das coisas.
E essas leis se encontram gravadas em nossa consciência.
As dores íntimas nos fere profundamente, mas dentro de nós está à chave para a compreensão e a solução desse sofrimento.
Hoje, você busca as pessoas para se ver livre dessa angústia, se apegando a elas, mas logo perceberá que somente você pode se autocurar. Busque entender seus conflitos íntimos. você pode transformar esse processo doloroso em crescimento e amadurecimento.
 É claro que gostaríamos de ser poupados dessas angústias interiores, mas sabemos que são consequências do passado que nós mesmos criamos.
O sofrimento que passamos é provocado por nossas concepções errôneas, nossas falsas verdades, a quebra das ilusões que criamos e insistimos em nos apegarmos, e quando ela não se completa na satisfação esperada, quando não condiz com as nossas expectativas, caimos na tristeza e na insatisfação, que parece infindável.
Não basta mudarmos o comportamento é preciso extinguir a causa que o provoca, só assim conseguiremos fazer essa mudança.
Não espere mudanças rápidas, isso é um exercício que levará tempo e esforço, pois precisamos nos despojar muitas vezes de anos de conduta e mentalidade errada a que nos habituamos.
Muitos nestes momentos aflitivos pensam em acabar com sua própria vida, mas os suicídas logo percebem a decepção, quando adentrar ao mundo espiritual; porque não podem fugir de si mesmo.
Os problemas da vida são os desafios que promovem nosso progresso espiritual.
O conhecimento de nós mesmo e o entendimento da vida é a luz que se acende para nossa alma que até então permanecia nas sombras da ilusão.
Temos tendências a culpar os outros e o mundo por nosso comportamento, nosso sentimento e nossas emoções desequilibradas, mas devemos assumir nossa responsabilidade e ver que a causa somos nós.
Somos responsáveis pela nossa felicidade ou infelicidade.
O esforço a vontade de mudar, a autoconfiança depende essencialmente de cada um.
A compreensão espírita pode ajudar a ter uma nova visão da vida, e de você mesmo, libertando de velhos pensamentos destrutivos para pensamentos de renovação, de entendimento.
Mudar o nosso intímo é o caminho para ser feliz, e aquele que desenvolve a confiança plena em Deus, supera suas dificuldades e alcança a tranquilidade pois aceita todos os fatos que contribuem para o seu crescimento espiritual.
Angel

ESPIRITUALIZAÇÃO


Vários Caminhos
Por vários caminhos se pode atingir a espiritualização individual; cada corrente de pensamento doutrinário ou iniciático trata do assunto, sugerindo processos invariavelmente complicados, mas dados sempre como infalíveis conquanto sejam, todos eles, na realidade, simplesmente aleatórios; somente a vida, em si mesma, com suas provas e sofrimentos de toda sorte vai, aos poucos, com o perpassar do tempo, desbastando o matagal dos defeitos e das paixões, cortando arestas, burilando a estátua humana até que o Espírito surja, renovado e puro, ante os olhos compassivos e amorosos do Criador Divino.

1-Renovação do Sentimento
Porém, do ponto de vista de realizações possíveis, o processo mais viável e seguro de se atingir esse alto escopo é, ainda e sempre, aquele que o Evangelho aponta: a renovação dos sentimentos para se obter, como consequência, a purificação de pensamentos e atos; em seguida, a conquista de virtudes morais que faltam a todos os seres humanos nos graus inferiores da evolução; e, por último, a busca do Reino de Deus, pelo uso e pela exemplificação dessas virtudes no campo da vida social.

A renovação de sentimentos é problema árduo e exige, para sua solução, o estabelecimento de regras de conduta, o emprego constante da vontade e o auxílio das entidades espirituais protetoras, que jamais abandonam o caminheiro na sua jornada de sacrifícios e de provas.

2- Combate ao vícios
Como não pode haver pureza espiritual em corpo poluído, é necessário, antes de mais nada, combater os vícios mais comuns, como sejam, o fumo, o alcoolismo, o jogo, a glutonaria; depois as paixões mais generalizadas como a sensualidade, a avareza, a brutalidade, etc., como ainda os defeitos morais: orgulho, egoísmo, hipocrisia, maledicência, etc., travando contra eles luta tenaz e porfiada.

Tudo isso retarda a ascensão do Espírito e o mantém acorrentado a si mesmo na sua baixa expressão de animalidade. Se o orgulho promove a separação entre os homens, os vícios os rebaixam, a sensualidade os prende cada vez mais às coisas de ordem material e grosseiras: nenhum progresso espiritual é possível enquanto tais defeitos dominarem os homens.

Para se obter a pureza do corpo físico é necessário, antes de mais nada, combater os vícios referidos e eliminar todo e qualquer outro mau costume que se possua, mantendo o corpo em perfeitas condições de higiene, harmonia e força, para o desempenho das funções orgânicas; reduzir a alimentação, que deve ser frugal e simples, porém completa, contendo todos os alimentos básicos que a ciência já classificou.
3 - Definição das virtudes que deseja
Iniciada esta luta, seja no grau que for, ou melhor, com a intensidade e energia que for possível, estará o adepto ingressando firmemente no caminho da purificação de corpo e espírito; a partir daí, resta perseverar firmemente, praticando as virtudes que deseja conquistar, amando a Deus e servindo ao próximo, de acordo com um programa de uso pessoal, previamente organizado e, sempre que possível, sob a orientação de instrutores competentes, encarnados ou desencarnados.

Desta forma e com segurança irá ele, aos poucos alterando seus sentimentos e, em consequência, seus pensamentos e atos. Toda sua vida mudará e novos horizontes se abrirão à sua frente mostrando-lhe um futuro espiritual promissor.

4 - Alcançar a mudança em todos os âmbitos
Este grandioso esforço de auto-espiritualização, na realidade, se efetua em três setores de atividade distintos e complementares, a saber: no interno individual, no ambiente familiar e na sociedade.

5 - Ser Exemplo ao demais
Em todos eles o Espírito deve dar testemunho dessa sua renovação moral, como membro que fica sendo dessa grande legião de operários humildes, mas decididos e conscientes, que, sob as ordens do Cristo planetário trabalham devotadamente pela redenção do mundo.

Não é, pois, tão fácil e isento de responsabilidades e sacrifícios ostentar o título de espírita verdadeiro...

Grupo Renascer

REFLEXÃO:

 
Grupo Renascer