quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BOM DIA!

Aproveite os dias!
Lembre-se:

*Que deve retirar de cada experiência, algo de bom e útil para você.
*Tudo que nos acontece, pode ser repetido ou não, dependendo de nossa vontade.
*Faça o bem que puder, a qualquer pessoa que surja no seu caminho.
*Não fique preso ao passado, pois o presente é o momento mais importante; porque é nele que você pode modificar o passado e construir para o futuro.

A vida é uma dádiva. Uma escola maravilhosa, no qual aqueles que se aplicam no seu aprendizado, atingem mais rápidamente a felicidade que todos almejam.

Abraço Fraterno
Angel

A MEDIUNIDADE E OS CIENTISTAS

Se os fenômenos espiritistas se limitassem ao círculo de seus seguidores, a opinião geral poderia ver neles simples artigos de fé, sem maiores consequências de interesse geral.
Mas na verdade é que esses fenômenos se multiplicaram, numa sucessão sempre audaz e desafiadora.
O expediente de proibições e excomunhões se tornaria ineficaz, desacreditado e ingênuo diante da avalanche de fenômenos variados: vozes misteriosas, contato de mãos invisíveis, materializações de espíritos, escritas diretas, aparições de espíritos familiares, revelações de uma vida superior e mais bela, atestando a inquestionável sobrevivência da alma.
Era natural que, em face do volume de tantos fatos, a sociedade requisitasse o exame consciencioso de seus sábios e cientistas.
Então os cientistas, acossados por todos os lados, descruzaram os braços e se puseram a campo para uma investigação rigorosa e fria.
A ciência, representada por um grupo de personalidades sérias e refratárias a imposições religiosas, foi chamada a depor.
E depôs de tal forma, que o Espiritismo foi, por assim dizer,
fotografado, pesado e medido.

O ESPIRITISMO
O fenômeno mediúnico é uma ocorrência tão antiga quanto o homem.
Por ser a mediunidade uma faculdade inerente ao ser humano tem se manifestado em todas as épocas, ocasionando espanto, respeito e manifestações religiosas.
Porém, somente a partir do século passado, com estudos sérios realizados pelo prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail os fenômenos de efeitos físicos e inteligentes foram observados em detalhes e tiradas as conclusões necessárias, formando-se então um corpo de Doutrina – O Espiritismo.
O Espiritismo é uma Doutrina nascida da observação e fruto da revelação dos Espíritos Superiores, tem sido codificado de 1857 a 1868.

CLASSIFICAÇÃ0 DOS FENÔMENOS MEDIÚNICOS
O Espiritismo divide os fenômenos mediúnicos em: Efeitos Físicos ou objetivos e Efeitos Intelectuais ou subjetivos



EFEITOS FÍSICOS OU OBJETIVOS:
1. Materialização
2. Transfiguração
3. Levitação
4. Transporte
5. Bilocação
6. Voz direta
7. Escrita direta
8. Tiptologia
9. Sematologia

EFEITOS INTELECTUAIS OU SUBJETIVOS
1. Inspiração
2. Intuição
3. Percepção
4. Vidência
5. Audiência
6. Psicometria
7. Desdobramento
8. Psicografia
9. Psicofonia

ESPIRITISMO E METAPSÍQUICA
A ciência oficial não admitiu de pronto as verdades reveladas pelos Espíritos.
Formaram-se inúmeras associações, sociedades e comissões com o ideal de desmascarar as tais verdades, todavia, quanto mais se estudava, mais aumentava o número dos adeptos.
Muitos homens de ciência convenceram-se a respeito da autenticidade dos fenômenos, entre eles o fisiologista francês Charles Richet.
Conjuntamente com o Dr. Geley e o Prof. Meyer fundaram em Paris, o “Instituto Metapsíquico Internacional”, sendo Charles Richet designado como presidente.
A Metapsíquica trata do estudo dos fenômenos psíquicos anormais, como a telepatia, a clarividência, a dupla visão, materializações, etc.
Em 1922, Charles Richet apresentou à academia de ciências o “Tratado de Metapsíquica”.

CLASSIFICAÇÃO DOS FENÔMENOS METAPSÍQUICOS
A metapsíquica se divide em: Fenômenos objetivos e Subjetivos.

METAPSÍQUICA OBJETIVA: Fenômenos objetivos se dividem em:
  • TELECINESIA: Uma ação mecânica, sem atuação, sem contato sobre objetos ou pessoas (Raps, levitação, movimentação de mesas, escrita direta, transporte de objetos, casas assombradas, etc).
  • ECTOPLASMIA: Formação de objetos diversos, parecem sair do corpo humano e tomam aparência material e são tangíveis (materializações de objetos e seres com aparência dos que já viveram na Terra, etc).
Trata de fenômenos materiais que a mecânica conhecida não explica. Tudo realidade tangível, acessível aos nossos sentidos.

METAPSÍQUICA SUBJETIVA
  • CRIPTESTESIA: Estudo da faculdade de conhecimento diferente das faculdades sensoriais normais de conhecimento. Trata de fenômenos mentais, sensibilidades ocultas, percepções desconhecidas (telepatia, clarividência, clariaudiência, xenoglossia, escrita automática, etc).
Charles Richet foi considerado comprometido com o Espiritismo e os estudiosos da época passaram a considerar a Metapsíquica como sendo a parte científica da sua doutrina.
Numa conferência na Universidade de Sorbone, ele se declarou simpatizante da Doutrina Espírita, o que foi o suficiente para que seus seguidores, entre eles Thouless e Wiesner e Rhine, abominassem seu trabalho e, sob influência da escola metapsiquista alemã, propusessem a substituição da Metapsíquica, para eles comprometida com uma doutrina religiosa.

ESPIRITISMO E PARAPSICOLOGIA
Os fundadores da parapsicologia foram Robert Henry Thouless, B. P. Wiesner e Joseph Banks Rhine.
Em torno de 1930 eles iniciaram os estudos que vieram desembocar na estruturação de um novo ramo da ciência preocupada em estudar os fenômenos chamados inabituais.
Enquanto o método da Metapsíquica se baseava no aspecto qualitativo do fenômeno e no testemunho pessoal dos que presenciavam os mesmos, a Parapsicologia introduziu o método quantitativo.

O MÉTODO
O método quantitativo, procura estabelecer um meio de fazer que os fenômenos se reproduzam sob determinadas condições. O Método quantitativo busca seguir os padrões utilizados na metodologia cientifica.
A metodologia científica serve-se de métodos que possam ser testados, repetidos e confirmados.
Na metodologia científica deve ser descoberto a causa e a lei que rege o objeto da investigação.
  • Fenômeno normal – é o que se enquadra no conjunto das leis conhecidas e aceitas que governam os processos naturais.
  • Fenômeno paranormal – Fenômeno inabitual, não se sabe e nem se domina as leis que o regem.
Todos os fenômenos paranormais denominam-se de PSI, embora nem todo fenômeno paranormal seja psíquico, podendo ocorrer sobre objetos e coisas que independem do psiquismo das pessoas envolvidas na ocorrência.

CLASSIFICAÇÃO DOS FENÔMENOS PARAPSICOLOGICOS
Os fenômenos PSI (paranormais) dividem-se em:
1 - PSI-Gama
2 - PSI-Kapa

1- PSI-GAMA (SUBJETIVOS)

São fenômenos subjetivos, que ocorrem na área intelectual do dotado.

Subdividem-se em: Telepatia, Clarividência e Post e Pré-cognição.
  • Telepatia: Comunicação direta de uma mente com outra;
  • Clarividência: Percepção dos fatos do mundo físico independentes do uso dos sentidos fisiológicos normais;
  • Post e Pré-cognição: Conhecimento imediato de fatos já acontecidos ou por acontecer; sem nenhuma informação prévia, direta ou indireta.
2 - PSI-KAPA (OBJETIVOS)
São fenômenos objetivos, materiais, são os fenômenos de psiconesia.PSI-THETA (ESPIRITUAIS)
Atualmente alguns pesquisadores tendem a admitir uma terceira categoria de fenômenos PSI, oriundos de mentes de seres incorpóreos.

PARAPSICOLOGIA E SUA CORRENTES
CORRENTE RUSSA: Eminentemente materialista dialética, todos os fenômenos são explicados pela matéria. O conceito espiritual é inteiramente colocado de lado, o conceito metafísico é negado.

CORRENTE NORTE-AMERICANA: Admitem que certos fenômenos são produzidos por agentes especiais que vivem em dimensões diferentes da nossa depois de terem vivido aqui.

CORRENTE FRANCESA: Mistura conceitos sobrenaturais com milagres, é a corrente católica da parapsicologia. Surgiu sem o interesse da investigação, mas sim para confundir e atacar o espiritismo.

A parapsicologia já esta sendo substituída por outras ciências, que dão uma visão mais abrangente, tais como:
  • PSICOBIOFÍSICA,
  • PSICOTRÔNICA,
A materialização de um espírito (conceito metafísico), hoje descrito pela ciência é assim:


“Forma assumida pelo bioplasma sob a ação de campos estéreo bio-energéticos oriundos de um domínio informacional remanescente de uma pessoa já falecida”.

Mediunidade sem preconceito

PENSAMENTO

"Com a reencarnação o homem é um ser nobre, imortal, evoluindo para um fim divinamente glorioso.
Sem ela é apenas um pedaço de palha, arrastado pela corrente das circunstância do acaso, irresponsáveis pelo seu caráter, por suas ações, por seu destino.
Com ela pode encarar o futuro, cheio de promissoras esperanças, por mais humilde que seja hoje o seu lugar na evolução; porque esta é a escada que conduz à divindade, e a conquista do vértice é apenas uma questão de tempo. Excluindo a reencarnação das suas crenças, o mundo moderno arrebatou de Deus a sua justiça e ao homem a sua esperança"

Autora de diversos e notáveis livros,
entre os quais o  A Sabedoria Antiga"

ESCOLA DA VIDA

Não existem maridos e esposas, pais e filhos, dirigentes e dirigidos, amigos e parentes. Somos todos professores e alunos, partilhando a mesma Escola da Vida, aprendendo uns com os outros.
Os papéis que representamos na atual encarnação são aspectos passageiros da personalidade humana, que ocultam a nossa essência verdadeira.
Se pudermos enxergar o que há por trás dessa máscara transitória, aí então compreenderemos a razão de nossos relacionamentos, encontros, reencontros e desencontros; e descobriremos seu significado real.
Nossas necessidades de ascensão evolutiva atraem para nossas vidas indivíduos que têm interiormente fragmentos de lições ou de advertências que precisamos assimilar.
Nossos traços de personalidade são caracterizados pela forma costumeira através da qual percebemos o meio ambiente e a nós mesmos, assim como pela nossa habitual maneira de nos comportar e reagir diante do mundo.
O caráter distintivo das pessoas é um produto complexo das influências do meio em que viveram desde os primeiros dias como bebê (em alguns casos, mesmo antes, no próprio ventre materno) somado às predisposições inatas (resultado de vidas pretéritas).
Ninguém escolhe ter um temperamento complicado intencionalmente.
Quem buscaria, de propósito, edificar para si uma personalidade hipersensível, obsessivo-compulsiva, narcisista, possessivo- agressiva, superdependente, maníaco-depressiva, excessivamente ansiosa ou obcecada por detalhes?
Precisamos compreender e respeitar as dificuldades de mudança das criaturas. Mudar implica longo processo de “demolição / reconstrução”.
Não se trata apenas de escutar certas regras de conduta, mas sim de desembaraçar-se de outras tantas acumuladas nas noites do tempo.
Portanto, com que direito decidimos o que está certo ou errado e impomos isso a alguém?
Muitos de nós temos o habito de dar “lições de moral” aos outros. Na vida, cabe-nos tão só, promover diálogos fraternos de ajuda mútua; encontros sinceros de alma para alma.

Conviver e Melhorar
Francisco do Espírito Santo Neto.

CRÍTICAS NECESSÁRIAS A FELICIDADE.

É princípio fundamental de quem deseja a felicidade ser crítico dos próprios pensamentos, ideias, palavras, sentimentos e atos.
Nenhuma felicidade sobrevive a um estado externo constante de alegria sem aproveitar a profundidade dos momentos de tristeza.
A busca pela própria felicidade, por ser um conjunto de ações pessoais e, muitas vezes, solitárias; pode favorecer o egocentrismo e a vaidade.
Procure sempre estar saindo de seu próprio casulo para o contato com o mundo e, por vezes, com aquilo que lhe parecer aversivo.
Uma vida feliz é também saber receber bem as críticas, analisando o sentido que têm e em que lhe incomodam.
Quando uma ideia ou ato de alguém nos incomoda e provoca algum tipo de alteração emocional, por mais sutil que seja, é sinal de que há algo em nós relacionado com o que ocorreu que necessita de reflexão.
Na busca da felicidade, o caminho de todos é uma estrada, um percurso, uma trajetória para além do mundo.
Almeja-se algo vago e nem sempre bem definido.
Nessa estrada precisamos nos deter nos detalhes da viagem. A existência é um fluir constante.
As coisas não são tão difíceis ou complexas nem precisamos carregar culpas intermináveis.
A felicidade exige que estejamos sempre atentos à profundidade da busca. Ela não pode ser algo que se encontra na superfície.
A tentativa de agradar a todos pode nos levar a permanecer na superficialidade da vida.
Ser feliz não é, necessariamente, estar sempre alegre tentando ficar de bem com todos.
A felicidade pode nos levar a negar o mundo e algumas pessoas, caso contrário nos perderíamos no coletivo da sociedade.
Às vezes, precisaremos passar por algumas crises durante o processo de busca da felicidade. Elas serão pontos de avaliação do percurso.
Não devemos achar que não valeu a pena. Nem tudo está perdido quando reincidimos nos mesmos equívocos de antes.
O processo de maturação de uma personalidade saudável requer repetições de lições.Deveremos ter paciência conosco mesmos.
Ser feliz implica em ser capaz de conviver e saber explicar a própria vida sem que se faça malabarismos retóricos com as palavras.
É importante que, mesmo que tenhamos alcançado a felicidade, a coloquemos à prova na convivência com o que nos opõe.
A felicidade é um ato isolado e coletivo ao mesmo tempo. Uma vida feliz é uma vida com obstáculos, sacrifícios, emoções, lágrimas, alegrias e ricas experiências de amor.

Felicidade sem Culpa
Adenáuer Novaes