segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O amor verdadeiro


O amor, sentimento ainda incompreensível para nós, em seu verdadeiro significado, às vezes é confundido com ternura direcionada para alguém, carinho, desejo, sentimento de posse, dentre outros, fazendo com que a pessoa equivocada permaneça ligado ao que lhe fascina, como um inseto ao mel que o embriaga.
O amor dos Espíritos evoluídos é doação disciplina, desinteressada, sempre visando o bem geral. Nós que ainda nos arrastamos na periferia desse sentimento puro, mesclamos a pequena parcela que dele conquistamos com outros sentimentos menos felizes.
O amor que Jesus, nosso modelo, sente pela Humanidade, este sim, é o sentimento genuíno, o ápice da escala evolutiva. Todas as gradações abaixo dele são apenas tentativas de imitação; trilhas para o aperfeiçoamento. Caminhos para chegar a ele.


Reflexão e Vivência

Oi amigos;

Estou abrindo um novo tópico no blog para colocar uma pouco mais das minhas reflexões e vivências e dar um toque mais pessoal; compartilhando com vocês as dificuldades do aprendizado, as dúvidas que na realidade todos temos. Espero que vocês se identifiquem e que de alguma forma ajude-os a compreender o que é esta evolução terrena e que apesar da vida ser complexa, ainda é o maior presente ofertado a nós, seres espirituais em evolução.


Inicio com minhas reflexões passadas, as quais fui dissertando conforme o conteúdo da Escola de Aprendizes do Evangelho que cursei durante três anos (2006). Não colocarei em ordem cronológica, pois em alguns momentos escreverei sobre minhas vivências atuais.

Entendam que aqui estará relatado minhas reflexões da época, e possivelmente muitas coisas que pensava, acreditava e fazia mudou, ...mudou muito. 

Então, trago aqui o primeiro tema da escola sobre a HUMILDADE.

O que é ser verdadeiramente humilde?
É se rebaixar perante os outros?
É aceitar as situações impostas?
É se deixar ser pisado e humilhado?
É errado ter amor próprio ou devemos dar a outra face?
Não consigo definir exatamente o que é ser humilde. Escreverei minhas atitudes baseado no que eu entendo de ser humilde.

  • Procuro não me sentir melhor do que ninguém, porque todos somos iguais perante Deus.
  • Tento não desprezar ninguém, porque o mundo dá muitas voltas, e no futuro não sabemos se precisaremos daqueles que desprezamos.
  • Tento não revidar as ofensas que me fazem, mas confesso que é difícil não sentir uma ponta de satisfação quando vejo que o ofensor recebeu a lição de outra forma.
  • As vezes me antipatizo com as pessoas, sem ao menos conversar com elas; (acredito que deva ser por questões de vibrações diferentes), mas procuro deixar o canal aberto para desfazer a má impressão; mas se realmente não me simpatizar, sou educada, mas não forço uma amizade.
  • Tento seguir esse conselho: Não faça para os outros, aquilo que você não gostaria que lhe fizesse.
  • Quando percebo que errei, procuro um jeito de me desculpar.
Tento entender o que é ser humilde baseado em Jesus, nosso maior exemplo, mas confesso que não entendo quando diz que devemos dar a outra face, pois suas outras palavras dizem: Devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Se nos amamos devemos deixar que outros nos machuque?

Maio/2006


Olá Amigos!



Não importa ainda quanto falta para conseguirmos alcançá-la, 
mas ela há de chegar.

Ela deve chegar primeiro em nossos corações!

Que Jesus continue iluminando nossos caminhos e que tenhamos força de vontade e fé para segui-lo.

Feliz Ano Novo!

Que nossas esperanças sejam renovadas mais este ano.

Angel

Reflexão: O tamanho das Pessoas



Variam conforme o grau de envolvimento...

Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.


É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:


A amizade,
O respeito,
O carinho,
O zelo,
E até mesmo o amor.


Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você. E pequena quando desvia do assunto.


Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.


Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.


Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.


Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.

Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.


É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.


Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.

O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande...


...é a sua sensibilidade, sem tamanho...

William Shakespeare

A influência dos espíritos inferiores


Os espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações.
“A esse respeito sua influência é maior do que credes, porque, frequentemente, são eles que vos dirigem". L.E - 459

Eles descobrem nossas fraquezas e por ali que nos te atingem, alguns são ignorantes, que apenas se mantem próximo a nós transmitindo suas energias deletérias, mas existem os que são inteligentes e fazem tramas muito bem engenhadas até conseguir seu intento. Precisamos orar e vigiar, infelizmente sucumbimos na maioria das vezes pela insistência que nos atacam, mas Deus e os espíritos protetores estão a nos ajudar, afastando ou amenizando os intentos contra nós.

“Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiança em Deus, repelis a influência dos espíritos inferiores, e destruís o império que eles querem tomar sobre vós. Evitai escutar as sugestões dos espíritos que suscitam em vós os maus pensamentos sopram a discórdia entre vós e vos excitam todas as más paixões. Desconfiai, sobretudo, daqueles que exaltam vosso orgulho porque vos tomam por vossa fraqueza. Eis por que Jesus nos faz dizer na oração dominical:" Senhor! Não nos deixeis sucumbir à tentação, mas livrai-nos do mal. "