quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BOM DIA!


Se espera compreensão para os seus atos impensados, saiba que deve fazer o mesmo com aqueles que convive. Ninguém está isento de errar, não será você o juiz a condenar os atos falhos das pessoas. Antes disso, seja você o juiz de si mesmo. Hoje será mais um dia, para exercitar essa importante lição. Tenha paciência, pois o entendimento da vida, faz com que ela nos entenda!
Abraço fraterno da amiga de sempre!

MEDIUNIDADE: A TAREFA SOLICITADA.

No plano espiritual solicitamos a tarefa mediúnica para o melhor aproveitamento da existência terrena, com o propósito da evolução.
Utilizando-a  em nosso próprio benefício e aos outros companheiros; fazendo dela  um caminho de luz e de amor nas trevas desta jornada árdua.
Mas quando chegamos aqui, desistímos dessa missão; atarefados com peculariedades da manutenção da vida terrena, esquecemos da divina e nobre missão a que nos propomos, certos que de que saberíamos administrar nossa vida terrena com os projetos espirituais.
Mediunidade não é um lazer, não é acessório para ser usado quando se convem. Ser médium não é um título para se ostentar na vista dos outros. Mediunidade é tarefa assumida; relega-lá, é impedir a luz de brilhar na Terra que solicita o amparo e consolo da espiritualidade.
Por isso médiuns revejam seus objetivos, consultem sua consciência, e verá que ela te chama a assumir o posto que te espera. Mais do que comparecer a um trabalho mediúnico, é necessário se aprimorar nele, para que o cumpra com responsabilidade e consciência do que esta fazendo; e isso só é possível através de um estudo constante e aplicado.
Médiuns, a Terra os convoca!
Se faz necessário vossas presenças no trabalho laborioso de levar a luz e dissipar as trevas. Antes que sejam chamados de volta a pátria espiritual e verifiquem que desistiram da missão antes mesmo de começá-la, e que o trabalho foi adiado mais uma vez!
Angel

Diálogo dos companheiros na espiritualidade

E o seu trabalho com os médiuns junto à Crosta, como é que tem se desenrolado?
- Estamos indo, Inácio. Como você não desconhece, os progressos são lentos — tão lentos, que, por vezes, nos parecem inexistentes, mas vamos caminhando. A turma não quer estudar e assumir a tarefa com disciplina. Muitos começam e quase todos desistem...
- Querem colher antes de semear, não é?
- E semear antes de preparar o terreno...
- Não é mesmo fácil perseverar, ainda mais no mundo de hoje, que mete medo em qualquer candidato à reencarnação...
- Porém não existe alternativa; se você deseja escalar a montanha, não adianta ficar rodeando-a, concorda?...
E nem esperar, indefinidamente, melhor tempo para fazê-lo... Creio, Odilon, que talvez este tenha sido o nosso mérito, se é que algum mérito tivemos: embora conscientes de nossas imperfeições e mazelas, ousávamos fazer o que era preciso.
— Os médiuns, Inácio, acham que mediunidade corre por conta dos espíritos; quase nenhum quer ser parceiro ou sócio e entrar com a parte que lhe compete... Fazem uma série de alegações, quase todas sofismas, para justificar a sua falta de empenho e melhor adequação da instrumentalidade.
- O velho “fantasma” da dúvida...
- Dúvida que, conforme sabemos, persistirá em cada um, até que seja definitivamente afastada pela sua lucidez espiritual; é a dúvida que desafia o homem a caminhar... A certeza é o ponto final de jornada empreendida.
— Se o Espiritismo pudesse contar com médiuns mais conscientes... — lamentei.
— Seria uma maravilha, mas estamos confiantes para o futuro... Tudo está certo.
Será, por outro lado, que se tivéssemos sobre a Terra um número maior de medianeiros convictos e responsáveis, o excesso de luz, ao invés de lhes facilitar a visão da Verdade, não induziria os homens à cegueira? Sempre me intrigou o fato de Jesus ensinar por parábolas; por que o Mestre não falava claramente?...
Quero crer que não era por falta de capacidade pedagógica ou por pobreza de vocabulário... Ele tencionava nos induzir à procura, exercitando a nossa capacidade interpretativa.
A Humanidade não se redimirá coletivamente; a porta é estreita exatamente para conceder passagem a um de cada vez...

NA PRÓXIMA DIMENSÃO
CARLOS ALBERTO BACCELLI
DITADO PELO ESPÍRITO INÁCIO FERREIRA

SENTIMENTOS QUE SURGEM

Na vida de todo ser humano ocorrem certos fenômenos psíquicos que precisam ser administrados com equilíbrio visando a própria felicidade. São inevitáveis e se constituem em formadores dos alicerces da personalidade. Trazem em si lições embutidas.

1. Sentimento de tristeza decorrente da sensação de ser ou estar fora de seu verdadeiro mundo.
É um sentimento de inadequação ao tempo e ao lugar onde se vive.
Esse sentimento pode levar algumas pessoas à tristeza, ao choro e, às vezes, à depressão. Pode oc orrer desde a infância.
É mais comum na idade adulta. Independe de se viver só ou em companhia de alguém, de se ter gerado família ou não.A administração dessa ocorrência se dá à proporção que você se sinta conectado ao Universo. Adquira a certeza de que outras pessoas também se sentem assim.Fale a alguém sobre esse sentimento. Compartilhe o que você sente, pois isso lhe trará alento. Quando você sentir aquela sensação, lembre-se de projetar a realização de alguma transformação que deva ser feita em você, cuja concretização tem sido difícil.
Pense que você conseguirá alcançar aquele encontro na medida que proporcionar sua própria transformação. Aquele sentimento lhe permitirá conectar-se à esperança de uma outra vida onde aquela felicidade é possível. Não espere até lá. Tente realizá-la aqui e agora. Continue com a esperança, mas torne-a possível.

2. Sentimento de ser só no mundo e completamente
incompreendido por ele.
Isso decorre da singularidade de cada ser humano, visto que não existe ninguém exatamente igual a outrem. Cada ser humano é um ser em si e a felicidade se torna cada vez maior quando ele descobre sua natureza essencial. Esse sentimento se consolida conforme vamos percebendo que as pessoas são diferentes entre si e que elas não correspondem ao que imaginamos que sejam. Aos poucos vamos verificando a diferença entre a imagem que formamos das pessoas e aquilo que elas são de fato. Isso nos isola uns dos outros. Quando nos sentimos incompreendidos é porque o sistema de valores que adotamos não é compatível com aquele que é vigente. A solidão que ocorre, mesmo quando estamos fisicamente acompanhados, pode nos levar ao desespero e à fuga de nós me smos, regulando com a busca de compensações externas para suprir o vazio por ela provocado. A solidão é inerente ao ser humano em face da sua condição de criatura. Todo ser humano almeja o encontro com seu criador, com a ‘mãe’ que o gerou. Quando você se sentir assim, sozinho em relação ao mundo, pense em tentar mostrar aos outros o quanto eles também estão sós quando se colocam distantes de Deus. Aproxime-se você do Criador e a solidão se ameniza. Sua felicidade é uma conquista pessoal, realizável no coletivo. 

3. Sensação de que algo iminente e absurdo vai acontecer e que será descontrolado.
Essa sensação é decorrente do medo do desconhecido e da incapacidade que temos de ter controle sobre tudo. A vida é muito mais complexa do que imaginamos e por isso temos medo. Nossa consciência é muito limitada para entender tudo e para que tenhamos uma visão mais ampla da Vida. Somos levados a restringir nossa percepção a fim de mantermos o equilíbrio psíquico. Essa sensação, consolidada pelos medos típicos da infância, na idade adulta se transfere para algo considerado sobrenatural. Esse evento costuma ocorrer quando as pessoas se encontram em momentos nos quais são submetidas a testes sob tensão. É nesse momento que a insegurança e a falta de um referencial mais sólido acontece. Quando nossas capacidades são submetidas à prova, sem termo s a certeza de que sairemos vitoriosos, aquele sentimento ocorre. Não é possível alcançarmos a felicidade se ainda nos descontrolamos diante de tais eventos. Talvez seja melhor pensar que tudo que pode ocorrer com o ser humano representa uma contribuição de Deus para que ele, ao final, alcance sua felicidade.
Para que possamos melhor administrar aquela sensação, precisamos não só enfrentar cada situação que nos aproxime dela como também fortalecer nossos laços de ligação com Deus. Temer o desconhecido é se tornar criança diante da vida que, por não compreendê-la, procura se esconder no colo materno. Lembre-se de que sua felicidade prescinde de saber tudo e de controlar tudo. Nada acontece ao ser humano que não seja para seu bem.

4. Desejo de revide a qualquer agressão ou sensação de que foi inferiorizado.
Esse sentimento ocorre com todo ser humano em decorrência de sua raiva natural quando se sente ameaçado. Ter raiva decorre de nossa herança animal que permite o afloramento do instinto de sobrevivência atiçando a defesa diante do perigo iminente. Devolver uma agressão, seja da mesma maneira que a recebeu ou de uma forma ampliada, fisicamente ou verbalmente, é natural no ser humano. Sendo ou não agredido, qualquer ser humano quando se sente exposto a uma humilhação, mesmo que não tenha havido o propósito, tende a esboçar uma reação.
Reagir é natural e necessário. Porém, é preciso aprender a reagir de uma forma que venha a concorrer para a felicidade.
Através de palavras e de sentimentos pode-se reagir sem agredir ou sem que nos sintamos superiores aos outros.
As palavras devem ser colocadas, na reação, de tal forma que promovam a percepção da dignidade de quem fala; que levem o outro a aprender alguma coisa de nobre; que permitam reflexão profunda sobre o sentido da Vida. Calar-se pode ser gerador de mágoa ou reforçador de algum complexo.
A felicidade compreende a sabedoria em responder ao que vem de fora em confronto com o que existe em nosso íntimo.

*Nas próximas postagens veremos mais sensações  psíquicas.

Felicidade sem Culpa
Adenáuer Novaes

LEI DA SINTONIA

Quando você compreender a simultaneidade que existe entre as influências espirituais negativas e seus atos e pensamentos íntimos, mais rapidamente dissolverá o elo existente entre eles.A obsessão é moléstia da alma.
A lei da compensação se perpetua até que o homem tenha resolvido suas ações equivocadas e se engajado no legítimo fluxo das leis universais.
Para cada conduta ou atitude errada a natureza solicita uma contra-ação que a equilibre.
Na vida estamos tecendo uma malha existencial. A cada nova situação se interligam os fios que começamos a utilizar nas experiências anteriores. Não podemos simplesmente anular o passado, mas podemos reformulá-lo e redirecioná-lo para a luz.
O percurso de um novo dia é, inevitavelmente, influenciado pelas experiências e ações dos dias precedentes.
A aflição para você tem sabor de eternidade, mas, em breve, ela poderá desaparecer. Basta procurar nos princípios espíritas os apontamentos lógicos e a exata orientação de que necessita para se libertar do desequilíbrio mental e emocional - causa principal de sua obsessão.
As reuniões mediúnicas auxiliarão em muito a higienizar e restaurar a atmosfera fluídica de sua aura, contaminada por energias deletérias ali armazenadas.
Provavelmente, serão afastadas as entidades que atuam em seu dia-adia; mas se você não modificar seu modo de pensar e agir, abandonando suas limitações, elas ou outras companhias desagradáveis poderão retornar.
Sua mente guarda, zelosamente, fatos, informações, idéias e conceitos.
Sua memória é o registro fiel de tudo quanto ocorreu com você através dos tempos, tanto no corpo físico como fora dele. Você cria a própria realidade com sua mente.
Na verdade, você “veste” as emoções e os pensamentos dos espíritos e coopera na assimilação das sensações aflitivas lançadas sobre seu corpo astral. Você é um canal de expressão, e em sua intimidade, estão todas as matrizes de seus desarranjos. Suas emoções são semelhantes às fases da lua: ora “crescente”, ora “minguante”.
Não se esqueça também de que você é o único responsável pelas forças negativas que sugam suas energias e tentam dominar sua casa mental. Não existe fatalidade em sua vida, apenas atração e repulsão, conforme sua afinidade.
Na esfera física como na espiritual só se percebe e age em um espaço delimitado, quer dizer, cada pessoa atua segundo seu grau de consciência ou em consonância à sua faixa vibratória.
Na esquina da vida, você é um pedinte que suplica a esmola da paz.
Mas, lembre-se de que é igualmente uma usina de forças, recebendo, doando e assimilando o magnetismo de outros seres, encarnados ou não. Os espíritos desequilibrados que estão a seu redor apenas exploram suas fraquezas.
Buscam pontos vulneráveis, envolvendo-o negativamente em seu baixo padrão vibracional. Portanto, ninguém tem o poder de transtornar sua mente, a não ser que você ceda diante da perturbação.
Quando você diz que é um ser humano bom, que nunca fez mal a ninguém, acredita estar vivendo um ato de injustiça. Porventura, já se perguntou: faço mal a mim mesmo? Será que respeito meus direitos pessoais?
Considero minhas necessidades tão importantes quanto as dos outros?
Para você se livrar das agressões dessas entidades, procure encontrar a área de sua vida que está mais insegura e fragilizada. Reforce-a e inicie um trabalho interior.
Desfaça a necessidade de querer dos outros o que deve providenciar por si mesmo. Isso o aproximará da libertação. Pouco a pouco, a aflição que lhe atormenta os sentidos se esvairá, e experimentará uma força nova que brotará do seu interior, equilibrando seus sentimentos descompensados.

Lourdes Catherine
Conviver e Melhorar
Francisco do Espírito Santo Neto.

O CAMINHO DA ALMA EM BUSCA DE SI MESMO

A história do ser humano é a busca e, simultaneamente,
a realização de um significado existencial.
Nas construções monumentais e nas sagas dos povos pode-se encontrar sua tentativa de entender a realidade e a si mesmo. Guerras de conquistas, bem como dramas pessoais, tudo circula em torno da ânsia em compreender o significado essencial da vida.

O ser humano navega no mar da procura de seu próprio sentido.
Ele é como um grande porto num imenso oceano navegável. Por ele passam todas as lutas e experiências da alma. Navegantes de todos os mares sabem de sua grandiosidade e do quanto se valem de suas poderosas amarras para se sentirem pertencentes, isto é, vinculados a algo transcendente.

O caminho da vida é o coração. 
O caminho da vida é o amor que acontece no coração, lugar íntimo dos encontros profundos. É nele onde se encontram os gritos e os sussurros dos que se escondem do tempo de viver. É em seu seio nutridor que as dores e as alegrias encontram formas de expressão.
Os heróis se valem dele para adquirir coragem para as maiores batalhas. Suas forças são alimentadas pela energia que perpassa em suas vias amorosas. O sentido e o significado da vida são decifrados por aqueles que têm coragem de viver seus mais profundos sentimentos, a serviço da vida. Não há como fugir ou alienar-se do próprio coração.

Deus fez a razão para que o ser humano entenda o que se passa em seu coração.
É também nele que o Espírito se revela a si mesmo e ao mundo.

Nossos anjos e demônios ali fazem morada e buscam incansavelmente abrir-se à vida para que se integrem à sua própria totalidade, como uma só alma.

Mágoas e perdões se aproximam para o casamento perfeito em favor do amor pleno.

É na sua intimidade que o eu mais profundo faz sua permanência e sua impermanência.
Nele se constroem as histórias e se forjam os alicerces da esperança. Fugir ao contato com o mistério que habita em seu interior é ausentar-se do encontro com a felicidade. Tudo que nele ocorre é particular e inacessível a alguém que não seja o seu próprio dono.

O que dele nasce vem do íntimo do Espírito em sua permanente ligação com Deus.

Adenáuer novaes
Mito Pessoal e Destino