terça-feira, 12 de outubro de 2010

BOM DIA!!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...





                                             E neste dia em particular,
agradeço a Deus a confiança,
pois me deu a incubência,
de ter sob minha responsabilidade,
um espírito maravilhoso que recebi como filha.
Você é a presença de Deus em minha vida!
Te Amo...



MEUS FILHOS AINDA SÃO MUITO NOVOS PARA ENTENDEREM...

Cada geração: Espíritos mais evoluídos.
...a complexidade da Doutrina e quando crescerem eles escolhem o caminho que quiserem seguir”.
É comum ouvirmos de pais, que se dizem espíritas e frequentam as reuniões, essa falsa justificativa.

Quem educa os nossos filhos?
A rua?
A televisão?
Os seguidores de outras religiões com os quais infalivelmente conviverão com muitas delas, com base nas teologias humanas e que são verdadeiras fábricas de ateus e materialistas?

Assim agindo podemos nos comparar a um pai ou a uma mãe que se deliciam com um manjar saboroso e relegam aos filhos um detestável angu de caroço; ou em uma alusão ao Cristo, enxergamos a luz e deixamos nossos filhos nas trevas ou serem conduzidos pelos cegos do mundo. E se um cego guiar outro cego onde os dois irão parar?

Emmanuel, na questão 109 do livro O Consolador,
nos ensina que até aos sete anos uma criança é passível de ser educada (podemos observar suas tendências negativas e modificá-las), mas que depois desse período apenas as duras provas do mundo corrigirão os desvios dos seus caminhos.
Falta Tempo
Não nos falta tempo para o restaurante, para o barzinho, para o clube, para os passeios de toda ordem e quando falamos em fazer o culto do Evangelho no lar ou levar nossas crianças para a Evangelização, estamos muito cansados, precisamos dormir mais, temos muitos compromissos inadiáveis.
Esquecemo-nos de que nos será perguntado, mais cedo ou mais tarde, o que fizemos dos Espíritos confiados à nossa guarda, na jornada evolutiva.
Não devemos esperar as provações chegarem para buscarmos a luz, assim como não podemos deixar que os nossos filhos percam mais esta oportunidade que estão tendo de não precisar sofrer para aprender.
Quantos pais choram nas campas de filhos adolescentes, ou já na idade adulta, que partiram, precipitadamente, perdidos nos descaminhos da droga, da bebida, da insânia da velocidade, do suicídio, do homicídio, das doenças graves, súbitas, ou de loucuras outras que poderiam ser evitadas pelo conhecimento precoce das Leis Morais, da Lei da Evolução, da Lei da Reencarnação, da Lei da Causa e Efeito, da Lei de Amor ou Comutação das Penas (o amor cobre a multidão de pecados), bem como pelo conhecimento da obsessão, a prática e, consequentemente, a proteção da prece e de todos os princípios de ordem moral e social que a Doutrina Espírita ensina.

CRIANÇAS NO ALÉM

Como explicar a situação da criança, cuja vida material se interrompe? E por que esse fato ocorre?

Duas indagações que surgem naturalmente ao nos depararmos com a morte na infância. Allan Kardec [LE - qst 199] registra o pensamento dos Espíritos Superiores:
“A duração da vida da criança pode ser, para seu Espírito, o complemento de uma vida interrompida antes do tempo devido, e sua morte é frequentemente uma prova ou uma expiação para os pais.”
Observamos pelo exposto que a morte prematura está quase sempre vinculada a erro grave de existência pretérita: almas culpadas que transgrediram a Lei geral que vige os destinos da criatura e retornam à carne para recomporem a consciência ante o deslize. São, muitas vezes, ex-suicidas (conscientes ou inconscientes) que necessitam do contato com os fluidos materializados do planeta, para refazerem a sutil estrutura eletromagnética de seu corpo espiritual.
Lembram ainda os Benfeitores que os pais estão igualmente comprometidos com a Lei de Causa e Efeito e, na maioria das vezes, foram cúmplices ou causadores indiretos da falta que gerou o sofrimento de hoje.

“Porque a desencarnação de crianças, vidas tolhidas em flor?”

Emmanuel afirma:
“Muitos problemas observados exclusivamente do lado físico, assemelha-se a enigmas de solução impraticável; entretanto, examinados do ponto de vista da imortalidade e do burilamento progressivo da alma, reconhecer-se-á que o Espírito em evolução pode solicitar conscientemente certas experiências ou ser induzido a ela em benefício próprio".

Casos, no entanto, existem que não estão inseridos no processo de Ação e Reação e configuram sim, ações meritórias de Espíritos missionários que renascem para viverem poucos anos em contato com a carne em função de tarefas espirituais.

É o que afirma André Luiz:
“Conhecemos grandes almas que renasceram na Terra por brevíssimo prazo, simplesmente com o objetivo de acordar corações queridos para a aquisição de valores morais, recobrando, logo após o serviço levado a efeito, a expectativa apresentação que lhes era costumeira.”

Crianças no Plano Espiritual

Com relação à posição espiritual dos Espíritos que desencarnam na infância, André Luiz informa-nos que todos eles são recolhidos em Instituições apropriadas, não se encontrando Espíritos de crianças nas regiões umbralinas.
Há inúmeras descrições espirituais de Escolas, parques, colônias e instituições diversas consagradas ao acolhimento e amparo às crianças que retornam do Planeta através da desencarnação.

Chico Xavier, analisando a situação espiritual e o grau de lucidez desses Espíritos diz:
“Os benfeitores espirituais habitualmente nos esclarecem que a criança desencarnada no Mais Além, recobra parcialmente valores da memória, quando na condição de Espírito, tenha já entesourado alta gama de conhecimentos superiores, com pouco tempo depois da desencarnação, conseguindo, por isso, formular conceitos e anotações de acordo com a maturidade intelectual adquirida com laborioso esforço".

Bibliografia
• O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
• O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec
• Entre a Terra e o Céu - André Luiz/Chico Xavier
• Resgate e Amor - Tiaminho/Chico Xavier
• Escola no Além - Claudia/Chico Xavier
• Crianças no Além - Marcos/Chico Xavier
Curso de Introdução à Doutrina Espírita – IDE-JF / FEB

A CRIANÇA EVANGELIZADA É A ESPERANÇA DO MUNDO.

Seu objetivo na Terra: EVOLUIR.

Compreendemos, pois, que a criança é o Espírito eterno que ora reinicia a sua aprendizagem no mundo, trazendo consigo ao renascer uma bagagem de experiências multi-Milenares, mas carregando também em si mesma, o germe de seu aperfeiçoamento.
Desenvolver sua potencialidade interior, compreender a si mesma e ao mundo que a cerca, corrigir os erros cometidos no passado, superar os próprios defeitos, desenvolvendo assim, gradativamente, o germe da perfeição que carrega em sim mesma, como herança Divina.

"Ó espíritas! compreendei hoje o grande papel da Humanidade; compreendei que quando produzis um corpo, a alma que nele se encarna vem do espaço para progredir; sabei vossos deveres e colocai todo o vosso amor em aproximar essa alma de Deus:" (O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XIV.9)


Tendências e ideias

Os Espíritos nos ensinam também:

" Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz de sua existência anterior; é necessário aplicar-se em estudá-los. Todos os males têm seu princípio no egoísmo e no orgulho; espreitai, pois, os menores sinais que revelem os germes desses vícios, e dedicai-vos em combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas; (...)" (O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XIV.9)

Aprendemos também que as faculdades inerentes ao Espírito reencarnante somente se manifestam gradualmente, de acordo com o desenvolvimento dos órgãos.
Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VIII.4:

"A partir do nascimento, suas idéias retomam gradualmente impulso, à medida que se desenvolvem os órgãos; de onde se pode dizer que, durante os primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, porque as idéias que formam o fundo do seu caráter estão ainda adormecidas. Durante o tempo em que seus instintos dormitam ele é mais flexível e, por isso mesmo, mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa imposta aos pais."

A manifestação do Espírito necessita ser proporcional à fragilidade do corpinho infantil, como percebemos neste trecho:

"Seria preciso, aliás, que a atividade do princípio inteligente fosse proporcional à fraqueza do corpo que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, assim como se vê entre as crianças muito precoces." (O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. VIII-4

 Walter Oliveira Alves

TEU FILHINHO.




“Se desejas teu caminho
Repleto de paz e luz
Traze o amor de teu filhinho.
Ao santo amor de Jesus”
(João de Deus/ F.C.X.)



“Não olvides que a criança,
No caminho, vida afora,
Vai devolver-te mais tarde,
O que lhe deres agora.”
(Casimiro Cunha/ F.C.X.)