segunda-feira, 12 de março de 2012

BOM DIA!


A vida renasce a cada dia, nos dando oportunidades de aprendermos e melhorarmos.
O objetivo da nossa existência está nesta intenção. Evoluir sempre...
Que a Paz esteja em seu coração e que você possa transmiti-la.
O amor que rege a vida se manifesta a nossa volta e isso deveria bastar para trazer ao nosso coração a gratidão de podermos existir.
Que Deus te abençoe!

Angel

A FELICIDADE É REFLEXO DA VIDA INTERIOR

Devemos tomar consciência que não há outro caminho para alcançarmos a felicidade, a paz, a prosperidade duradoura, senão pelo domínio do nosso próprio eu.

Teremos, então, o governo de nós mesmos, seremos autenticamente o que somos.

Onde houver o verdadeiro amor impera pureza, saúde, equilíbrio, altruísmo, espiritualidade, força, vida.

Para alcançarmos o amor, compreendê-lo, experimentá-lo é necessário grande persistência e diligência no bem, na verdade, no exercício de descobrir sempre o melhor do próximo.

O homem que ama deve ter a firme resolução de enriquecer a vida e não de fazer fortuna. Não devemos esquecer que a fortuna não preenche os vácuos da existência, mas cria abismos entre os homens.

A verdadeira riqueza é a do espírito sedimentada pela generosidade, a abnegação, o amor dedicado, com consciência de que está realizando a missão da vida.

Não devemos esquecer que a felicidade é o produto do nosso querer e do nosso fazer.

Paz, alegria, trabalho.

Mensagem do espírito Leocádio José Correia, extraída da obra "No Cenário da Vida", psicografada pelo médium Maury Rodrigues da Cruz.

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

Qualquer análise que façamos sobre o comportamento sexual dessa ou daquela pessoa, somos obrigados a lembrar sempre de Deus, “que julga em última instância, que vê os movimentos íntimos de cada coração e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censuramos, ou reprova o que relevamos, porque conhece o móvel de todos os atos. 


Lembremo-nos de que nós, que clamamos em altas vozes anátemas, teremos quiçá cometido falta mais grave” do que a pessoa que censuramos.
Jesus, que proclamou a sentença: “atire-lhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado”
Essa advertência faz da comiseração uma obrigação para nós outros, porque ninguém há que não necessite, para si próprio, de indulgência. 
“Ela nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos. 
Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.” 


É importante observar que Jesus, avaliando equívocos e quedas, nas aldeias do espírito, haja selecionado aquela da mulher, em falhas do sexo, para emitir a sua memorável sentença: "aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra".


O sábio Espírito Emmanuel explica que “no rol das defecções, deserções, fraquezas e delitos do mundo, os problemas afetivos se mostram de tal modo encravados no ser humano que pessoa alguma da Terra haja escapado, no conjunto das existências consecutivas, aos chamados "erros do amor".” 


Penetremos cada um de nós nos recessos da própria alma, e, se conseguimos apresentar comportamento irrepreensível, no imediatismo da vida prática ante os dias que correm, indaguemos, com sinceridade, quanto às próprias tendências. 


“Quem não haja varado transes difíceis, nas áreas do coração, no período da reencarnação em que se encontre, investigue as próprias inclinações e anseios no campo íntimo, e, em sã consciência, verificará que não se acha ausente do emaranhado de conflitos, que remanescem do acervo de lutas sexuais da Humanidade.”


Recordemos que estamos emergindo de um passado longínquo, em que estivemos mergulhados nos labirintos dos desequilíbrios na área afetiva, a fim de que as bênçãos do aprendizado se nos fixem na consciência a Lei do amor. Achamo-nos muito longe da pureza do coração , por isso mesmo, se alguém nos parece cair, sob enganos do sentimento, não critiquemos , ao invés disso silenciemos e oremos a seu benefício.


Para com qualquer pessoa que se nos afigura desmoronar em delito sentimental, sejamos caridosos! Nenhum de nós consegue conhecer-se tão exatamente, a ponto de saber
hoje qual a dimensão da experiência afetiva que nos espera no futuro. Silenciemos ante as supostas culpas do próximo, porquanto nenhum de nós, por agora, é capaz de medir a parte de responsabilidade que nos compete a cada um nas irreflexões e desequilíbrios dos outros.


“A vista disso, muitos de nossos erros imaginários no mundo são caminhos certos para o bem, ao passo que muitos de nossos acertos hipotéticos são trilhas para o mal de que nos desvencilharemos, um dia!... Abençoai e amai sempre.
Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai, no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: 


"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.”

Jorge Hessen
http://jorgehessen.net

MEDIUNATO ESPÍRITA

O mediunato espírita é a vivência coerente com os princípios da Doutrina. Algumas citações do Irmão Antonio Grimm, retiradas do Caderno de Psicofonia de 1994, podem auxiliar na compreensão do conceito.

"Aprender significa modificar comportamento. Portanto, sempre que o espírito encarnado ou desencarnado altera o seu comportamento, num segmento de seu ser, na força do uso de sua consciência, altera o seu ser por inteiro, a sua relação com a vida, com os caminhos da vida, com o Universo".

"Quando assumimos a postura, as funções, os papéis de agentes mediúnicos, assumimos a responsabilidade de permanentes transformações conscientes, uma vez que passamos a colocar o aprender como plano prioritário do viver".

"Quando se fala em vida, em homem, em pessoa, em aprendizado fala-se em convicções. Podemos, então afirmar que o espírito que sabe viver e sofrer a sua convicção alcançou a coragem para fazer revisão nas suas convicções".

"O Mediunato Espírita representa a responsabilidade de ser espírita, ter compromisso com a Doutrina, com sua vida, a vida cultural de seu povo, ter consciência do absoluto pertencimento à humanidade".

Mediunato é processo aberto que permite alcançar princípios (tais como: Deus Cósmico, moral cristã, livre-arbítrio e responsabilidade, reencarnação como oportunidade de aprendizado, evolução como objetivo da vida, o polissistema espiritual como uma existência concreta), e desdobrá-los em propostas de vida. 


O mediunato espírita gera e sustenta vivências coerentes entre o conhecimento alcançado pela pessoa em sua trajetória de vida e o seu comportamento no cotidiano. Mediunato espírita, portanto, não é um modelo para o comportamento, mas um padrão flexível de referenciais a partir de valores universais, contextualizados, adaptados para o presente.

Fonte: Revista Ser Espírita

REFLEXÃO MATINAL

Em minha última existência física, gostava muito de contemplar as crianças e observar lhes e admirar-lhes a pureza angelical. Isso me fazia, de certa forma, entristecer, ao imaginar que as almas, quando se tornam adultas, perdem sua brancura original.
Desencarnada, todavia, aprendendo com os grandes mentores do espírito, fui saber que podemos, à nossa maneira, conservando toda a experiência e malícia que a maturidade nos concede, tornar nossas almas puras como as das crianças.
Para isso, basta que nos concentremos nos ideais cristalinos da alma, ignorando as sujidades, a lama e os odores fétidos de nossos medos, angústias e neuroses.
Aprendi que é possível ser feliz e puro (uma coisa equivale à outra), ao enfocarmos nossa mente em Deus, no Seu Infinito Amor e no fato de que somos Seus Instrumentos no mundo. E que, assim, fazendo nossa parte, com responsabilidade, devemos depois nos tranquilizar, ainda que nada aconteça dentro do previsto. Todo sentimento de medo e de busca de poder acaba por desvirtuar a natureza de nossas almas, deixando-nos angustiados e doentes, por dentro e por fora, na alma e no corpo.
Alguém poderia dizer ser isso quase impossível. Mas os mentores nos dizem que tanto é executável que Jesus nos colocou esse processo como um dever, uma prerrogativa para que adentremos o Reino dos Céus. Ser puro e ser bom, desapegado de mágoas, desejos intensos e vontades mesquinhas, assim como as crianças, é o segredo para sermos realmente felizes, para entrarmos, agora mesmo, ainda que apenas um pouco a cada dia, no Reino de Deus.

Selma
(Recebido pelo médium Benjamin Teixeira, em 8 de abril de 2001).