segunda-feira, 22 de março de 2010

Aprendendo com as Epístolas


"E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber."


Cor.8:2


Pela inferioridade espiritual da Humanidade, o orgulho está sempre presente nas manifestações do Homem. Alguns, que sabem alguma coisa, acham que já sabem tudo; outros não sabem nada, mas têm a presunção de saber; outros ainda, sabem alguma coisa, mas não sabem como convém saber.


A presunção, a arrogância, a ostentação agridem e humilham os que com elas têm contato. Os que assim procedem, estacionam, ao invés de avançar, na longa estrada que conduz ao saber e também à maneira de como convém saber.


O modo de como convém saber está na essência da Doutrina Cristã, que se resume em humildade e caridade.


Aprendendo com as Epístolas

Luiz Rodrigues da Cruz

A primeira necessidade do Médium


Se, do ponto de vista do mecanismo da comunicação, a mediunidade, em si mesma, não depende do fator moral, do ponto de vista da assistência espiritual o fator moral torna-se relevante.
Médiuns moralizados contam com o amparo de Espíritos elevados.

"E por médium moralizado referimo-nos ao medianeiro que pauta sua existência como um autêntico homem de bem, procurando ser uma pessoa humilde, sincera, paciente, perseverante, bondosa, estudiosa, trabalhadora e desinteressada."

A primeira necessidade de um médium é, pois, evangelizar-se a si mesmo, antes de se entregar às grandes tarefas doutrinárias, pois de outro modo poderá esbarrar sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua missão. O médium eficiente é aquele trabalhador que melhor se harmoniza com a vontade do Pai Celestial, cultivando as qualidades que atraem os Bons Espíritos e destacando-se pelo: cultivo sincero da humildade e da fé, do devotamento e da confiança, da boa vontade e da compreensão.
As qualidades que atraem os Bons Espíritos, conforme lemos em “O Livro dos Médiuns”, cap. XX, item 227, são:

I. a bondade
II. a benevolência
III. a simplicidade do coração
IV. o amor ao próximo
V. o desprendimento das coisas materiais.

Os defeitos opostos a essas qualidades, evidentemente, afastam de nós os Espíritos elevados, o que constitui um obstáculo que o médium, consciente da importância de sua faculdade tem de transpor.
A mediunidade não representa em si mesma nenhum mérito para quem a possui, porque o seu aparecimento independe, como vimos, da formação moral do indivíduo. Pessoas de comportamento moral duvidoso podem apresentar a faculdade mediúnica e sempre encontrarão entidades espirituais que lhes secundem a vontade e o pensamento, associando-se a elas na rede de desequilíbrio.

Ser bom médium é coisa diferente, como Kardec explica na seguinte passagem:

“Ninguém poderá tornar-se bom médium se não conseguir despojar-se dos vícios que degradam a humanidade”

“Todo homem pode tornar-se médium; mas a questão não é ser médium; é ser bom médium, o que depende das qualidades morais.”

(Revista Espírita de 1863, p. 213).


O consolador

Você é Otimista?

Muitos dizem que os otimistas são pessoas em extinção. Que o otimista é um ser alienado, que não vê a triste e dura realidade à sua volta. Afirmam que é impossível ser otimista com tanto desemprego, com gente passando fome, com a falência das instituições políticas, com guerras entre os povos, com testes nucleares e armas químicas, além do surgimento constante de novas doenças de cura improvável, etc.
Dá a impressão de que o cenário deste final de século não é nada animador.
Porem, todos os fatos acima narrados estão na ordem natural das coisas.
Não há um desgoverno cósmico. Tudo está na mais perfeita ordem, ainda que a desarmonia se afigure à nossa limitada visão. Deus, o Supremo Criador, está no leme dos destinos planetários, tendo Jesus como o supremo condutor e dirigente Maximo do nosso planeta Terra. A humanidade já experimentou duas grandes guerras mundiais e, apesar de todas as previsões pessimistas, o planeta continuou a sua marcha e o progresso não foi estancado.
A postura otimista ou pessimista nada mais representa do que uma forma de ver a vida. O pessimista acha que tudo está péssimo, que tudo vai mal. Você diz: “Que belo dia!” E ele responde: “É, mas pode chover”.
O pessimista vê tudo pelo lado negativo das coisas, e sempre espera o pior. Quando o pessimista depara com alguma dificuldade na vida, vai logo dizendo que não vai conseguir superá-la, que o problema é muito difícil e que nada vai dar certo. É que o pessimista maximiza o problema e minimiza a sua capacidade de resolução dos desafios. Aí não tem jeito de ser feliz. Sabe por quê?
É a lei da atração. Se a sua mente esta sintonizada com tudo aquilo de ruim que passa na cabeça de um pessimista, o que você acha que vai atrair para sua vida? Em regra, um pessimista sempre atrairá para si pessoas também pessimistas, derrotadas e desanimadas. Sem falar ainda de suas companhias espirituais, que se acham na mesma faixa vibratória negativa.
Você conhece algum pessimista feliz? Eu não conheço. Os que conheci, estão todos com muitos problemas na vida. E, além do mais vira e mexe estão sempre doentes. Por que será?
Ser otimista é uma atitude de vida, é um estado de espírito. Não quer dizer que a pessoa otimista ignore a realidade, muito pelo contrario. Ela vê os fatos como são, mas interpretá-os de uma forma positiva. O pessimista vê um problema quase insolúvel. Já o otimista enxerga uma oportunidade de crescimento.
E você leitor amigo, que opção tem feito em sua vida? Ainda está no rol dos pessimistas? Se estiver, mude logo de time e venha ser feliz. Talvez os seus problemas não desapareçam, mas certamente você terá outro ânimo para resolvê-los. Você estará de bem com a vida e ela, com certeza, estará de bem com você. Porque não tenta?

Sem medo de ser feliz
Jose Carlos de Lucca


Seja Feliz



No nascer de um novo dia, seja sereno,
Tenha fé, mas a fé que contagia, invade a alma, seja sincero,
Ilumine a estrada por onde passas para que o retardatário tenha ao menos uma luz,
Ajude sempre, conduz se necessário, porém faça em silêncio, não deva obrigação ao mundo, deva somente a tua consciência e a DEUS.
Esteja tranqüilo, com serenidade, que os problemas serão resolvidos como por encanto,
Seja feliz, mas com a felicidade que arrebata teu semelhante e o faça sorrir,
Elimine a tristeza com paz, harmonia e, muitos sorrisos,
Quando se está feliz consigo mesmo e com o mundo, a mente registra que está tudo tranqüilo, portanto teu organismo manifesta-se de maneira distinta, enquanto feliz ou triste,
Saiba que para eliminar a maioria das doenças do ser humano, somente faça o rir, ser feliz, atraindo para si bons fluidos, coisas boas, mente sã...

Lembre-se: ”Seja feliz em todo os momentos da sua vida, use como regra, verás que o mundo será visto de forma melhor... "


Verinha

Bom Dia


OLÁ AMIGOS, SILENCIE POR ALGUNS INSTANTES, FECHE SEUS OLHOS, RESPIRE PROFUNDAMENTE, E BUSQUE NA SUA MENTE E NO SEU CORAÇÃO TODAS AS COISAS BOAS QUE JÁ VIVEU NA VIDA, ATÉ ESTE PRESENTE MOMENTO, E SINTA AS ENERGIAS DE ALEGRIA E BEM ESTAR QUE TE ENVOLVE NESTE INSTANTE.
POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA VIVERMOS NESTE MUNDO, AINDA SIM, AS NOSSAS ALEGRIAS SÃO MAIORES DO QUE NOSSAS TRISTEZAS.
SER FELIZ, É QUESTÃO DE DECISÃO! QUAL É SUA DECISÃO PARA HOJE?
ABRAÇO ANGEL