quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ÓTIMO DIA AMIGOS!

Pela estrada da vida vamos seguindo nosso destino: SER FELIZ!


As experiências desta viagem são guardadas em nossa bagagem espiritual.


Faça da sua vida, uma aventura rica de aprendizado e assimile as lições.


A vida é algo que não se deve desperdiçar, pois cada momento é especial e não tornará a repetir.


Cumprimente seus companheiros de viagem, e compartilhe seu aprendizado, ele também fará o mesmo, e assim os dois estarão conscientes dos trechos mais acidentados, que merecem uma atenção redobrada. Aprender com as experiências alheias é sofrer menos.


Seja feliz, apesar desta estrada conter trechos difíceis, caminhos pedregosos, espinhos, vários desfiladeiros que muitas vezes precisamos descer, algumas montanhas a escalar ou a contornar, alguns abismos perigosos que passamos beirando. Mas há também, lindas paisagens que renovam a esperança, à vontade, e a crença de algo divino e maravilhoso.

Nesta viagem fazemos novos amigos, reencontramos antigas amizades, reconciliamos com antigos desafetos. Aprendemos a amar e a valorizar tudo e a todos.


No final encontraremos o horizonte da eternidade.

E neste dia, perceberemos que tudo valeu à pena!

Que a paz divina, te amenize o coração
e renove sua esperança hoje e sempre!

Abraço
Angel

REFORMA ÍNTIMA

A descoberta de que a dinâmica dos acontecimentos da nossa vida atual é fruto das nossas escolhas do passado próximo ou remoto é o gérmen da Reforma íntima ativa. Ontem foi a causa, hoje são os efeitos e daqueles que não gostamos ou que interpretamos como sofridos, basta que modifiquemos suas causas, dessa forma reformando-os. Pois, da mesma forma que ontem foi a causa e hoje é o efeito, hoje será a causa do efeito amanhã, e assim sucessiva e eternamente. Exemplo: a única maneira de se anular o ódio é com amor.
Não há segredo nem iniciações para perceber as leis que regem nossas vidas.
Isso sempre esteve e sempre estará ao alcance de quantos queiram observar, compreender e praticar.
Para que nossa Reforma íntima seja simples e eficiente, vale a pena recordar, recordar e recordar que:
• Somos espíritos problemáticos e endividados pelas escolhas inadequadas e que não estamos aqui a passeio, mas a trabalho.
• Nem todas as nossas provas e dificuldades atuais têm a ver com nosso passado problemático e ocioso. Muitas são escolhas de progredir conscientes e planejadas com antecedência, antes de retornarmos.
• As tarefas mais cobiçadas: beleza, riqueza, poder, fama, são tarefas nas quais mais costumamos falhar ou nos endividar.
• Não existimos para sofrer, mas para sentirmos alegria e prazer em nos tornarmos criaturas cada vez mais evoluídas e enquadradas nas leis que regem o progresso e o amor.
• A interpretação de sofrer é um tipo de paranóia da qual devemos nos curar.
O remédio mais eficaz é o estudo e a aplicação do Evangelho.
• Podemos interferir - e interferimos sempre na vida uns dos outros, como disse Jesus na analogia do fermento que leveda a massa. É absolutamente necessário que vistoriemos a todo momento qual a qualidade das influências que produzimos nos outros.São boas ou más?
• Nenhum espírito pode evoluir pelo outro.Portanto, copie Deus, Jesus e todos os outros grandes espíritos. Faça como Eles, não queira reformar os outros, reforme-se a si mesmo, pois isso basta. Respeite o próximo como Eles nos respeitam.
A REFORMA ÍNTIMA COMEÇA NO BERÇO
Américo Marques Canhoto

O ESPIRITISMO CONSCIENTIZA.

"DROGAS E RESPONSABILIDADE

A escolha faz o destino (L. Szondi)
Mais do que estudar casos de ex-drogados, tão caros à mídia sensacionalista, é importante estudar casos de não-drogados.
Visto que os jovens não-drogados são a maioria, torna-se muito difícil reunir um núcleo de características comuns a todos eles. A resposta seria um painel muito amplo da juventude de nosso tempo, a juventude da qual faço parte, e seria uma ambição desmedida minha pretender oferecê-lo aqui. Posso, porém, retirar alguns exemplos do convívio diário.
Convivo com um número bastante grande de jovens, nenhum deles drogado. Devo dizer que, para a maior parte deles, a questão "usar drogas ou não" nem sequer se coloca . O que possibilita isso?
O primeiro fator chama-se educação. É o fator mais importante e o mais ignorado. Não se trata daquele blá blá blá todo em torno das terríveis consequências do uso das drogas ou dos perigos químicos das mesmas. Trata-se simplesmente da educação baseada na idéia de responsabilidade.
O que existe de mais fundamental na vida humana é o princípio de autoria. Eu sou autor de meus próprios atos e não posso fugir das conseqüências deles. O sujeito que cometeu a ação é, fatalmente, o mesmo que sofrerá suas conseqüências. Afirmar o contrário é cair na esquizofrenia.
Se a educação ajuda a tornar o jovem consciente de que cada um de seus atos tem implicações para ele e para as pessoas que o ato envolve, sua vida adquire, a seus olhos, uma consistência muito maior. Ele vê a realidade com olhos mais abertos, mais plenos. Se ele se sente responsável pela própria manutenção (não falo num sentido econômico, mas num sentido existencial), suas preocupações estarão voltadas para coisas mais elevadas, mais importantes do que um prazer momentâneo que terá consequências destruidoras.
Uma cultura, como a nossa, que não enfatiza a responsabilidade individual, que cria culpados abstratos para eximir o indivíduo de toda a culpa, só pode mesmo dar margem a problemas psicológicos sérios. Ora, o culpado por cada uma de minhas ações não é o inconsciente, não é a classe social, não é o maldito capitalismo, não é o meio social, não é a estrutura da linguagem, não é o complexo de Édipo; o culpado sou eu.
Todos esses fatores citados existem, mas a instância decisiva é o ego. Quem diz sim ou não sou eu. Quem escolhe o papel que vai representar sou eu.
Qualquer tipo de educação que não destaque isso está fadado ao fracasso.
Qualquer campanha de prevenção às drogas que esqueça esse fato estará proferindo palavras vazias para um auditório surdo.
Compreendido esse fator de responsabilidade pessoal, podemos derivar os outros principais fatores que afastam os jovens das drogas. Entenda-se bem: sem esse primeiro, nada se faz.
A partir daí, podemos arrolar outros, como uma sólida formação religiosa, a atenção aos estudos, a dedicação ao trabalho, a satisfação na vida pessoal, a estabilidade do lar. Não conheço um caso sequer de pessoas que vivam em alguma dessas condições e se deixem levar pelas drogas.
Se, porém, repetimos o discurso da irresponsabilidade, se colocamos o prazer acima das outras instâncias, se acreditamos na idéia de que erros não devem ser punidos, se, sob o pretexto de aumentar a liberdade, defendemos a liberação das drogas, então estaremos agravando um problema e criando uma juventude verdadeiramente transviada. Estaremos abolindo da juventude a idéia de que existem princípios sólidos a serem seguidos e caindo na armadilha do relativismo e do imoralismo.
Os jovens, em geral, têm plena consciência disso. Estão cheios de planos para o futuro e não querem ver suas vidas destruídas por atos inconseqüentes. Tudo o que peço a educadores é que não destruam neles esse senso de responsabilidade. Que não abafem a voz da juventude verdadeira, sob o pretexto de fazer um discurso progressista. Porque o que está em jogo são vidas humanas. E brincar com vidas humanas para defender teorias ou lutar contra o conservadorismo é no mínimo desprezível...
A pergunta, então, não é "o que leva um jovem à droga?", mas sim "o que possibilita que um jovem não se drogue?
Álvaro R. Velloso de Carvalho
Adolescente, mas de passagem.
Paulo R.Ramos

DEUS EXISTE?

Deus existe e é necessário que exista, e o define como a inteligência universal, causa primeira de todas as coisas.
Essa idéia de Deus como fundamento do mundo é a primeira noção de qualidade que a Doutrina Espírita (e as religiões em geral) imprimem à vida humana.
Quando acreditamos sinceramente na existência de Deus, evitamos, por exemplo, a angústia do Existencialismo que defende a tese de que a vida é um "nonsens", uma espécie de absurdo, e que o homem é uma paixão inútil; os excessos radicalizadores da visão de mundo marxista e de doutrinas afins; por fim, nos defendemos do modo de viver cínico e inconsequente que, não raro, confunde gozar a vida com gastar a vida, e que provoca um grande número de suicídios involuntários.
Uma segunda tese derivada da primeira é a seguinte:
Há, para o Universo, um plano ou um projeto divino do qual cada ser, nos mais diversos mundos habitados, é parte integrante.
No que diz respeito ao nosso planeta, dois livros psicografados por Francisco Cândido Xavier e escritos por André Luiz e Emmanuel - Evolução em Dois Mundos e A Caminho da Luz - tratam desse assunto com abundância de detalhes.
A idéia de um projeto divino é importante porque nos revela que o mundo possui um objetivo e que, portanto, não somos presas do acaso. Tudo o que acontece no Universo não se dá aleatoriamente, mas segundo a ação inteligente dos prepostos de Deus que com Ele colaboram na consecução desse projeto.
Essa idéia nos diz ainda que, como partes desse plano, somos colaboradores de Deus na sua obra.
Penso que essa conclusão nos dá importância e aumenta consideravelmente a nossa auto-estima.
Não somos um acidente fortuito da matéria, não somos um cometa que passa pelo céu vindo não se sabe de onde e indo não se conhece para onde; mas uma parte importante da obra de Deus.
Esse é, por certo, o motivo da frase de Jesus segundo a qual Deus não está indiferente nem à morte de um pardal nem para um fio de cabelo que cai de nossa cabeça.
Nós, portanto, somos importantes para Ele, assim, é fundamental que Ele seja importante para nós também e que façamos a nossa parte no projeto divino.

A qualidade de vida e o Espiritismo
José Carlos Leal

UM MINUTO PARA LEMBRAR

Viagem de trem
Sente-se ou se deite confortavelmente num lugar tranquilo.
Feche os olhos. Respire suave e lentamente.
Imagine que você está na plataforma de uma estação de trem.
O trem lhe espera.
Entre nele e busque sentar-se numa poltrona junto à janela. Imagine o trem partindo lentamente da estação.
Você apenas ouve ao longe o som da locomotiva.
Aos poucos as paisagens vão se modificando e a estação vai ficando para trás.
Você vê árvores, bosques, lagos, estradas, montanhas e vales desfilando pela janela do trem.
Imagine que você é o próprio trem que se desloca e que sua mente se expande além dele.
Imagine que o trem vai se aproximando de uma outra estação.
Ele vai desacelerando aos poucos até parar na estação. Você está na janela e vê uma criança parada sozinha na plataforma.
A criança olha para você e sorri como um convite para que você não se esqueça dela.
Então você vai se voltando para sua infância, seu tempo de criança.
Você se lembra do quanto era feliz em sua inocência.
O trem começa a sair da estação e a criança permanece parada olhando para você.
Ela lhe endereça uma mensagem.
Você entende qual é.
Ela lhe diz que você nunca deve esquecer seus ideais da infância, mas continuar em frente, como o trem, em busca de sua felicidade.
Agora respire fundo e abra os olhos.

Felicidade sem Culpa
Adenáuer Novaes