quarta-feira, 8 de junho de 2011

A TAREFA DE CADA UM

"A tarefa adiada ressurge complicada mais à frente."
É uma frase de mensagem de Joanna de Angelis, sobre a responsabilidade, psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, de Salvador.

Por que tarefa adiada ressurgirá mais complicada, para nós, no futuro?
Não é justo que, se adiamos a execução de uma tarefa, a ela voltemos com mais forças no futuro devido ao período de descanso que gozamos em decorrência do adiamento?
Para o homem acomodado, para aquele que fica dizendo sempre: "amanhã eu faço esse serviço", não é nada confortador ouvir uma frase destas.

No entanto, é a pura verdade. Tudo aquilo que deixamos para amanhã fica mais difícil: bem como é muito difícil tentarmos fazer hoje aquilo que nos está reservado para amanhã. Isto é, tudo tem seu momento certo.

O operário de uma linha de montagem, por exemplo, sabe que precisa esperar a peça chegar até suas mãos para nela montar outro elemento; não pode antecipar-se nem atrasar-se. Ambos - o atraso e o avanço extemporâneo - prejudicarão o acabamento da peça.
Tudo é questão de responsabilidade. O operário responsável sabe qual o momento em que deve atuar, sabe qual o seu dever; não fica esperando que o outro faça a tarefa que é dele. O servidor relapso estará sempre arrumando desculpas para não fazer aquilo que lhe compete. "Deixa pra depois: é possível que assim apareça alguém que faça o serviço para mim" - pensa ele. E muitas vezes aparece mesmo aquele responsável que venha fazer o serviço do relapso.

E o que acontece ao servidor relapso?
Vai caindo, descentralizando-se, entra em processo de hibernação.
Um dia acordará num ambiente totalmente modificado; todos caminharam para a frente, ele ficou parado e agora está num meio desconhecido, onde terá de recomeçar a tarefa interrompida sem o apoio dos companheiros que seguiram à frente. E é melancólico termos de executar uma tarefa num ambiente hostil, sem apoio de amigos e entes queridos.

É isso que acontece àqueles que numa encarnação adiaram compromissos; voltam a uma nova existência carnal para saldar os compromissos assumidos mas, geralmente, renascendo num ambiente onde não encontram apoio. Seus familiares da vida anterior, se cumpriram fielmente suas tarefas, terão dado um passo à frente e, com certeza, o estarão aguardando na vanguarda, porém não podem fazer por ele as tarefas que ele mesmo abandonou numa vida anterior. É claro que o encorajarão à distância mas não podem tomá-lo sobre os ombros.

Quando falamos em tarefa, muita gente fica confusa.
Qual será minha tarefa? Será que estou cumprindo fielmente minha tarefa?
Ora, é muito simples descobrir a nossa tarefa. Ela deve ser executada onde a vida nos colocou. Assim, o mecânico que cumpra honestamente sua tarefa de cuidar da segurança dos veículos; o escritor, que escreva sem destruir; o governante que governa colocando sempre o interesse da coletividade acima de seus interesses particulares; o lixeiro que cumpra fielmente sua tarefa de apóstolo da limpeza.

O homem responsável sabe que deve realmente cumprir a tarefa onde a vida o colocou; não olha para os lados (invejando os companheiros empenhados em outras tarefas), nem para trás, pretendendo o descanso antes do tempo. Só olha para a frente, a fim de vislumbrar os divinos resultados de uma tarefa bem cumprida.

Valentim Lorenzetti

Nenhum comentário: