quarta-feira, 8 de junho de 2011

QUEM DÁ A VIDA AOS SERES ORGÂNICOS.


"ALÉM DAS FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS, GRAVITACIONAL E ATÔMICA, EXISTE OUTRA AINDA DESCONHECIDA PELA CIÊNCIA: O PRINCÍPIO VITAL.
ELE MANTÉM A VIDA DE TODOS OS SERES."
Uma das mais importantes definições espíritas é sobre a natureza do homem. Em nosso atual estágio evolutivo estamos nos libertando das amarras instintivas da animalidade enquanto aprendemos a lidar com as nossas potências latentes, num processo de conscientização espiritual. Um dia participaremos das tarefas espirituais, libertos da matéria, auxiliando a Deus na constante transformação do Universo.

Na sua essência, o ser humano é um espírito imortal e imaterial. O Espiritismo, no entanto, não torna a alma material quando lhe dá dois envoltórios, em vez de apenas um, durante a vida corpórea.

"Há no homem três coisas:
  1. Alma ou espírito: princípio inteligente.
  2. O corpo: envoltório material.
  3. E o perispírito: envoltório fluídico semi-material, servindo de laço entre o espírito e o corpo.
Quando o envoltório físico morre, a alma se liberta conservando seu corpo fluídico: perispírito.
Portanto, este é o corpo constante inseparável do espírito, enquanto o invólucro físico é transitório, perecível e mortal.
O perispírito é bastante conhecido por aqueles que se iniciam nos estudos do Espiritismo.

Um outro importante conceito, no entanto, é menos divulgado: o princípio vital.
Os Espíritos da Codificação explicam que ele é uma força natural que animaliza, ou dá vida à matéria. Todos os seres vivos o absorvem, e o assimilam, para se manterem vivos.
O princípio vital, assim como a eletricidade, magnetismo, e outras forças naturais, é uma transformação especial do fluido cósmico universal, formador de toda matéria.

Vemos no Livro dos Espíritos que esse princípio "é, sem dúvida um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são "elementos primitivos". Pois que tudo isso deriva de um só princípio cósmico universal.
Na história do conhecimento humano o princípio vital já foi imaginado, estudado e experimentado por filósofos e cientistas como Paracelso, Mesmer, Puységur, Hahnemman, os médicos do século 18, os professores da faculdade de Montpellier e muitos outros. Recebeu o nome de magnetismo animal, eletricidade animal, energia vital e fluido vital, termo adotado por Allan Kardec.

*continua na próxima postagem.

Nenhum comentário: