sexta-feira, 10 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO FLUÍDO VITAL

continuação da postagem anterior...
De acordo com a doutrina espírita, o princípio vital é um só para todos os seres orgânicos, todavia modificado segundo as espécies. É ele que lhes dá movimento e atividade e os distingue da matéria inerte.

Os espíritos explicam que o conjunto dos órgãos corporais constitui uma espécie de mecanismo que recebe impulsão desse princípio. Quando os seres orgânicos morrem a matéria inerte se decompõe e volta para a natureza, enquanto que o princípio vital retorna à massa de onde saiu.

Segundo essas explicações, o fenômeno da morte funciona da seguinte forma:
Cada um dos órgãos dos seres vivos se impregna, por assim dizer, desse fluido vital que dá, a todas as partes do organismo, uma atividade que as põe em comunicação entre si e normaliza as funções momentaneamente perturbadas. Mas quando os elementos essenciais, à atividade normal dos órgãos, estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o fluido vital se torna impotente para transmitir o movimento da vida, e o ser morre.

Portanto, a manutenção da harmonia do funcionamento do organismo pelo fluido vital, garante a saúde.
Dizem os espíritos que "os corpos orgânicos são, assim, uma espécie de pilhas ou aparelhos elétricos nos quais a atividade do fluido determina o fenômeno da vida. A cessação dessa atividade causa a morte" (O Livro dos Espíritos).

A vida orgânica dos seres é mantida pela absorção do fluido vital. Mas a quantidade dele não é absoluta em todos os seres orgânicos.
 "Varia segundo as espécies e não é constante, quer em cada indivíduo, quer nos indivíduos de uma espécie. Alguns há, que se acham, por assim dizer, saturados desse fluido, enquanto os outros o possuem em quantidade apenas suficiente. Daí, para alguns, vida mais ativa, mais tenaz e, de certo modo, superabundante" (O Livro dos Espíritos).

Por outro lado, a quantidade de fluido vital pode se esgotar. Para que ela não se torne insuficiennte para a conservação da vida, precisa ser renovada por sua absorção e assimilação.
Os seres orgânicos são sociais. Formam grupos que convivem entre si. Assim, não é somente pelos alimentos que absorvem o fluido vital. "Ele também se transmite de um indivíduo a outro. Aquele que o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se".

Essa característica explica diversos fenômenos de súbita recuperação de um doente, quando os familiares se reúnem dando a ele o fluido vital necessário para recuperar a sua vitalidade.

O conhecimento do princípio vital permite que compreendamos uma definição mais completa das três partes do ser humano, oferecida na introdução de O Livro dos Espíritos.

1ª - O corpo ou ser material análogo aos animais é animado pelo mesmo princípio vital.
2ª - A alma ou ser imaterial: espírito encarnado no corpo.
3ª - O laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o espírito: o perispírito.
Para agir no mundo físico, caracterizando o fenômeno da vida orgânica, é preciso estar envolvido pelo princípio vital.

 É por isso que os espíritos, em O Livro dos Médiuns, afirmam: "O fluido vital, indispensável a produção de todos os fenômenos mediúnicos, é apanágio exclusivo do encarnado e que, por conseguinte, o espírito operador fica obrigado a se impregnar dele".

Os espíritos desencarnados só podem agir em nosso mundo físico com o auxílio dos médiuns. É o único meio. E isso se explica pelo conceito do princípio vital.

Macedo Sarra - Revista Universo Espírita

Nenhum comentário: