quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É FÁCIL SER BOM?

PARA VOCÊ É FÁCIL PRATICAR OS SEGUINTES ENSINAMENTOS DE JESUS:
· Amar os inimigos;
· Fazer o bem àqueles que o odeiam;
· Orar por aqueles que o perseguem e o caluniam;
· Se alguém o ferir na face direita oferecer-lhe também a outra;
· Ao que quer-lhe tirar a tua túnica, largar-lhe também a capa;
· Ao que lhe obrigar a fazer mil passos, ir com ele ainda mais dois mil anos.

Os ensinamentos de Jesus representam o mais violento contraste entre os padrões de vida do homem materialista e o ideal do homem espiritualizado.
Para compreender tão excelsa sabedoria contidas nos ensinamentos de Jesus, deve o homem ultrapassar os limites do seu intelecto analítico e abrir a alma para uma experiência espiritual.

O HOMEM MATERIALISTA
O homem materialista é egoísta. Seu tempo é dedicado exclusivamente as coisas do mundo da matéria, reduzem tudo à vida presente e não tem tempo para preocupar-se com o espiritual.
Para o homem profano é absurdo:
 - Amar os inimigos;
- Fazer o bem àqueles que o odeiam;
- Orar por aqueles que o perseguem e o caluniam;

O HOMEM ESPIRITUALISTA (VIRTUOSO)
Quando alguém ama por dever, e até por querer - é um homem virtuoso.
O virtuoso age em virtude de uma obrigação de compulsão moral, ou seja, devo fazer isso ou aquilo para agradar, para não sofrer.
Para o homem meramente virtuoso, pode o amor ter sabor amargo, pode ser "caminho estreito e porta apertada";
Ele se sente como um escravo - " eu devo amar".
Para o homem espiritualista agir com virtude é uma obrigação moral.
- Eu devo amar os inimigos;
- Eu devo fazer o bem àqueles que me odeiam;
- Eu devo orar por aqueles que me perseguem e o caluniam;

O HOMEM ESPIRITUALIZADO (SÁBIO)
O verdadeiro amor não vem da virtuosidade, mas sim da sabedoria, da compreensão, da verdade, do “eu quero amar”.
Somente para o sábio, amar se torna "jugo suave e peso leve”.
O verdadeiro sábio ama por compreender, por saber - e saboreia a verdadeira felicidade.
O dever e o querer do virtuoso são atos de boa vontade,mas o compreender do sábio é uma atitude da razão espiritual.
Para o homem espiritualista agir com virtude é uma obrigação moral.
- Eu quero amar os inimigos;
- Eu quero fazer o bem àqueles que me odeiam;
- Eu quero orar por aqueles que me perseguem e o caluniam;

AFINAL QUEM SÃO NOSSOS INIMIGOS?
Os inimigos são os pensamentos, os sentimentos e atos errôneos praticados e não a pessoa.
Podemos não amar as mesmas idéias e nem gostarmos dos sentimentos que nossos irmãos possuem, mas temos que amar o ser, a pessoa que é nosso irmão.
Devemos lembrar sempre, acima de tudo ele é nosso irmão e é a ele quem devemos ajudar e amar.
Nós espíritas, sabemos que os relacionamentos de difícil convivência e a maldade, a que estamos expostos, fazem parte das provas que devemos enfrentar.
Sabemos também que os irmãos que estão ao nosso lado são instrumentos, são oportunidades de melhoria para o nosso espírito.

Oportunidade de praticar o Bem.

Nenhum comentário: