sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A RELIGIÃO DE JESUS

Jesus não fundou nenhuma religião, deu-nos o roteiro para o crescimento espiritual da Humanidade.

O Evangelho, hino de amor e de bem-aventuranças, código de moral e de ética que precisa ser estudado, analisado, compreendido, seguido e vivido. O Evangelho é o livro da vida, o companheiro ideal, o amigo prestimoso de todos os momentos. Quem com ele se identifica, vive e trabalha com Jesus, silencia e fala com Jesus, mas, sobretudo, ama, perdoa e serve com Jesus hoje, amanhã e sempre.

A morte de João Paulo II, a expectativa da eleição de um novo papa e a ênfase dada pela imprensa internacional aos fatos, reacendeu nos que professam o catolicismo a idéia de que Jesus foi o fundador da igreja católica, de que os papas são os substitutos do apóstolo Pedro e de que a igreja é a dona absoluta da verdade e do destino dos homens. Para contestar a hipótese de detentora integral da verdade, basta lembrar o episódio de Galileu.

Ledo engano ou pura presunção. Jesus não fundou religião e muito menos nomeou papa. Os primeiros anos do cristianismo foram vividos sem chefes, sem dogmas, sem fausto, sem pompas, sem imagens, sem incenses, sem rituais, na pureza e simplicidade ensinada por Jesus.

Com o passar dos séculos, os novos cristãos tocados pela vaidade, pelo orgulho e pela ambição e conveniências exclusivamente materiais, ao sabor de interesses pessoais e de grupos, promoveram cortes, enxertos e modificações de palavras no Evangelho, absorveram usos, costumes, rituais e pompas do farisaísmo e dos gentios, adotaram a idolatria dos cultos pagãos, amealharam ouro, edificaram suntuosos palácios, disputaram e conquistaram o poder temporal no mundo, desvirtuaram os princípios cristãos e até mudaram-lhe o nome, de cristianismo para catolicismo. Olvidaram a recomendação contida em Marcos 12:17: Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Optaram por César.

Os rituais materialistas, a ostentação de riquezas, as pompas são um acinte à memória de Jesus que foi simples, humilde e desprendido das coisas materiais e nos legou a maravilhosa lição: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração. (Mateus 6:19 a 21).

A religião de Jesus é o AMOR, a CARIDADE, o PERDÃO. Quem abraçar esses princípios será considerado discípulo de Jesus, independente do rótulo religioso com que se apresente.


Felinto E. D. Campelo

Nenhum comentário: