segunda-feira, 15 de agosto de 2011

LIVRO DOS ESPÍRITOS: REENCARNAÇÃO, ESCOLHA DAS PROVAS E AS CRIANÇAS

171- Em que se baseia o dogma da reencarnação?
- Na justiça de Deus e na revelação, e repetimos incessantemente: um bom pai deixa sempre para seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão não vos diz que seria injusto privar, para sempre, da felicidade eterna todos aqueles cujo aprimoramento não dependeu deles mesmos? Não são todos os homens filhos de Deus? Só homens egoístas podem pregar a injustiça, o ódio implacável e os castigos sem perdão.

197 O Espírito, de uma criança que desencarna em tenra idade poderá ser tão avançado quanto o de um adulto?
- Algumas vezes é mais, porque pode ter vivido muito mais e ter mais experiência, principalmente se progrediu.

198 - De uma criança que morre em tenra idade, e, portanto, não tendo praticado o mal, podemos supor que seu Espírito pertença aos graus superiores?
- Se não fez o mal, não fez o bem, e Deus não a isenta das provações que deve passar. Seu grau de pureza não ocorre porque tenha animado o corpo de uma criança, mas pelo progresso que já realizou.

199 - Por que a vida é muitas vezes interrompida na infância?
- A duração da vida de uma criança pode ser, para o Espírito que nela está encarnado, o complemento de uma exisstência anterior interrompida antes do tempo. Sua morte é, muitas vezes, também uma provação ou uma expiação para os pais.

258 - Na espiritualidade, antes de começar uma nova existência corporal, o Espírito tem consciência e previsão das coisas que acontecerão durante sua vida?'
- Ele mesmo escolhe o gênero de provas que quer passar. Nisso consiste seu livre-arbítrio.
Nada acontece sem a permissão de Deus, que estabeleceu todas as leis que regem o universo ... É preciso, aliás, distinguir o que é obra da vontade de Deus e o que é obra do homem.

259 - Se o Espírito tem a escolha do gênero de prova que deve passar, todas as dificuldades que experimentamos na vida foram previstas e escolhidas por nós?
- Todas não é a palavra, porque não se pode dizer que escolhestes e previstes tudo que vos acontece neste mundo, até nas menores coisas. Vós escolhestes os gêneros das provas; os detalhes são consequência da situação em que viveis e, frequentemente, de vossas próprias ações.

Nenhum comentário: