segunda-feira, 2 de maio de 2011

A INTOLERÂNCIA DE TIAGO E A LIÇÃO DE JESUS

O trabalho de atendimento aos necessitados, realizado pelos apóstolos de Jesus na “Casa do Caminho”, em Jerusalém, aumentava cada vez mais. Simão Pedro era muito solicitado pelos inúmeros carentes com pedidos e queixas. Muitas dessas criaturas perturbavam o ambiente promovendo brigas no recinto, trocando injúrias e pescoções.

Tiago, filho de Alfeu, o lidador do Evangelho mais agarrado ao Velho Testamento, procurou Simão Pedro, que dirigia o grupo, para comunicar-lhe a decisão de afastar-se do trabalho de ajuda aos carentes, devido a reinante perturbação e desordem na Casa, e que iria viver sozinho numa casa isolada em Jope. Diante disso, Pedro, humildemente, lhe pediu que reconsiderasse. Tiago, porém, foi inflexível e promoveu a mudança, indo viver numa casinha rodeada de vegetação. Nessa tranquilidade, passou a estudar durante meses os ensinos de Jesus, tratando as flores e louvando a Deus, através de orações com hora certa.

Certa noite, Tiago passou a sentir saudade de Jesus, e ao orar, chorou lembrando intensamente do Mestre. Nisso, viu um desconhecido, como quem caminhava pela noite adentro. Extasiado, Tiago reconheceu que o viajante se apresentava aureolado de luz. Era o próprio Cristo. Imediatamente, ajoelhou-se e esticou os braços para abraçá-lo, quando Jesus passou por ele sem parar. Tiago levanta-se e correndo ao encalço de Jesus, gritou:

“Senhor, Senhor! Acaso, não vês o meu coração apertado de saudade? Aonde vais, Jesus, que não vês que eu preciso tanto de ti?”. Jesus voltou, abraçou Tiago de leve e comunicou-lhe, num sorriso: “Tiago, estás salvo de lutas e tentações, porém vou ao encontro de Pedro, a fim de aliviar-lhe o fardo de humilhações e de lágrimas, no amparo aos nossos irmãos necessitados da Casa do Caminho”, e prosseguiu viagem.

Tiago, arrependido, reuniu seus pertences e retornou à Casa do Caminho. Recebido por Pedro, abraçou-o e disse apenas: “Eu estou aqui”.



Do cap. 50,
Do livro No Roteiro de Jesus

Nenhum comentário: