quarta-feira, 20 de abril de 2011

O HOMEM É UM SER QUE FAZ ESCOLHAS

Felicidade e infelicidade, na maioria dos casos, é uma questão de escolha e, para isso, temos o livre-arbítrio.
Não devemos, entretanto, nos esquecer de uma frase que virou adágio popular: A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

A pessoa que aspira a uma vida de qualidade é aquela que leva muito a sério o ato de escolher porque está ciente de que colhemos aquilo que plantamos e quem semeia ventos, por certo, colhe tempestades.

Segundo a Doutrina Espírita, somos seres espirituais, criados por Deus, simples e ignorantes e que, partindo desse patamar, iniciamos uma longa caminhada no sentido de alcançarmos os mundos ditosos.

Repetimos: cada um de nós é parte de um projeto divino - um projeto universal - do qual participamos não como peças de um jogo de xadrez, mas como criaturas livres que fazem escolhas que determinam a nossa qualidade de vida material ou espiritual. Não podemos nos esquecer disso.

A Doutrina Espírita é, portanto, uma doutrina que afirma a nossa liberdade e o nosso direito de fazer escolhas e de agir segundo essas escolhas.

A principal qualidade da Doutrina Espírita: esclarecer.
A nossa Doutrina faz (ou procura fazer) uma diferença significativa entre educar e reprimir.
Reprimimos quando, em troca de vantagens ou por meio de ameaças, conseguimos que uma pessoa faça aquilo que desejamos.
Educamos quando levamos uma pessoa a se convencer, por meio de argumentos lógicos e por exemplificações constantes, de que uma determinada conduta é melhor do que outra.

A proposta da Doutrina Espírita é muito ambiciosa porque pretende produzir um movimento de dentro para fora e que, consequentemente, é mais duradouro do que as repressões nas quais, uma vez enfraquecida a força do elemento persuasor, tende a retornar, e com mais intensidade, aquilo que fora reprimido no passado.

A Doutrina Espírita, portanto, busca mudanças mais profundas e significativas que possam se tornar parte do patrimônio do espírito e contribuam efetivamente para o seu progresso.

Qualidade de Vida e Espiritismo
José Carlos Leal

Nenhum comentário: