quarta-feira, 23 de março de 2011

ELES PASSARAM POR AÍ?

Eles te visitaram? Foram até sua casa, te procuraram? Tenho tido notícias de que eles têm visitado muitas casas. Imaginei que pudessem ter chegado até você!

É que gostaria de recomendar não recebê-los. Não é bom que lhes dê atenção ou abrigo, nem mesmo lhes permita a entrada. Os efeitos costumam ser desastrosos.

Temos encontrado o efeito da visita em muitos rostos cansados e aflitos. E alguns amigos com quem tenho falado dão notícias de que a reclamação é geral.

E o mais interessante: não adianta denunciar, reclamar à polícia ou trancar a porta. Eles são sutis. Chegam sem a gente perceber e se instalam. Quando nos damos conta, já estão conosco.

Por isso quis te prevenir, pois é possível sim defender-se. O perigo é tão grande que contagia. Atinge outras pessoas, extrapola o ambiente de sua casa, atinge empresas e instituições, com todos os danos e lesões decorrentes.

Por isso, peço-lhe de coração: não lhes dê ouvidos! Despreze-os simplesmente, como se não existissem, pois se você der atenção, tomarão conta de você, espalhando-se pelo ambiente onde você esteja.

Falo do desânimo, da tristeza, do abatimento. Falo da reclamação, da revolta, da insegurança e da falta de fé ou da ausência de confiança em Deus!

Não lhes dê atenção, meu amigo, minha amiga! Esqueça-os.

Defenda-se com a disposição, a alegria, o bom ânimo, diariamente.

Diante de obstáculos e dificuldades, levante a cabeça e prossiga! A vida é dinâmica e bela demais para ser entregue aos cuidados de personagens tão ingratos e cruéis como esses que lhes falo. Para que dar guarida a eles? Não o merecem. Melhor expulsá-los do coração e da convivência. Temos mais o que fazer...

Apóie-se na alegria de viver, na fé em Deus e na vida, busque a companhia dos amigos, envolva-se com projetos e idéias progressistas e humanitárias, ouça boa música, leia bons livros e participe de atividades culturais e recreativas; assista bons filmes e trabalhe sempre, que eles não terão chance consigo!

As sábias recomendações de Jesus não são meros conselhos morais. Eles contém o perfil da sabedoria do Mestre da Humanidade. Não foi por acaso que ele afirmou:

a)Sois Deuses!;
b) Vós sois o sal da Terra;
c) “(...) Aprendei comigo, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas (...)”;
d) Bem-aventurados os mansos, pois eles possuirão a Terra;
e) Reconcilia-te com o teu adversário;
f) Não julgueis...;
g) Tratai todos os homens como gostaria que eles vos tratassem;
h) Fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e caluniam... ;
i) “(...) Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda...; j) Buscai, e achareis;
k) Acumulai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem o consomem, e onde os ladrões não os desenterram nem roubam...;
l) Vosso Pai sabe do que tendes necessidade.

Notem que cada item abre enorme espaço de reflexões e aplicação em diferentes situações da vida, nas dificuldades e desafios de todos nós. Por que, pois, entregar-se à tristeza, ao desânimo, à revolta? Estudemos essas sementes pródigas do Evangelho de Jesus para superarmos situações de abatimento. E, claro, antes de mais nada, passemos a aplicá-las a nós mesmos, no comportamento.

Cada uma das sementes acima selecionadas do imenso celeiro, que contém muitas outras sementes para serem estudadas e conhecidas, constitui abençoada porta de possibilidades para vencermos a nós mesmos e impedirmos que os cruéis personagens permaneçam conosco!

Olhos para o alto, pois! Coração para frente! Disposição firme, coragem no bem, fé, confiança, solidariedade. Eis o segredo.

Se algo lhe posso dizer, leitor, digo-lhe com o coração inflamado de entusiasmo: Prossiga! Prossiga! Prossigamos todos no bem, na confiança na vida, nos laços de afeto e trabalho que possamos construir!

Orson Peter Carrara
site: Renascer

Nenhum comentário: