quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DEUS EXISTE?

Deus existe e é necessário que exista, e o define como a inteligência universal, causa primeira de todas as coisas.
Essa idéia de Deus como fundamento do mundo é a primeira noção de qualidade que a Doutrina Espírita (e as religiões em geral) imprimem à vida humana.
Quando acreditamos sinceramente na existência de Deus, evitamos, por exemplo, a angústia do Existencialismo que defende a tese de que a vida é um "nonsens", uma espécie de absurdo, e que o homem é uma paixão inútil; os excessos radicalizadores da visão de mundo marxista e de doutrinas afins; por fim, nos defendemos do modo de viver cínico e inconsequente que, não raro, confunde gozar a vida com gastar a vida, e que provoca um grande número de suicídios involuntários.
Uma segunda tese derivada da primeira é a seguinte:
Há, para o Universo, um plano ou um projeto divino do qual cada ser, nos mais diversos mundos habitados, é parte integrante.
No que diz respeito ao nosso planeta, dois livros psicografados por Francisco Cândido Xavier e escritos por André Luiz e Emmanuel - Evolução em Dois Mundos e A Caminho da Luz - tratam desse assunto com abundância de detalhes.
A idéia de um projeto divino é importante porque nos revela que o mundo possui um objetivo e que, portanto, não somos presas do acaso. Tudo o que acontece no Universo não se dá aleatoriamente, mas segundo a ação inteligente dos prepostos de Deus que com Ele colaboram na consecução desse projeto.
Essa idéia nos diz ainda que, como partes desse plano, somos colaboradores de Deus na sua obra.
Penso que essa conclusão nos dá importância e aumenta consideravelmente a nossa auto-estima.
Não somos um acidente fortuito da matéria, não somos um cometa que passa pelo céu vindo não se sabe de onde e indo não se conhece para onde; mas uma parte importante da obra de Deus.
Esse é, por certo, o motivo da frase de Jesus segundo a qual Deus não está indiferente nem à morte de um pardal nem para um fio de cabelo que cai de nossa cabeça.
Nós, portanto, somos importantes para Ele, assim, é fundamental que Ele seja importante para nós também e que façamos a nossa parte no projeto divino.

A qualidade de vida e o Espiritismo
José Carlos Leal

Nenhum comentário: