segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DESILUSÃO

                        
Fantasias do passado. Tudo é fantasia. Onde tem sofrimento tem ilusão. Se estivermos com o pé no chão não tem nem ilusão e nem sofrimento.
Temos muita imaginação e esta exige disciplina de nossa parte. Mas o brasileiro sempre acha que disciplina é prisão e tortura. E não é isso .
Disciplina na imaginação é usar a inteligência. É o uso da inteligência na ação.
A imaginação sem disciplina é perigosa e terrível. Quando usamos a inteligência estamos embasados na realidade. Por exemplo: queremos comprar uma casa. Se ficamos só querendo,imaginando e não partimos para a ação, isso é uma ilusão, não teremos a casa e sentiremos a frustração.
Se vamos atrás de trabalho, de dinheiro, de condições, estipulando metas, aí sim estamos dentro da realidade.
A imaginação tem que ser colocada no funcional. Nós fazemos muita coisa sem perceber que isso é doloroso. De repente a verdade aparece: DESILUSÃO. Aí você fala: a realidade é cruel!
Isso não é verdade, a ilusão é que é cruel, é ela que causa dor. A dor não está na realidade.
A realidade está lá e é você que não aceita, prefere ficar na ilusão e com isso sofrer e sofrer e haja sofrimento!!!
Você prefere, você escolhe! E pode ficar anos e anos se judiando por causa de uma ilusão.
Você fica no sofrimento em vez de transformar?

Você fica no “jamais vou esquecer... “ E sofre!
Você precisa se adaptar à vida em qualquer situação e tem que aprender a tirar proveito.
Exemplo:um parente que morre e você fica naquele sofrimento, se junta àquela turma do sofrimento. Não é mais fácil você aceitar que ninguém é de ninguém e que todos vamos morrer um dia e voltar a viver a sua vida já que você está vivo, já que não foi você que se foi.
Porém se você agora percebe o que é ilusão e a abandona e cai na real você não tem sofrimento.
Você vai ter desilusão enquanto não se ligar na realidade.
O que mais mata o ser humano é a desilusão porque acaba com a vontade de viver e tira a vitalidade. Dentro de nossa cabeça temos uma caixinha na qual vamos juntando as desilusões de uma em uma que vão amontoando e formam um tumor (um câncer).
A desilusão vai doer enquanto você não aceitar as coisas como elas são, e isso não é conformismo e sim é estar apto a encarar a realidade.
Quando você aprende a lidar com a realidade você a transforma. Eu posso ter uma meta e ir para ela sem ilusão e chegar lá. A gente ouve uma coisa e já sai contando como se fosse verdade, sem disciplina.
A gente não tem aquele hábito de disciplina:
“deixa eu ver bem se é isso mesmo”, sem entrar no papo de qualquer um. Não adianta ir pelo outro. Precisamos tomar mais cuidado, não temos esse hábito de tomar cuidado.
Como se manifesta no corpo o sentimento de angústia?
Pressão no peito, aperto muito para dentro, nó na garganta, mal estar, peso, vontade de chorar, dor de barriga, coração que explode, muita raiva,amargura,etc. Está sendo empurrado para o passado, para uma situação que você viveu uma grande desilusão.
Sentir angústia é estar preso ao passado. O passado físico passou, mas o psicológico não passou. As desilusões, uma a uma, ficaram guardadas na caixinha da mente.

Curso - Vida e Consciência.
Gasparetto

Nenhum comentário: