segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PROGRESSO ATIVO ou REFORMA ÍNTIMA


A descoberta de que a dinâmica dos acontecimentos da nossa vida atual é fruto das nossas escolhas do passado próximo ou remoto é o gérmen da Reforma íntima ativa. Ontem foi a causa, hoje são os efeitos e daqueles que não gostamos ou que interpretamos como sofridos, basta que modifiquemos suas causas, dessa forma reformando-os. Pois, da mesma forma que ontem foi a causa e hoje é o efeito, hoje será a causa do efeito amanhã, e assim sucessiva e eternamente. Exemplo: a única maneira de se anular o ódio é com amor.
Não há segredo nem iniciações para perceber as leis que regem nossas vidas.
Isso sempre esteve e sempre estará ao alcance de quantos queiram observar, compreender e praticar.

Para que nossa Reforma íntima seja simples e eficiente, vale a pena recordar, recordar e recordar que:

• Somos espíritos problemáticos e endividados pelas escolhas inadequadas e que não estamos aqui a passeio, mas a trabalho.
• Nem todas as nossas provas e dificuldades atuais têm a ver com nosso passado problemático e ocioso. Muitas são escolhas de progredir conscientes e planejadas com antecedência, antes de retornarmos.
• As tarefas mais cobiçadas: beleza, riqueza, poder, fama, são tarefas nas quais mais costumamos falhar ou nos endividar.
• Não existimos para sofrer, mas para sentirmos alegria e prazer em nos tornarmos criaturas cada vez mais evoluídas e enquadradas nas leis que regem o progresso e o amor.
• A interpretação de sofrer é um tipo de paranóia da qual devemos nos curar.
O remédio mais eficaz é o estudo e a aplicação do Evangelho.
• Podemos interferir - e interferimos sempre na vida uns dos outros, como disse Jesus na analogia do fermento que leveda a massa. É absolutamente necessário que vistoriemos a todo momento qual a qualidade das influências que produzimos nos outros.São boas ou más?
• Nenhum espírito pode evoluir pelo outro.Portanto, copie Deus, Jesus e todos os outros grandes espíritos. Faça como Eles, não queira reformar os outros, reforme-se a si mesmo, pois isso basta. Respeite o próximo como Eles nos respeitam.

Reforma Íntima começa no Berço
Américo Marques Canhoto

Nenhum comentário: