segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PERTUBAÇÃO DO ESPIRITO APÓS O DESENCARNE

164- todos os espíritos experimentam, no mesmo grau e com a mesma duração, a pertubaçao que se segue à separação da alma e do corpo?
Não, isso depende de sua elevação. Aquele que já está depurado reconhece a sua nova situação quase imediatamente, porque já se libertou da matéria durante a vida do corpo, enquanto o homem carnal, aquele cuja consciência não é pura, conserva durante muito mais tempo as sensações da matéria.
A punição imediata entre os que se acha aferrada a vida material, em desprezo do progresso espiritual, consiste na lentidão do desprendimento, nas angústias que acompanham a morte e o despertar na outra vida em perturbação, o que pode durar meses e anos.
Ao contrário, para os que têm a consciência pura, que se identificaram com a vida espiritual, que se desprenderam das coisas materiais, a separação é rápida, sem abalos, o despertar pacífico, quase nula a perturbação.

Fenômeno frequente entre os espíritos de certa inferioridade moral consiste em se crerem vivos; esta ilusão pode prolongar-se por muitos anos, durante os quais sentem todas as necessidades, todos os tormentos, todas as perplexidades da vida.
Para o criminoso, a vista incessante das vítimas e das circunstâncias do crime é um suplício cruel.

A Filosofia Penal dos Espíritas - Fernando Ortiz 176
PENSE - Pensamento Social Espírita

Nenhum comentário: