terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESPIRITUALIZAÇÃO


Vários Caminhos
Por vários caminhos se pode atingir a espiritualização individual; cada corrente de pensamento doutrinário ou iniciático trata do assunto, sugerindo processos invariavelmente complicados, mas dados sempre como infalíveis conquanto sejam, todos eles, na realidade, simplesmente aleatórios; somente a vida, em si mesma, com suas provas e sofrimentos de toda sorte vai, aos poucos, com o perpassar do tempo, desbastando o matagal dos defeitos e das paixões, cortando arestas, burilando a estátua humana até que o Espírito surja, renovado e puro, ante os olhos compassivos e amorosos do Criador Divino.

1-Renovação do Sentimento
Porém, do ponto de vista de realizações possíveis, o processo mais viável e seguro de se atingir esse alto escopo é, ainda e sempre, aquele que o Evangelho aponta: a renovação dos sentimentos para se obter, como consequência, a purificação de pensamentos e atos; em seguida, a conquista de virtudes morais que faltam a todos os seres humanos nos graus inferiores da evolução; e, por último, a busca do Reino de Deus, pelo uso e pela exemplificação dessas virtudes no campo da vida social.

A renovação de sentimentos é problema árduo e exige, para sua solução, o estabelecimento de regras de conduta, o emprego constante da vontade e o auxílio das entidades espirituais protetoras, que jamais abandonam o caminheiro na sua jornada de sacrifícios e de provas.

2- Combate ao vícios
Como não pode haver pureza espiritual em corpo poluído, é necessário, antes de mais nada, combater os vícios mais comuns, como sejam, o fumo, o alcoolismo, o jogo, a glutonaria; depois as paixões mais generalizadas como a sensualidade, a avareza, a brutalidade, etc., como ainda os defeitos morais: orgulho, egoísmo, hipocrisia, maledicência, etc., travando contra eles luta tenaz e porfiada.

Tudo isso retarda a ascensão do Espírito e o mantém acorrentado a si mesmo na sua baixa expressão de animalidade. Se o orgulho promove a separação entre os homens, os vícios os rebaixam, a sensualidade os prende cada vez mais às coisas de ordem material e grosseiras: nenhum progresso espiritual é possível enquanto tais defeitos dominarem os homens.

Para se obter a pureza do corpo físico é necessário, antes de mais nada, combater os vícios referidos e eliminar todo e qualquer outro mau costume que se possua, mantendo o corpo em perfeitas condições de higiene, harmonia e força, para o desempenho das funções orgânicas; reduzir a alimentação, que deve ser frugal e simples, porém completa, contendo todos os alimentos básicos que a ciência já classificou.
3 - Definição das virtudes que deseja
Iniciada esta luta, seja no grau que for, ou melhor, com a intensidade e energia que for possível, estará o adepto ingressando firmemente no caminho da purificação de corpo e espírito; a partir daí, resta perseverar firmemente, praticando as virtudes que deseja conquistar, amando a Deus e servindo ao próximo, de acordo com um programa de uso pessoal, previamente organizado e, sempre que possível, sob a orientação de instrutores competentes, encarnados ou desencarnados.

Desta forma e com segurança irá ele, aos poucos alterando seus sentimentos e, em consequência, seus pensamentos e atos. Toda sua vida mudará e novos horizontes se abrirão à sua frente mostrando-lhe um futuro espiritual promissor.

4 - Alcançar a mudança em todos os âmbitos
Este grandioso esforço de auto-espiritualização, na realidade, se efetua em três setores de atividade distintos e complementares, a saber: no interno individual, no ambiente familiar e na sociedade.

5 - Ser Exemplo ao demais
Em todos eles o Espírito deve dar testemunho dessa sua renovação moral, como membro que fica sendo dessa grande legião de operários humildes, mas decididos e conscientes, que, sob as ordens do Cristo planetário trabalham devotadamente pela redenção do mundo.

Não é, pois, tão fácil e isento de responsabilidades e sacrifícios ostentar o título de espírita verdadeiro...

Grupo Renascer

Nenhum comentário: