quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PEDAGOGIA ESPÍRITA

 

Educação moral
No item 685, tratando dos problemas sociais, Kardec lembra a necessidade do desenvolvimento da educação e acentua: não da educação intelectual, mas da educação moral, mas não também da educação moral pelos livros, e sim daquela que consiste na arte de formar caracteres, daquela que transmite hábitos: porque a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.
Quando essa arte for conhecida, aplicada e praticada o homem chegará a um mundo de hábitos ordeiros e de previdência.
No mesmo trecho Kardec lamenta a massa de indivíduos que diariamente são lançados no meio da população sem princípios, sem freios e entregues aos seus próprios instintos.

Segundo vemos em O Livro dos Espíritos é pela Educação que o mundo poderá regenerar-se.
A Educação Cristã substituiu a Educação Pagã e modificou a Terra.
A Educação Espírita renovará a Educação Cristã, e com ela o Mundo.


Mas o que é Educação Espírita?
É o processo de orientação das novas gerações de acordo com a visão nova que o Espiritismo nos oferece da realidade. A realidade compreende o mundo e o homem.
Para o homem viver com proveito no mundo, deve saber, antes de mais nada, o que ele próprio é e qual o seu destino.
Apesar disso a Educação Espírita não é um processo de coação, de imposição das idéias espíritas. Mesmo porque um dos princípios fundamentais do Espiritismo é o da liberdade de consciência.
O Espiritismo não é uma forma de dominação de consciência, mas de libertação.
Sua grande tarefa é desvencilhar o homem das imposições do passado para que ele possa viver a sua vida terrena em plenitude, livrá-lo dos temores e terrores que o cercaram nas gerações anteriores.


Espiritismo surgiu naturalmente.
Não foi inventado por ninguém. O próprio Kardec relutou em aceitá-lo, quando ele já se fazia uma realidade social. Isso demonstra que o Espiritismo surgiu como exigência de uma época.
Sua propagação se realizou à revelia e contra os poderes dominantes no mundo.
Até hoje, apesar de todo o seu desenvolvimento cultural — pois a cultura espírita aí está para os que têm olhos: de ver .Ele continua em posição marginal, o que mostra por sua propagação incessante, que continua a responder às exigências históricas.
Já era tempo dos centros culturais compreenderem essa realidade. Infelizmente a atitude cultural para com o Espiritismo continua, em sentido geral, a mesma do século passado: preconceituosa e ignorante.
Ao lado do preconceito avulta a mais completa ignorância do conteúdo da doutrina e do seu significado. Mas, apesar disso, multiplica-se o número dos espíritas por todo o mundo, a bibliografia espírita é hoje um vasto acervo cultural, a imprensa espírita constitui considerável rede de jornais, revistas, boletins, anuários, programas radiofônicos e de televisão e até mesmo estações de rádio.

Herculano pires

*nas próxima postagens vamos trazer algumas considerações importantes sobre a doutrina.

Nenhum comentário: