quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ESPIRITISMO O SENTIDO DA VIDA

O ESPIRITISMO - UMA RELIGIÃO?

O Espiritismo não é apenas uma religião instituída.
As informações contidas na doutrina que constitui seu arcabouço teórico são profundas e suas implicações alteram significativamente o modo de viver humano. É uma religião de autotransformação, exigindo constante reflexão e responsabilidade pessoal pelo próprio destino. A visibilidade da vida espiritual mostrada pelo Espiritismo possibilita uma ampliação imensa do sentido e do significado da vida. Tudo passa a ser compreendido numa perspectiva diferente e a partir de paradigmas novos.
Parece salutar uma religião que, além de consolar, apresente uma proposta de vida que contemple o máximo possível ao ser humano, em termos de satisfação íntima.
Não parece coerente uma doutrina religiosa que leve a pessoa a se tornar escravo de conceitos ou de alguém. Tal doutrina deve ser compreensiva em relação às demais, que visam o mesmo objetivo, mesmo que não proporcionem uma visão da totalidade da Vida. Esta doutrina deve incluir tudo que concorra para o equilíbrio e a adaptação do ser humano à coletividade na qual está imerso.
Neste sentido, o Espiritismo deve se revestir de propostas transformadoras do ser humano sem lhe tolher a felicidade na Terra. Tornar-se espírita, além de integrar a consciência da imortalidade pessoal, deve levar o indivíduo a perseguir o estado íntimo de felicidade.

obs:Continua...

Mito Pessoal e Destino
Adenáuer Novaes

Nenhum comentário: