segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONHECIMENTO EXTERIOR PARA O AUTOCONHECIMENTO

O conhecimento é a base da própria vida.
A sabedoria abre caminhos novos para que possamos sentir e mesmo desfrutar da felicidade verdadeira, que é o entendimento de nós mesmos e da vida que nos rodeia.
A duas forças que atuam nesta busca:

O conhecimento exterior e o autoconhecimento.

A busca externa nos faz investir à procura de valores até certo ponto perecíveis, mas necessários ao nosso aprendizado.
Passamos por diversas situações aonde nosso orgulho e egoísmo ainda se manifestam.

Para buscar novos conhecimentos temos que nos libertar dessas duas posturas negativas que nos bloqueiam ( orgulho e o egoísmo) e que nos mantem na vaidade de que sabemos tudo.

Uma das maiores verdades descobertas é o conhecimento de nós mesmos. O estudo do nosso universo interno, no qual devemos nos aprofundar.
Conhecer nossas deficiências e nossos talentos,  nos abrir a consciência para enriquecer-nos; transformando as limitações e intensificando ainda mais os valores eternos que já temos em nossos corações.

Um novo homem surge dentro do homem velho.
Aquele que conhece a si mesmo já dispensa certos acessórios que mantem a aparência diante dos outros e que tanto pesa na conservação do exercício diário.
Em vez de aparentar ele procura conquistar aquilo que quer ser.

É maravilhoso e gratificante trabalharmos externamente em prol das pessoas que precisam de ajuda. Mas também encontrar pessoas que nos ajude a trabalhar em nós mesmos e descobrir ali nossos tesouros e nossas falhas, é o caminho para nos libertarmos definitivamente das falsas posturas que mantemos.

Quem conhece a si mesmo, tem mais facilidade em compreender as lições externas que aparecem para o seu próprio melhoramento.
Sabendo do objetivo de estarmos aqui, faz a diferença para que estejamos atentos a tudo que nos rodeia; para adquirirmos o conhecimento externo que deverá ser empregado na nossa transformação interna.

Angel

Nenhum comentário: