quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PREVISÃO DO FUTURO

Gostaria de saber se o espiritismo tem como responder dúvidas como por exemplo, futuro, relacionamentos e acontecimentos do presente , etc....
O espiritismo acredita em várias leis cosmicas, uma das quais é a "Lei de Ação e Reação". Por essa lei, certas ocorrências (reações) na vida atual ao resultado de ocorrências praticadas (ações) em vidas passadas.
Da mesma maneira, ações na vida atual serão o plantio de colheitas obrigatórias, em vidas futuras.
Em outras religiões espiritualistas, essa lei é tambem conhecida como "karma" ou "carma".
Cabe entretanto, esclarecer que nem todas ocorrências da vida atual são fruto de karma praticado em vida passada, muitas vezes a ação foi plantada nesta encarnação mesma.
Vale lembrar ainda que o futuro não está previamente determinado e fechado, as pessoas possuem um livre-arbítrio, pelo qual elas podem alterar uma ocorrência programada no seu futuro, mesmo que essa fizesse parte de seu "planejamento carmico" de vida.
Quanto a previsão do futuro (hora da morte, quem será seu conjuge, qual será o no. ganhador da sena acumulada etc), isso foge ao objetivo da doutrina espirita, cujo fim maior é estimular, agora e sempre, a evolução moral das pessoas, independente de quem ou o que ela tenha sido ou praticado no passado.

Conheci uma mulher que olha para você e fala tudo, sua vida, sua personalidade, seus problemas. Ela me falou que não devo me formar em veterinária, que é o que pretendo, será que devo acreditar? O resto ela acertou tudo.
Como você não é espírita, devo te explicar primeiro que a mediunidade é um talento que nosso Pai que está nos céus nos dá, para podermos auxiliar os necessitados em Seu nome. Isso requer postura cristã, pois o que "de graça recebemos, de graça damos" e como medianeiros do Plano Maior, o médium é aquele que além de ajudar, deve orientar de forma evangélica. Quer dizer, que aqueles que nesta encarnação, que vieram com mediunidade de trabalho, usarem-na para apenas matar curiosidades e receber dinheiro ou vantagens, estará sujeito a arcar com o aumento de suas dívidas cármicas. Não sei se essa pessoa cobrou ou não, porém não agiu de forma evangélica ao tentar "prever o futuro".
O nosso futuro é um somatório de muitíssimos fatores, entre eles, merecimento, dívidas cármicas (provas que teremos que passar e que escolhemos antes de reencarnar), esforço pessoal entre outros, por isso, prever o futuro é, nos nossos dias, mera especulação de probabilidades. O Plano Espiritual é o mesmo para todos nós, o que muda é o ponto de vista que cada religião enfoca.
Nossa humanidade, não é composta de pessoas diferentes? Como podemos querer que todos encontrem Deus da mesma maneira? Temos que entender que cada um encontra o Pai, conforme o seu coração manda. Então, querida, vá até a sua igreja e reze, pois é a medida mais salutar que você faz. Peça sempre antes de dormir que seu mentor individual (anjo da guarda) possa estar presente te auxiliando e protegendo. Estude, leia tudo que possa e tire suas próprias conclusões, pois a fé só pode balsamizar nossos corações, quando nos mostra coerência.

Em relação a previsões sobre futuro, gostaria de saber o que acham a respeito.
Estude com calma as questões tanto em O Livro dos Espiritos, como em O Livro dos Mediuns:
Livro dos Mediuns, Cap.XXVI, item 289:

Podem os espiritos dar-nos a conhecer o futuro ?
Se o homem conhecesse o futuro descuidaria do presente (...) Se quiseres questão absoluta da resposta, recebe-la-eis de espiritos doidivanas.
Ai segue o estudo do capítulo.

Em O Livro dos espiritos temos, na questão 868:

Pode o futuro ser revelado aos homens ?
Em principio o futuro lhe é oculto e só em casos raros e excepcionais permite Deus que seja revelado. Ou seja, estas previsões de futuro que andam por ai, nada são que suposições, sem base doutrinária. Se temos alguns espíritos fazendo estas previsões, cuidado, pois pode ser espiritos bricalhões, a zombar de nossa credulidade ou falta de discernimento.

CVDEE

Nenhum comentário: