a)Como devemos entender a expressão "anjos decaídos"?
R - Os mundos progridem física e moralmente, por meio da purificação dos espíritos que constituem as suas humanidades encarnada e desencarnada. Quando um mundo sobe um degrau na hierarquia dos mundos, sua humanidade sofre as mutações necessárias a fim de que se torne compatível com a nova condição. É a ocasião em que se dão as grandes emigrações e imigrações de espíritos, em que aqueles que, apesar de sua evolução intelectual, não acompanharam, moralmente, o progresso desse mundo. Para que não se tornem embaraço ao futuro progresso moral dos bons, são, então excluídos da humanidade a que pertencem e emigrados para mundos menos adiantados, onde aplicarão a inteligência para o progresso daqueles dentre os quais passam a viver. A esses espíritos emigrados para mundos inferiores é que a gênese mosaica dá o nome de "anjos decaídos", numa alusão à condição em que se encontram na humanidade em que passam a viver.
Rica em simbolismos e escrita numa época em que a humanidade ainda não evoluíra o bastante para adquirir a compreensão correta dos fatos, "a queda do homem" foi a forma que a gênese mosaica encontrou para explicar ao povo hebreu as consequências do descumprimento das Leis Naturais, que denominou "pecado".
A "queda" é a simbologia da situação desses espíritos decaídos, vindos de outro planeta, onde possuíam melhores condições de vida.
b) E "perda do paraíso"?
R - Como "paraíso perdido" entende-se o mundo de onde foram emigrados. Esse mundo, para eles, se comparado àquele para o qual foram expulsos e onde viverão em condições mais difíceis, relegados por milhares de séculos, constitui-se um verdadeiro paraíso, cuja vaga lembrança lhes faz recordar o que perderam por culpa própria.
c) Podemos identificar nos espíritos que constituíram a chamada raça adâmica os "anjos decaídos"?
R - A raça adâmica, com efeito, apresenta todas as características de uma raça proscrita. Os espíritos que a integram foram exilados para a Terra, que, então, já era povoada por homens primitivos, ignorantes, que eles tiveram que fazer progredir, com seu próprio trabalho. Sua superioridade intelectual prova que o mundo de onde vieram era mais adiantado do que a Terra. Havendo ingressado esse mundo numa nova fase de progresso e não tendo esses espíritos acompanhado a sua evolução moral, a sua permanência lá constituiria um obstáculo à marcha do progresso.
d) Que consequências trouxe para a Terra a chegada desses "anjos decaídos"?
R - A raça adâmica, que constitui exemplo de migração interplanetária, ao chegar à Terra, como dissemos, teve por missão fazer o planeta progredir intelectualmente, através das conquistas intelectuais que trouxeram. Com sua inteligência superior, esses espíritos desempenharam o papel de impulsionadores do progresso intelectual do planeta, influenciando no adiantamento de toda a humanidade que até então o habitava.
Doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso - 1ª pte. (itens 43 a 45)
A Gênese - Allan Kardec
CVDEE
Nenhum comentário:
Postar um comentário