terça-feira, 31 de agosto de 2010

A TERRA SE EXTINGUIRÁ ?

a) Assim como o nosso corpo físico, os planetas também nascem, vivem um certo período e morrem?

R - Segundo o ensinamento dos Espíritos, "preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos" (questão 728 do Livro dos Espíritos). Portanto, a transformação dos planetas aqui preceituada por Galileu é o cumprimento da Lei de Destruição, uma das Leis Naturais instituídas por Deus. Não se trata de uma destruição inútil, terminativa, mas de uma destruição renovadora. Como os corpos humanos, também os planetas são matéria condensada, extraída do fluído cósmico universal e, como tal, sujeitos a uma transformação evolutiva. Cumpridas suas finalidades, passam pelo mesmo processo transformador inerente à toda e qualquer matéria, aí incluído o nosso corpo físico, ou seja, "nascem, vivem e morrem". Seus elementos constitutivos retornam à massa cósmica comum, para assimilarem novos elementos e se regenerarem, dando oportunidade ao surgimento de novos corpos planetários, cada vez mais perfeitos.

b) Chegará a Terra um dia ao seu final?

R - Um mundo percorre um tempo de vida previsto pelo Criador até cumprir a sua destinação e se extinguir. Como todos os demais planetas que fazem parte do Universo, também a Terra passará por esse processo transformador. Sabemos que a Lei do Criador é única e geral, outorgada para garantir a eternidade e a estabilidade do Universo, através das ações que constituem as forças diretrizes da natureza. Exauridas suas finalidades, a Terra sofrerá a ação transformadora dessas forças, que se manifestará através da Lei de Destruição.

c) Chegando ao seu final, o que acontecerá com a matéria de que se constitui a Terra?

R - As mesmas leis que presidiram a formação da Terra, fazendo-a progredir do caos inicial até a idade madura de hoje, presidirão a desagregação e transformação dos seus elementos constitutivos, como vimos acima. Os elementos materiais constitutivos da Terra não ficarão, porém, gravitando no espaço sideral, como uma massa inútil. Serão, sim, transformados, assimilando outros elementos e, em outras regiões, ressurgirão com nova forma, de natureza diferente, melhor que a Terra por nós conhecida.

d) Podemos concluir que tudo na Criação é eterno?

R - A eternidade da Criação é real e acha-se garantida pelas mesmas leis que dirigem as operações do tempo. Essas mesmas leis e forças que governaram a criação de tudo o que é matéria existente no Universo vão presidir à desagregação de seus elementos, que retornarão à massa comum e darão origem a novos corpos. Assim, como ensinam os Espíritos, tudo na Criação é definitivo, nada perece. Apenas se transforma.

Estudo do Livro "A Gênese":Eterna sucessão dos mundos (itens 48 a 52) (Estudo 42 de 136)
CVDEE

Nenhum comentário: