terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESPÍRITOS PUROS

Apenas ilustração, pois ainda, estamos muito longe de entender e saber como são os espíritos puros.
No Livro dos Espíritos, questão 100, encontramos a Escala Espírita, conforme foi ditada pelos Espíritos, e que se baseia no seu grau de progresso, nas qualidades adquiridas e nas imperfeições de que ainda não se despojaram. Admitem três categorias principais: no pé da escala estão os Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela propensão ao mal. A seguir vem os Bons Espíritos, caracterizados pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem. E finalmente a primeira classe que corresponde aos Puros Espíritos, que atingiram a suprema graça da perfeição.
Na resposta à pergunta 113 do Livro dos Espíritos, temos:

• "Os Espíritos Puros, havendo atingido a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus."

Quando atingem esta condição não há mais nenhum vestígio de nossas imperfeições como o egoísmo e o orgulho, pelo contrário possuem no mais alto grau o saber e as qualidades morais reunindo sabedoria, bondade e ciência; não há mais personalidade nem nome próprio, nem mesmo um corpo e uma fisionomia. Os Espíritos Puros já não possuem mais o corpo perispiritual, são apenas Espírito propriamente dito, uma chama ou centelha. Existem no plano mental onde não há mais a matéria nem a antimatéria; onde não há mais tempo nem espaço. Podem todos estar ocupando um mesmo lugar do espaço físico, em nosso modo de entender, sem que para eles haja qualquer interferência. Podem se deslocar para o passado e para o futuro, podem se deslocar por grande distância (distância como a compreendemos ) instantaneamente, e podem estar em mais de um lugar simultaneamente.
Comunicam-se por idéias de forma muito rápida, abrangendo de uma só vez uma grande quantidade de conceitos. Não há segredos entre eles pois podem ouvir todos os pensamentos entre si, como também os de outros espíritos mais abaixo na hierarquia espiritual.
Continuando na pergunta 113:

• " Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham sujeitos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a de ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupação gratíssima. São designados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins."

Os Espíritos Puros não mais encarnam na Terra, nem mesmo em missão, ficando estas para os Espíritos que lhes vem diretamente abaixo na escala, os Espíritos Superiores, conforme questão 111 do Livro dos Espíritos:

• "Quando, excepcionalmente, encarnam na Terra (os Espíritos Superiores), é para cumprir missão de progresso e então nos oferecem o tipo da perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo."

Por esta razão alguns espíritas opinam que Jesus ao reencarnar estava ainda na condição de Espírito Superior, só alcançando a condição de Espírito Puro após a crucificação. Outros admitem a possibilidade de que Jesus já era um Espírito Puro quando da formação de nosso mundo, tendo dela participado. Não cremos que caiba aqui uma discussão em torno do assunto, mesmo porque os textos Espíritas não são textos de Matemática onde dois mais dois são sempre igual a quatro, e tudo que dissermos será na base do "achômetro". Sua vinda poderia ter sido excepcional, e teria exigido uma grande preparação para permitir Sua encarnação como Espírito Puro em um corpo material. Difícil, mas não impossível para um Espírito dessa hierarquia e negá-lo seria limitá-los: quanto mais alto na escala espírita maiores são os seus poderes e dizer que não precisam mais reencarnar não quer dizer que isso seja impossível para eles.
A resposta final ninguém ainda a possui, mas com certeza ainda temos muito que aprender para subir um pouquinho acima da posição inferior em que atualmente permanecemos e nossas preocupações devem se concentrar principalmente em vencermos nosso combate pessoal contra nossos vícios seculares .
Finalmente a pergunta 113 conclui, dizendo:

• "Podem os homens por-se em comunicação com eles, mas extremamente presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens."

Esta a verdadeira Caridade, de Espíritos tão acima de nós procurando nos ajudar, constituindo para nós um aceno de esperança de que podemos ainda aspirar chegar um dia à perfeição.

Fonte: Site Universo Dual - Paulo A.Ferreira
O livro dos Espiritos

Nenhum comentário: