segunda-feira, 26 de julho de 2010

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

O estudo da doutrina espírita nos mostra que ela representa uma reformulação total do conhecimento humano. Mas as implicações religiosas da doutrina – embora Kardec jamais a tivesse apresentado como religião, e sim como ciência, – moveram as forças estacionárias das religiões contra Kardec e a doutrina, tentando sufocá-los e eliminá-los da realidade cultural do planeta.


Léon Denis, discípulo e continuador de Kardec, percorreu toda a Europa, em meados e fins do século passado, pronunciando conferências sobre o Espiritismo, na esperança de superar as barreiras levantadas pelas religiões e pelas ciências contra a doutrina. Uma das suas principais conferências, que abalaram a Europa, intitulava-se A Missão do Século XX.  Denis previa o avanço das pesquisas espíritas nos meios científicos e culturais em geral, anunciando o reconhecimento científico do Espiritismo pelas ciências.


A Ciência Espírita apresenta-se hoje como a pedra enjeitada da parábola evangélica, que teve de ser colocada como a pedra angular da cultura do nosso tempo. Sua abertura generosa, jamais se fechando em dogmas e sistemas fechados, é um desafio constante ao mundo convencional da cultura que tenta desprezá-la e não consegue libertar-se dos rumos teóricos e metodológicos por ela traçados, sem outra imposição de sua realidade do que a própria realidade dos fatos em que se fundamenta.


Cassirer, filósofo alemão contemporâneo,condenou os sistemas, considerando-os como leito de Procusto*, em que os fatos empíricos das pesquisas têm de adaptar-se, deformados, a uma sistemática prévia.


Ao elaborar a Ciência Espírita, Kardec, muito antes dessa opinião do filósofo, declarou que o Espiritismo oferecia, ao mesmo tempo, uma filosofia e uma ciência livres dos prejuízos do espírito de sistema. A palavra grega dogma equivale apenas a opinião, mas as religiões lhe deram o sentido de veredicto intocável.


Kardec se refere ao dogma da reencarnação, mas não com o sentido religioso, esclarecendo que não se trata de dogma de fé, mas de razão. Todos os princípios da doutrina estão sujeitos à crítica e à reformulação, desde que uma prova científica, prova comprovada, seja reconhecida como tal pelo consenso universal dos sábios.


"Sua força está na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso". 
Kardec (O livro dos Espíritos - cap.VI -Conclusão.)


 * Procusto: um ser mitológico que aprisionava pessoas perdidas e submetia a suplícios, deitava-as em uma cama, e as adaptava a elas, se a pessoa fosse maior do que a cama, ele as serrava, até que ficassem exatamente do tamanho, se eram menores ele as esticava.


Evolução Espiritual do Homem
J.Herculano Pires

Nenhum comentário: