sexta-feira, 14 de maio de 2010

Doutrina Libertadora.

Depois de longo período triste da Idade Média, em que era proibido pensar, e mais do que isso,externar o que não fosse ao agrado da Igreja. Então,novas luzes se acenderam para a humanidade, nos séculos XVIII e XIX, brilhando a filosofia e expandindo-se a ciência com base em deduções lógicas e sustentação em princípios científicos.

Filosofia, trabalhando com o pensamento e as idéias;
Ciência,trabalhando com a experimentação e a prova;
Religião,desta, extraindo, basicamente, os ensinamentos morais e a fé raciocinada.

A Doutrina dissecou as leis de ação e reação, demonstrou que não há efeito sem causa e fez ver a todos como se processam as relações entre o mundo visível e o mundo invisível.
Os chamados "fenômenos espíritas" deixaram de ser objeto de curiosidade, temor ou gracejo, passando a ser estudados com seriedade e respondendo a todas as questões do ser humano.
A Doutrina dos Espíritos fez cair por terra os dogmas seculares que têm atrasado a caminhada da humanidade em busca da verdade, da luz, do esclarecimento.
É claro,que é necessário estudo ou, no mínimo, vontade de aprender, pois todos somos capazes de assimilar a nossa condição de espíritos imortais, no campo de provas e expiações que é o planeta Terra.
Nós nascendo e renascendo, ora como homem, ora como mulher; ora como negro, ora como branco ou como amarelo; ora como rico, ora como pobre; ora com saúde perfeita, ora com deficiências, até que, pelas inúmeras vidas físicas, possamos aperfeiçoar-nos e fazer do amor ao semelhante a lei básica do progresso espiritual.
Por tudo isso e por muito mais, o Espiritismo como Doutrina do pensar, mostra ao ser humano quem ele é, de onde vem e para onde vai, e qual é a sua tarefa em cada existência na Terra.
Allan Kardec que teve a missão de registrar os ensinamentos dos Espíritos e legar à humanidade o conhecimento dos dois planos da vida:

Físico, passageiro e de aprendizado,
Espiritual, eterno e libertador.

Nós que já entramos em contato com essa imensa fonte geradora de conhecimento,e já obtivemos de volta a liberdade de pensar, temos como dever levar ao seres menos esclarecidos; que esperam somente o apontamento de um novo caminho, para que possam seguir livremente, e buscar por si mesmo, o auto-aperfeiçoamento.

Bibliografia:
Biblioteca Virtual Espírita
baseado no texto de Bismael B. Moraes

Nenhum comentário: