quarta-feira, 10 de março de 2010

PRECONCEITO


“Época triste é a nossa em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo.”

Albert Einstein



Preconceito é um conceito formado apressadamente, emitido sem conhecimento de causa. Quem se apressa em emitir opiniões, sem conhecer as circunstâncias do caso e das pessoas, geralmente dá palpite errado.
Meu irmão, será que nós também não estamos emitindo julgamentos sem ter conhecimento dos fatos sobre os quais estamos opinando?
Ver sem julgar, eis uma tarefa que poucos conseguem fazer. Porque julgando sem conhecer, nós estamos desconsiderando detalhes importantes do fato em observação, razão pela qual nossa opinião nunca refletirá a verdade do que ocorreu.
Além disso, acho também que nós vemos apenas o que queremos ver, ou entender. A mesma cena vista por duas pessoas frequentemente enseja opiniões diversas. Vejam por exemplo: uma pessoa com hábito da crítica, sempre encontrará algum defeito para apontar, por mais imperceptível que aquele defeito pareça aos olhos de outrem. É como ela vê a vida. O preconceito julga muito as pessoas pelas aparências. Se estão bem vestidas, bem apresentadas, acha que são boas. Mas se a roupa não lhe agradou certamente não lhe dará a mesma confiança. O preconceito pode ainda apresentar várias facetas: racial, religiosa, social, sexual, etc.
Ora, quanta ilusão! Estamos tachando as pessoas, rotulando suas idéia e concepções, sem jamais conhecê-las.
Como posso afirmar que alguém não é bom só porque não professa a mesma religião que a minha?
O preconceito é pura arrogância, ainda mais se analisarmos a questão pelo prisma da imortalidade da alma. Hoje estamos reencarnados numa determinada classe social, mas amanhã poderemos estar reencarnados em outra. Hoje estamos reencarnados num corpo masculino, mas amanhã poderemos estar num corpo feminino. Devemos pensar nisso! Amanhã provavelmente estaremos reencarnados entre aqueles pertencentes ao grupo que hostilizamos. Nós apenas somos diferentes uns dos outros, mas a nossa essência é a mesma: filhos de Deus, herdeiros do universo, espíritos imortais.
Só realmente é livre, quem estiver liberto das algemas do preconceito. Devemos nos livrar delas para viver mais feliz, porque Deus ama a todos os seus filhos igualmente.

livro:
Sem medo de ser feliz.
José Carlos de Lucca

2 comentários:

Oscar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oscar disse...

Neste plano amiga, somos imperfeitos e cheios de defeitos, principalmente quando se trata de preconceito; que muitas das vezes gera uma malidicença. Como cobrar dos outros, concordo plenamente. "SÓ SERÁ REALMENTE LIVRE, AQUELES QUE CONSEGUIREM SE LIBERTAR DAS ALGEMAS DO PRECONCEITO"