sábado, 6 de março de 2010

COMO E ONDE VIVEM OS ESPÍRITOS?


A doutrina Espírita esclarece que nós reencarnamos várias vezes, na Terra e outros mundos, para atender ás necessidades de aprendizado e evolução. Enquanto estamos aqui, sabemos como vivemos, mas e quando estamos fora do corpo?

O intervalo entre as encarnações é variável para cada espírito, desde poucos anos a muitos séculos. Raros os casos em que a reencarnação seja quase imediata, mas pode haver.

Mas então onde ficamos, o que fazemos?

É chamado de Erraticidade, a situação do Espírito, quando não esta encarnado.

Quando o espírito desencarna, várias situações podem lhe ocorrer. Dependendo de sua ignorância completa sobre o estilo de vida que o aguardava e de seu pouco adiantamento moral, simplesmente permaneça imantado à crosta terrestre, fixado aos objetos que lhe eram caros ou constituíam seu foco de interesses, como o próprio lar ou, pior, nas proximidades do local em que seu corpo físico experimenta o natural processo de desintegração. Ou perambula pelas ruas, bares e prostíbulos e mesmo locais de suas preferências pessoais. Não raro, nem se reconhece como morto, situação que pode durar alguns dias ou muitos anos até que algum tipo de socorro venha arrancá-lo deste estado de pertubação, permitindo que retorne a vida normal em ambiente mais apropriado.

E que ambiente seria este? Colônias espirituais amplamente descritas por inúmeros autores desencarnados como André luiz, atráves da psicografia de Chico Xavier(livro "Nosso Lar"). Lá a vida transcorre como a Terra, tudo é extremamente organizado, encontram-se construções como casas de moradia, hospitais, escolas, jardins e meios de transporte. As pessoas trabalham, estudam, divertem-se e repousam.

Enfim o mundo espiritual é tão real como nosso. Portanto não há motivos para nos inquietarmos com o que vamos encontrar do lado de lá. Tudo com que temos que nos preocupar é o preparo da bagagem. Vai depender o nosso bem estar nesse novo lar, ou melhor no regresso ao nosso antigo lar, o que fizermos de bom por aqui.

Seremos atraídos inexoravelmente para segmentos dessa outra dimensão, de acordo com os hábitos que cultivarmos durante o exílio na Terra. Pensamentos, emoções, palavras e atos formarão o conjunto de créditos ou débitos que determinarão o local mais justo e merecido a cada um de nós após o abandono do corpo físico.


Espiritismo uma visão Panorâmica
Wilson Czerski
ed.Clarim

Nenhum comentário: