segunda-feira, 2 de abril de 2012

EXORCISMO E ESPIRITISMO

1) O que é um demônio*?
Segundo a maioria das religiões cristãs, o demônio é um ser espiritual de natureza angélica condenado eternamente, por ter desobedecido a Deus. Os demônios são mais conhecidos como anjos “caídos” do Paraíso.

2) O que é a possessão?
Segundo a religião cristã, a possessão é o fenômeno pelo qual um espírito do mal reside em um corpo e em determinados momentos pode falar e se mover por meio desse mesmo corpo, sem que a pessoa possa evitá-lo.

3) O que é o exorcismo?
Exorcismo é o rito de ordenação ao demônio para que saia do corpo de um homem possuído. A essência do exorcismo é a conjuração, ou seja, a ordem dada ao demônio em nome de Jesus a deixar o corpo.

4) Cristo praticou o exorcismo?
Conhecido já entre os judeus, o exorcismo foi praticado por Cristo, que por sua vez, conferiu aos apóstolos o poder de expulsar os demônios.

5) Quais os dois tipos de exorcismos?
Os teólogos distinguem entre “exorcismos ordinários” e “exorcismos extraordinários”. Os primeiros fazem parte da liturgia, no batismo solene, consistindo em oração e cerimônias simbólicas. Os exorcismos extraordinários têm por fim a libertação de um possesso.

6) Como a possessão é vista do ângulo espírita?
Para o Espiritismo, possessão é sinônimo de subjugação, ou seja, o Espírito comunicante toma por assim dizer o corpo do médium, sem que o seu dono o abandone. Ela é sempre temporária e intermitente, porque um Espírito desencarnado não pode tomar definitivamente o lugar de um encarnado. Pode-se dizer que a possessão designa os casos mais graves de obsessão.

7) Ladainhas e frases prontas têm algum poder sobre o demônio?
A prece sempre auxilia, mas não resolve o problema. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1860, diz-nos que não há “nem palavras sacramentais, nem formas cabalísticas, nem exorcismos que tenham a menor influência; quanto mais são maus, mais se riem do terror que inspiram, e da importância que se dá à sua presença; divertem-se em se ouvir chamar diabos e demônios, por isso se dão seriamente os nomes de Asmodée, Astaroth, Lúcifer e outras qualificações infernais aumentando as malícias, ao passo que se retiram quando veem que perdem seu tempo com pessoas que não são seus patetas, e que se limitam a chamar, sobre eles, a misericórdia divina”.

8) Se o exorcismo não funciona, como tratar a possessão?
A maioria dos Centros Espíritas dispõem de trabalhos de desobsessão, em que os Espíritos do mau são doutrinados, para possam mudar de caminho, ou seja, passarem a praticar o bem.

9) Na desobsessão, quais cuidados que devemos ter?
a) obsedado e obsessor comungam um mesmo estado de alma, dificultando a identificação da verdadeira vítima, principalmente com a visão circunscrita ao corpo terrestre; 
b) existem processos laboriosos de resgate, em que, depois de afastados os elementos da perturbação e da sombra, perseveram as situações expiatórias; 
c) diante do obsedado, fixam apenas um imperativo imediato, afastamento do obsessor, mas, como rebentar, de um instante para outro, algemas seculares forjadas nos compromissos recíprocos da vida em comum? 
* visão espírita: espíritos ignorantes que ainda se compraz em fazer o mal, mas que um dia também serão bons.




Sérgio Biagi Gregório
Bibliografia consultada
FORTEA, José Antonio. Summa Daemoniaca: Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas. São Paulo: Palavra & Prece, 2010.
KARDEC, Allan. Revista Espírita de 1860.
XAVIER, F. C. Missionários da Luz, pelo Espírito André Luiz. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1970.
28/2/2011.

Nenhum comentário: