sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VOCÊ SABE DO QUE É FORMADO O PERISPÍRITO?

Todos os corpos que revestem o Espírito têm origem no mesmo elemento primitivo, isto é, no Fluido Cósmico Universal; todos são matéria, apenas em estados diferentes.
Kardec resumiu o assunto deforma a facilitar a compreensão, preferiu a denominação de perispírito para englobar tudo aquilo que reveste a essência espiritual, ou seja, que se encontra interposto entre o espírito e o campo físico.
Allan Kardec englobou todos os corpos espirituais e criou a denominação de perispírito. "Portanto, o perispírito, é uma nomeclatura utilizada por Allan Kardec e representa todos os corpos espirituais que envolvem o Espírito.
Em síntese o nosso espírito está envolto em muitos corpos que se subdividem de acordo com as várias dimensões em que atuamos.As obras complementares, sobre tudo as da autoria de André Luiz, trouxeram mais iluminação acerca da especificação dos invólucros dos Espíritos.

O que é Descenso Energético ?
Se a potente energia que é criada pelo espírito chegasse diretamente aos corpos mais densos certamente iria desintegrá-los, por isso o espírito para atuar em dimensões mais densas se reveste de corpos que diminuem a sua potência energética.
Da mesma forma que a potência da energia que sai de uma hidroelétrica sofre um descenso energético para ascender uma lâmpada sem explodi-la, a energia vinda do espírito também sofre uma adaptação energética para poder agir nas diversas dimensões sem danificar os corpos que irá utilizar.

Espírito - Sede da memória e da sensibilidade
É comum encontrarmos alguns autores espíritas que confundem alguns atributos do Espírito como sendo dos corpos espirituais. A sede da memória é um deles.
Segundo Kardec, o Espírito é quem possui a sede da memória, pois ele é o ser inteligente, pensante e eterno. Sem o Espírito, os corpos espirituais são matéria inerte privada de vida e sensações.
A mesma coisa se dá quando nos referimos à sede da sensibilidade. É o Espírito quem ama, sofre, pensa, é feliz, triste, ou seja, é nele que residem todas essas sensações ou faculdades.
Os corpos espirituais somatizam e transmitem todas essas sensações e acumulam as energias oriundas dos pensamentos, sentimentos, emoções, etc.
Portanto os corpos espirituais, são instrumento a serviço do Espírito.
Como sabemos, ao pensar criamos a energia mental.
Os sentimentos e as emoções também criam energias específicas, toda energia é matéria e por serem matéria ficam retidas nos corpos espirituais.
Em resumo, os corpos espirituais são matéria, não pensam nem tem memória. Isso são atributos do Espírito.

Papel fundamental da doutrina espírita ?
Fazer o ensinamento divino chegar ao povo de forma clara e objetiva; despertar o povo da ignorância espiritual e moral.

Nenhum comentário: