segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A DIFUSÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

“Difundir a Doutrina Espírita, através do seu estudo, da sua divulgação e da sua prática, colocando-a ao alcance e a serviço de todas as pessoas, indistintamente, independentemente de sua condição social, cultural, econômica ou faixa etária”, cumprindo, assim, a missão do Movimento Espírita, que é “instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade”. 

Há o respaldo do entendimento de Erasto, em “Missão dos Espíritas”: Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé.
Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!
Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas,atenção! entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade.

A orientação ao Centro Espírita contempla algumas recomendações específicas que podem ser adotadas para o desenvolvimento das atividades de divulgação aplicáveis às várias frentes de trabalho dos centros espíritas.
Mas, são indispensáveis algumas atenções especiais, enfeixadas no capítulo “Atendimento Espiritual no Centro Espírita”, para o adequado acolhimento e esclarecimento das pessoas que procuram as instituições em busca de consolo e de esclarecimentos, ou seja, de respostas para suas dúvidas e ansiedades com fundamento nas obras da Codificação Espírita e, no caso, nas obras psicográficas de Francisco Cândido Xavier que trazem subsídios importantes e doutrinariamente coerentes.

A propósito,Emmanuel comenta as várias formas de atendimento e de difusão do Espiritismo, encerrando com a frase:
[...] estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade.

REVISTA REFORMADOR MAIO/2010
ANTONIO CESAR PERRI DE CARVALHO

Nenhum comentário: