sexta-feira, 1 de julho de 2011

DIREITO, MORAL, RELIGIÃO E ÉTICA

"Direito é a ordenação bilateral atributiva da conduta humana na medida do bem comum". (Prof. Miguel Reale).

Um dos maiores problemas do ser humano é o convívio com o seu semelhante, cada cabeça uma sentença, principalmente a nossa que está sempre certa.

O Direito procura coordenar o relacionamento humano por meio de leis.

Religião (Religare, do latim) nos liga com nossa origem, com o Criador, com o Paraíso ou com aqueles que vieram do Céu e povoaram a Terra.

Moral é o conjunto de normas de comportamento ditadas normalmente pela religião.

Ética é a filosofia que procura pautar harmonicamente o comportamento humano.


O Direito dita as leis que são codificadas; muitas vezes o direito é influenciado pela religião, seguindo-a ou também contrariando-a; a lei brasileira permite o divórcio, a Igreja Católica, não.


A Moral e o Direito nem sempre concordam.
No Brasil a poligamia é proibida pela lei e pelas nossas religiões; nos países muçulmanos ela é legal e moral.

Bertrand Russell (filósofo britânico), escreveu um livro com mais de 600 páginas sobre os relacionamentos humanos. Cristo sintetizou-os numa frase: amai-vos uns aos outros e a Deus sobre todas as coisas.


Religião, Moral e Direito são portanto normas comportamentais que variam conforme os países.


Perguntamos então:
No que a raça humana evoluiu até agora?
Por que a quantidade de leis, normas e regulamentos não impediu a fabricação de armamentos poderosos de eficácia planetária, um terceiro mundo tão desamparado?
Onde está o "amai-vos uns aos outros"?


A Terra é uma escola e nós como alunos temos que estudar nossa matéria, cumprindo nosso currículo escolar e passarmos de ano (cada ano seria simbolicamente uma vida); ou passamos ou ficamos na dependência de algumas matérias, reencarnamos para superá-las quantas vezes for necessário.

Convivência e relacionamento são as matérias, relacionamento com os pais, com os amigos, no trabalho, na sociedade, com os animais, os vegetais e até com os minerais.

A regra maior é o Amor Universal, devemos procurar não atacar o que não impede que também não nos defendamos; muitas vezes uma atitude passiva é uma defesa.


IPP.org

Nenhum comentário: