segunda-feira, 18 de abril de 2011

O DIABO EXISTE ?

Se pedirmos a alguém que nos desenhe o Diabo, não será o Leviatã ou a serpente do Éden que teremos, por certo. É mais provável que nos apareça um homem de aspecto muito sinistro, com cornos, pés de cabra, uma cauda, um misto de bode e ser humano! De onde terá vindo esta configuração?

O deus grego Pã (chamado Lupércio na Roma Antiga) é um sério candidato a inspirador da figura do Diabo, como podemos ver:

Mas não terá sido o aspecto o principal determinante para a assimilação de Pã/Lupércio à figura do Diabo cristão. Esta divindade pagã era um símbolo do desejo sexual e da reprodução, que as religiões cristãs ainda hoje encaram com sérias reservas.

O Paganismo dos Gregos e dos Romanos conviveu com os primeiros séculos de Cristianismo, e se os símbolos da crença oposta foram sistematicamente demonizados, este Pã vinha a calhar...


Muito mais se poderia dizer acerca da construção desta imagem do Diabo. A primitiva Igreja Cristã tê-la-á dado por acabada sensivelmente aquando da queda do Império Romano, em 476 d.C.. O Diabo cristão foi definitivamente uma construção pós-bíblica.
O deus grego dos infernos, Hades, guardião do Tártaro, destino das almas dos homens maus, foi substituído pelo Diabo nas suas funções. Além de mais feroz, o Diabo dos cristãos recolheu características de diversos deuses pagãos, como vimos.
O tridente de Neptuno, por exemplo, é indissociável de um Diabo que se preze...

A figura do Diabo não aparece NUNCA na Bíblia, nem no Antigo nem no Novo Testamento.

- "Demónio" vem do Grego "daimon" e designa Espírito. Por isso, quando Jesus expulsava "demónios", estava simplesmente a afastar maus Espíritos, e não "demónios", seres eternamente devotados ao Mal.

- A palavra "Satan" designava, nos tempos bíblicos, qualquer tipo de "opositor", de "contrariador". Era usada como uma injúria.

- Não existe nenhuma referência bíblica ao Inferno, ou à "queda de anjos" entretanto tornados diabos para atormentarem a Humanidade.

- Não faz sentido que Deus, sendo Único e Onipotente, Infinitamente Justo e Bom, tenha qualquer rival! A ideia de "deuses bons" e "deuses maus", que se guerreiam, vem das fases mais antigas da Humanidade, e está na origem na crença no Diabo.

- As religiões, sobretudo durante a Idade Média, inventaram a figura do Diabo para impor medo às pessoas e as afastar das práticas pagãs (politeístas). Hoje em dia, a crença no Diabo e no Inferno, chocam o bom-senso, produzem mais descrentes do que crentes.

- Os exorcismos são um comércio lamentável, que explora a ignorância das pessoas, mantidas no analfabetismo espiritual, e à mercê de todo o tipo de charlatães que as sujeitam a rituais traumatizantes e absurdos.

Blog de espiritismo

Nenhum comentário: