sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

POVOAMENTO DA TERRA

"A especie humana não começou por um único homem. Aquele a quem chamamos de Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra."

Então como explicar Adão e o paraíso, a luz da Doutrina Espírita ?
A época análisada pela estimativa biblíca do surgimento de  Adão, seria por cerca de 4000 antes do Cristo.
Adão representaria todo um conjunto de espíritos exilados de Capela, que ao virem para a Terra, se julgaram expulsos do "paraíso".
De acordo com o ensino dos Espíritos, foi a humanidade composta de uma multidão de proscritos de outro mundo em transição que deu origem a raça simbolizada na pessoa de Adão e, por essa razão mesma, chamada raça adâmica e que já encontrou a Terra povoada pelos seus primitivos habitantes, desde tempos imemoriais. (Allan Kardec, A Genese, cap. XII, itm 38)
A questão do Paraíso, fica compreensível fazendo uma anologia:
Imaginemos que hoje, com as possibilidades que temos (água encanada, luz elétrica, forno de microondas, computadores, automóveis, etc...) fossemos constrangidos a viver em mundos sem nada disto, lembrando a pré- história...com certeza, em nosso inconsciente estariamos recordando de uma forma de felicidade, inalcançável momentaneamente.


2 - Como se explica a diversidade de raças dos seres humanos?
A diversidade das raças encontradas na Terra é uma das provas mais robustas contra a teoria de que a espécie humana se tenha originado de um único casal, Adão e Eva.
Diferenças fisicas e morais as distinguem umas das outras. Essas diferenças tem causas diversas, como o clima, a vida e os costumes. Por outro lado, o homem surgiu em vários pontos do globo, como o diz a Revelaçao Espírita, com a concordância da Ciência.
Dá-se aí também, o que acontece com dois filhos de uma mesma mãe que educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto a moral.

3 - Tendo em vista a diversidade de racas humanas podemos considerar a humanidade como sendo todos irmãos ?
Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, os homens não podem deixar de se considerarem irmãos, porque todos são irmãos em Deus, porque são animados pelo Espírito e tendem para o mesmo fim, embora o "meio" desse caminho evolutivo fique por nossa conta...


O LIVRO DOS ESPÍRITOS- Allan Kardec.
Da Criação. Parte Primeira, Capitulo III, perguntas 50 a 54.
CVDEE

Nenhum comentário: