segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ESPÍRITAS QUE ENSINAM ERRADO.

No meio espírita como em qualquer meio do conhecimento humano, quase sempre predomina a preguiça intelectual. As pessoas apenas gravam informações e as reproduzem sem senso crítico, contrariando Allan Kardec e seus mentores espirituais que queriam e querem uma Doutrina racional, lógica.

Conceitos simples são transmitidos de forma errada nos cursos e palestras a que tenho assistido, e muitas vezes provocam questionamentos que são respondidos de forma “velha”, equivocada, mostrando ainda um Deus vingativo como se o tempo não tivesse passado. Vejamos alguns conceitos:


1- CARMA - Significa ação, ou melhor, o resultado de ações. Se negativas, o resultado é desagradável. Se positivas, o resultado é agradável. Assim, um corpo doente é carma, mas um corpo saudável também o é. Pobreza é carma, mas riqueza, também. Feiúra é carma e beleza, idem.

Como é ensinado por alguns espíritas: somente o aspecto negativo. Desconhecem que o aspecto positivo também é carma. André Luiz analisou muito bem este conceito na obra "Ação e Reação”.


2- EVOLUÇÃO - É o desenvolvimento da alma em bondade e sabedoria, que Emmanuel chama de “as duas asas”. Ensina-nos Allan Kardec que virtude conquistada não se perde, por isso, o Espírito estaciona, mas não retrocede. Mas a alma não piora? Piora e retrocede, sim, mas não no sentido que Kardec quis dizer. Para evitar confusão é que se usa a palavra queda. Assim, o Espírito poderá recuar em seu progresso. Um exemplo: uma pessoa que hoje é de bem, por um ato de revolta poderá ter uma conduta diabólica amanhã e, pela repetição, tornar-se um mau caráter. Mas para Kardec, continuará com suas virtudes, embora isolado delas. Para ele, retrocesso seria perder virtude conquistada.

Como é ensinado por alguns espíritas: o Espírito estaciona, mas não retroage. Desconhecem ou não entendem o outro conceito de recuo e que não foi dito por Kardec. Bastaria uma simples pergunta: e os demônios nasceram demônios?


3- REFORMA ÍNTIMA - É a transformação de sentimentos negativos em positivos que se dá por um novo entendimento, a partir do estudo, do trabalho, da reflexão e acima de tudo por uma visão interessada e inteligente. É prazerosa. Melhor seria o termo "crescimento" que na sua gênese é positivo. A mente aceita com mais facilidade do que a expressão “reforma”.

Como é ensinado por alguns espíritas: é uma forma de repressão. Usa-se e cobra-se o “orai e vigiai” e censura-se a quem manifesta efusivamente seus sentimentos. Até mesmo o ato de se aplaudir um palestrante, por exemplo, é censurado. Alegam que essa atitude pode despertar a vaidade do conferencista. Como a repressão tem limites, muita gente abandona a Doutrina por sentir-se sufocada com tantas proibições.


4- TERRA, MUNDO DE REGENERAÇÃO. O mal continuará a existir por muito tempo, mas diminuirá gradativamente. Nessa nova etapa, ao contrário de hoje, quando o Mal predomina, o Bem é que reinará.

Como é ensinado por alguns espíritas: como num passe de mágica a Terra transformar-se-á num paraíso e todos serão pessoas de bem.


5- COLÔNIAS ESPIRITUAIS - São cidades etéreas onde moram Espíritos que foram pessoas de bem na Terra e outros que, mesmo tendo sido maus, se modificaram para melhor, muito embora os maus caracteres ainda dormitem em muitos dos seus moradores, sem que, todavia, ali, o Mal predomine. No livro “Nosso Lar”, vemos a revolta que houve naquela Estância Espiritual, quando os seguranças tiverem que prender muitos espíritos rebeldes e reativar calabouços para contê-los. Quanto mais elevados moralmente, melhores são as colônias e seus habitantes.

Como é ensinado por alguns espíritas: retratam-nas como o céu dos católicos.


6- DEFICIÊNCIAS – São os erros cometidos pelo Espírito ou pedido de provas pelo próprio Espírito. No livro “Missionários da Luz”, temos o caso da moça que pede para nascer com o pé deformado.

Como é ensinado por alguns espíritas: tudo é tão-somente conseqüência dos erros cometidos pelo Espírito.


7- SENTIDO DA VIDA – É a evolução da alma que se dá pela educação e pela ação. Inclui-se aqui a expiação e a reparação de faltas, e o desenvolvimento de projetos de interesse da Humanidade. Incontáveis vezes, a encarnação/reencarnação de determinados Espíritos é uma preciosa dádiva de Deus para a coletividade onde viverá o reencarnante, na forma de ensinamentos praticados ou na descoberta de tecnologias úteis pelo Espírito reencarnado.

Como é ensinado por alguns espíritas: viemos à Terra tão-somente para resgatar dívidas. No entanto, basta uma pergunta para fazer desmoronar tal assertiva: e na primeira encarnação, o que estaríamos pagando?


8- REENCARNAÇÃO - Necessidade transitória da alma com o sublime objetivo de evoluir em bondade e sabedoria, após o quê se libertará dessa “roda”, como ensinam os orientais.

Como é ensinado por alguns espíritas: que o ser reencarna indefinidamente.


José Castro Matos é professor e conferencista em Brasília - DF – Brasil (*)
Portal Panorama

Nenhum comentário: